Vozes do Amanhã: Um Podcast Nossas Histórias

Desenvolvida por: Jucele… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Sociologia
Temática: Desafios contemporâneos dos jovens

Na atividade 'Vozes do Amanhã: Um Podcast Nossas Histórias', os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos para criar podcasts que abordem os principais desafios enfrentados pelos jovens na atualidade. Este projeto tem como objetivo não somente estimular o uso de um formato moderno e acessível para reflexão e expressão, como também desenvolver habilidades essenciais como pesquisa, roteirização, oratória e edição de áudio. Os grupos explorarão temas críticos como saúde mental, a pressão social e a digitalização da vida, buscando entender e discutir suas complexidades. Após uma fase de pesquisa e discussão interna, os estudantes irão roteirizar e gravar episódios de podcasts, utilizando-se das ferramentas tecnológicas disponíveis. A culminância do projeto será uma apresentação coletiva dos podcasts para a turma, promovendo um debate rico sobre as diversas perspectivas abordadas nos episódios. Esta abordagem ativa visa incentivar uma aprendizagem significativa, colaborativa e atual, conectando os alunos com a realidade à sua volta.

Objetivos de Aprendizagem

O projeto visa promover uma compreensão profunda sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelos jovens, fomentando habilidades como pensamento crítico, expressão oral e escrita, trabalho em equipe e competências digitais. Além da capacidade de pesquisa e síntese de informações, os alunos aprenderão a articular argumentos de forma coesa e coerente no formato de podcast. Este formato oferece uma ótima oportunidade para desenvolver a oratória e habilidades de edição de áudio, preparando os alunos para a comunicação eficaz nas mais diversas plataformas. Ao final, espera-se que os estudantes adquiram uma visão holística dos temas abordados, estimulando a empatia e o diálogo entre diferentes perspectivas.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações sobre temas contemporâneos.
  • Aprimorar habilidades de roteirização, oratória e edição de áudio.
  • Promover o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre questões sociais relevantes.
  • Fomentar a habilidade de comunicação eficaz em formatos digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi cuidadosamente selecionado para abranger temáticas atuais e relevantes, oferecendo aos alunos uma oportunidade de explorar questões complexas através de uma metodologia ativa e participativa. A aprendizagem baseada em projetos permite uma imersão nos temas de saúde mental, pressão social e digitalização da vida, entre outros, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Os alunos serão incentivados a investigar esses temas de forma crítica, utilizando várias fontes de informação, e a expressar suas descobertas e perspectivas através do formato de podcast.

  • Saúde mental dos jovens: causas, impactos e soluções.
  • Pressão social: expectativas, redes sociais e identidade.
  • Digitalização da vida: benefícios e desafios na era digital.
  • Roteirização e produção de podcasts: técnicas e ferramentas.
  • Debate e argumentação: construção de diálogos e discussões.

Metodologia

Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia central dessa atividade. Este método enfatiza o aprendizado ativo através da exploração de questões reais e complexas. Os alunos trabalharão em grupos para pesquisar, planejar e produzir seus próprios episódios de podcast, um processo que requer colaboração, pensamento crítico e criatividade. Diferentes técnicas e ferramentas digitais de edição de áudio serão introduzidas para apoiar a produção dos podcasts. Além disso, momentos de reflexão e discussão em classe serão fundamentais para aprofundar o entendimento dos temas abordados e fomentar um ambiente de aprendizado cooperativo.

  • Formação de grupos e escolha dos temas.
  • Pesquisa e discussão dos conteúdos.
  • Roteirização e produção dos podcasts.
  • Apresentações e debates em classe.
  • Feedback contínuo e avaliação colaborativa.

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de 5 horas, distribuídas em aulas de 240 minutos, o projeto será executado conforme segue.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos e escolha dos temas.
  • Aula 2: Pesquisa sobre os temas escolhidos e início da roteirização.
  • Aula 3: Finalização da roteirização e início da gravação dos podcasts.
  • Aula 4: Edição dos podcasts e preparação para as apresentações.
  • Aula 5: Apresentação dos podcasts, debate e feedback final.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada em critérios previamente acordados, destacando o engajamento no projeto, a qualidade da pesquisa e do conteúdo, a criatividade e originalidade do podcast, além das habilidades de oratória e edição de áudio demonstradas. A apresentação final dos podcasts também será um componente crucial da avaliação, assim como a participação ativa no debate subsequente. Será valorizado o esforço coletivo dentro dos grupos para superar desafios e alcançar os objetivos do projeto. Exemplos específicos de avaliação serão os critérios de rubrica incluindo clareza da mensagem, uso efetivo da linguagem, profundidade da análise dos temas, e habilidades técnicas na produção de áudio.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso a computadores com softwares de edição de áudio, microfones de qualidade e um ambiente tranquilo para gravação. Além do material tecnológico, será providenciado acesso a bases de dados e bibliotecas online para pesquisa. Orientações e tutoriais sobre roteirização e edição de áudio serão disponibilizados para suportar os alunos em todas as etapas de produção dos seus podcasts.

  • Computadores com softwares de edição de áudio (Audacity, GarageBand, etc.).
  • Microfones e equipamentos de gravação.
  • Acesso a bases de dados e bibliotecas online.
  • Tutoriais de roteirização e edição de áudio.
  • Espaço adequado para gravação dos podcasts.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo