A Grande Corrida dos Números

Desenvolvida por: Marcos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Estimativa e Contagem

Nesta atividade lúdica, 'A Grande Corrida dos Números', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de participar de uma estafeta educativa, onde o principal objetivo é avançar no jogo através da contagem de objetos distintos. Os objetos, que incluem botões, pedrinhas e clips, serão distribuídos em diferentes caixas, cada uma contendo quantidades variadas. Os pequenos serão desafiados a realizar estimativas da quantidade de objetos nas caixas sem contá-los um a um, recorrendo a estratégias de agrupamento por cores, tamanhos ou formas. Após a estimativa, proceder-se-á à contagem precisa dos itens para verificar a acurácia das estimativas iniciais. Tal atividade visa não somente aprimorar habilidades de estimação e contagem rápida como também introduzir os conceitos de agrupamento e categorização de maneira divertida e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade pedagógica tem o intuito de desenvolver habilidades fundamentais no âmbito da Matemática, de maneira que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental aprimorem suas competências em estimativa e contagem, utilizando métodos não convencionais como o agrupamento por cores, tamanhos ou formas. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes estejam mais aptos a realizar contagens de maneira exata ou aproximada, aplicando diferentes estratégias de agrupamento, além de construir e utilizar fatos básicos da adição em procedimentos de cálculo para resolver problemas matemáticos simples.

  • Desenvolver a habilidade de estimação e contagem rápida.
  • Introduzir conceitos de agrupamento por cores, tamanhos e formas.
  • Aprimorar a capacidade de realização de contagens exatas ou aproximadas utilizando estratégias de agrupamento.
  • Utilizar fatos básicos da adição em procedimentos de cálculo para solucionar problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA06: Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Conteúdo Programático

A atividade 'A Grande Corrida dos Números' está fundamentada no conteúdo programático de Matemática para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, concentrando-se nas habilidades de estimativa, contagem e introdução à adição. O uso de objetos concretos e a aplicação de estratégias de agrupamento visam facilitar a compreensão e aplicação destes conceitos matemáticos de forma prática e significativa, permitindo que os alunos relacionem o aprendizado em sala de aula com situações do cotidiano.

  • Estimativa de quantidades
  • Contagem exata e aproximada
  • Agrupamentos por cores, tamanhos e formas
  • Introdução a fatos básicos da adição

Metodologia

A implementação da atividade 'A Grande Corrida dos Números' será realizada através da metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', na qual os alunos estarão ativamente envolvidos na aprendizagem por meio da manipulação de objetos e participação em uma dinâmica de estafeta. Esta abordagem incentiva a colaboração entre os participantes, promovendo uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa. A construção do conhecimento ocorrerá à medida que os alunos estimam, contam e verificam suas estimativas, aplicando conceitos matemáticos de forma prática.

  • Dinâmica de estafeta
  • Estimação e verificação de quantidades
  • Agrupamento de objetos por cores, tamanhos e formas
  • Discussions in groups about the strategies used and the learning points.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'A Grande Corrida dos Números' terá uma duração total de 2 horas, divididas em uma aula de 120 minutos. Esta duração permitirá a execução de todas as fases do jogo, desde a estimação até a verificação das contagens, além de discussões em grupo sobre as estratégias utilizadas e os pontos de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e execução da estafeta (120 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade 'A Grande Corrida dos Números' será realizada observando-se a participação dos alunos durante a dinâmica, a precisão das estimativas apresentadas, a eficácia das estratégias de agrupamento empregadas e a capacidade de trabalhar em equipe. Será dada ênfase ao processo de aprendizagem e ao desenvolvimento das habilidades em estimativa, contagem e adição, mais do que à precisão final das contagens. Discussões reflexivas ao final da atividade ajudarão a consolidar o aprendizado e a autoavaliação por parte dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'A Grande Corrida dos Números', serão necessários diversos materiais e recursos, incluindo caixas com objetos pequenos variados (botões, pedrinhas, clips), marcadores de cores diferentes para as equipes, folhas de papel e lápis para registro das estimativas e contagens, além de espaço adequado para a movimentação dos alunos durante a dinâmica de estafeta.

  • Caixas com objetos pequenos (botões, pedrinhas, clips)
  • Marcadores de cores diferentes
  • Folhas de papel e lápis
  • Espaço adequado para a dinâmica de estafeta

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo