Vloggers por um Dia: Diversas Faces da Comunicação

Desenvolvida por: Pompil… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e Mídias Digitais

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a criar vlogs curtos em grupos, abordando temas variados, com a liberdade de escolher o tema ou sorteá-lo. O objetivo central do trabalho é explorar as diferentes funções da linguagem (referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética), com cada segmento do vlog destacando uma dessas funções. Após a fase de planejamento e execução, incluindo a gravação e edição do vlog, os produtos finais serão apresentados para a turma. Esta apresentação servirá como ponto de partida para uma discussão rica sobre a aplicação e percepção das funções da linguagem nos vlogs. A atividade prevê um engajamento ativo dos estudantes, colocando-os na posição de criadores de conteúdo, enquanto promove um profundo entendimento prático sobre a dinâmica da linguagem em contextos e mídias digitais, potencializando a percepção da linguagem não apenas como um sistema de regras, mas como um instrumento de expressão, interação e criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade incide sobre a capacitação dos alunos para entender e aplicar as diferentes funções da linguagem no contexto da criação de vlogs, uma mídia digital contemporânea e relevante. Visa-se promover a compreensão crítica e o uso eficaz da comunicação verbal, estimulando a percepção de como diferentes intenções comunicativas são construídas e recebidas em diversos formatos de mídia. Além disso, pretende-se desenvolver habilidades de edição de vídeo, trabalho em equipe e planejamento, fundamentais para a realização do projeto. A abordagem ativa solicita dos estudantes iniciativa, criatividade e engajamento crítico, facilitando a aprendizagem significativa e a construção de conhecimento de forma colaborativa.

  • Compreender as distintas funções da linguagem e sua aplicabilidade em contextos midiáticos variados.
  • Desenvolver habilidades de criação de conteúdo digital, com ênfase em planejamento, gravação e edição de vídeos.
  • Estimular a criatividade e a expressão individual dos alunos, promovendo a liberdade de escolha de temas e de apresentação.
  • Fomentar habilidades de trabalho em equipe, comunicação eficaz e gerenciamento de tempo.
  • Promover um debate crítico sobre o uso da linguagem em mídias digitais, ampliando a capacidade analítica dos alunos.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade engloba um estudo aplicado das funções da linguagem, visando aprofundar a compreensão dos estudantes sobre como essas funções permeiam a comunicação cotidiana, especialmente em mídias digitais. Além disso, foca no desenvolvimento de competências midiáticas, como planejamento, produção e análise crítica de conteúdo digital, com ênfase na criação e edição de vlogs. Ao integrar teoria e prática, a atividade promove uma aprendizagem holística, preparando os alunos para uma participação mais ativa e consciente no mundo digital.

  • Funções da linguagem: definição, características e aplicações.
  • Produção de conteúdo digital: etapas de criação de um vlog.
  • Edição de vídeo: técnicas básicas e ferramentas.
  • Análise crítica de mídias digitais: como interpretar e avaliar conteúdos digitais.
  • Comunicação eficaz e trabalho em equipe.

Metodologia

Nesta abordagem ativa, os alunos serão incentivados a adotar um papel central na construção de seu conhecimento. Inicialmente, haverá uma breve explanação sobre as funções da linguagem e a importância da mídia digital nos dias atuais. Seguidamente, os estudantes serão agrupados para discutir, planejar e executar a produção dos vlogs. Durante as etapas de produção, os alunos terão a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, finalizando com a edição de seus vídeos. Após a apresentação dos vlogs para a turma, será realizada uma discussão guiada para explorar as percepções e aprendizados advindos da atividade.

  • Explanação teórica sobre as funções da linguagem.
  • Formação de grupos e escolha ou sorteio dos temas dos vlogs.
  • Planejamento, produção e edição dos vlogs pelos grupos.
  • Apresentação dos vlogs para a turma e discussão guiada sobre as funções da linguagem percebidas.
  • Reflexão coletiva sobre o processo de criação e a importância da linguagem em mídias digitais.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, serão abordados os conceitos teóricos e realizada a formação de grupos. Na segunda aula, os grupos apresentarão seus vlogs e participarão da discussão concluindo com a análise das funções da linguagem aplicadas.

  • Aula 1: Introdução às funções da linguagem e planejamento da produção dos vlogs.
  • Aula 2: Apresentação dos vlogs e discussão sobre as diferentes funções da linguagem.

Avaliação

A avaliação se concentrará na capacidade dos alunos de aplicar as diferentes funções da linguagem na criação dos vlogs, além de avaliar aspectos como criatividade, coerência temática, qualidade técnica da edição de vídeo e habilidade de trabalhar em equipe. Cada grupo receberá feedback sobre estes critérios, visando reconhecer as competências desenvolvidas e áreas para melhoria. A participação individual durante as discussões também será considerada, valorizando as contribuições críticas e reflexivas sobre o trabalho realizado e sobre as funções da linguagem observadas nos vlogs dos colegas. Exemplos de bom uso das funções da linguagem, criatividade na apresentação e eficácia na comunicação serão pontos de destaque para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a computadores ou dispositivos móveis com câmera, software de edição de vídeo (podem ser utilizadas ferramentas gratuitas disponíveis na internet), além de acesso à internet para pesquisa e eventual publicação dos vlogs. Materiais de apoio sobre as funções da linguagem e edição básica de vídeo também serão providenciados para auxiliar os alunos durante o processo de criação.

  • Computadores ou dispositivos móveis com câmera.
  • Software de edição de vídeo.
  • Acesso à internet.
  • Materiais de apoio sobre funções da linguagem e edição de vídeo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo