Aventura dos Números

Desenvolvida por: Alexan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Contagem e Agrupamento

A atividade 'Aventura dos Números' tem como cenário uma emocionante caça ao tesouro matemático dentro da sala de aula. Cada tesouro será representado por pequenos objetos numerados ou com quantidades distintas escondidos em diversos cantos da sala. O objetivo principal é que os alunos explorem os conceitos básicos de matemática, como contagem exata, pareamento e agrupamento, para identificar a quantidade de itens em cada tesouro encontrado. Com o auxílio de estratégias lúdicas, como mapas e pistas, os alunos serão desafiados a resolver pequenos enigmas que os levarão a descobrir os tesouros. Esta aventura, ao utilizar a Aprendizagem Baseada em Jogos, promove um ambiente interativo e colaborativo, incentivando os alunos a trabalharem juntos para solucionar problemas, estimar quantidades, e comparar conjuntos de objetos. Dessa maneira, a atividade tem como meta não apenas a prática de habilidades matemáticas específicas, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais, como trabalho em equipe, resolução de problemas e persistência.

Objetivos de Aprendizagem

Nesse contexto lúdico e envolvente, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades cruciais para o entendimento inicial de conceitos matemáticos. Através do pareamento, agrupamento e contagem exata, cada criança poderá avançar no seu próprio ritmo, compreendendo as noções de quantidade, ordem e comparação. Além disso, ao trabalhar em grupo para encontrar os tesouros, eles aprenderão sobre cooperação, escuta e comunicação eficaz, competências essenciais para qualquer aprendizado.

  • Compreender a contagem exata como ferramenta para a identificação de quantidades.
  • Reconhecer a importância do pareamento e do agrupamento na resolução de problemas matemáticos.
  • Desenvolver habilidades de estimativa para comparar quantidades de objetos de dois conjuntos.
  • Fomentar o espírito de colaboração e trabalho em equipe.
  • Praticar a resolução de problemas de forma criativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar \tem mais\
  • tem menos\" ou \"tem a mesma quantidade\.

Conteúdo Programático

A competência em matemática é construída de maneira gradual e prática, iniciando por habilidades fundamentais como contagem, pareamento e agrupamento. Ao integrar essas habilidades em uma atividade lúdica e colaborativa, os alunos são encorajados a aplicá-las em um contexto significativo, propiciando não apenas o entendimento teórico, mas também a habilidade de utilizá-las em situações cotidianas.

  • Contagem exata de objetos.
  • Estratégias de pareamento e agrupamento.
  • Estimativa e comparação de quantidades entre dois conjuntos.
  • Trabalho em equipe e cooperação.
  • Resolução criativa de problemas.

Metodologia

Esta atividade aplica a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, posicionando os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem. Por meio de uma caça ao tesouro temática, os participantes são estimulados a buscar e resolver problemas matemáticos de forma colaborativa, promovendo uma imersão completa no conteúdo. Os desafios propostos são ajustados ao nível de desenvolvimento dos alunos, garantindo aprendizado significativo e engajamento.

  • Caça ao tesouro na sala de aula.
  • Resolução de enigmas para encontrar os tesouros.
  • Atividades de contagem, pareamento e agrupamento.
  • Discussão em grupo para estimar e comparar quantidades.
  • Registro das descobertas em folhas de atividades.

Aulas e Sequências Didáticas

A ‘Aventura dos Números’ será realizada ao longo de 6 aulas de 50 minutos, distribuídas em uma semana. Inicialmente, será introduzido o conceito da atividade e depois os alunos participarão da caça ao tesouro, seguido por atividades de reflexão e consolidação do que foi aprendido.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2-4: Realização da caça ao tesouro.
  • Aula 5: Atividades de reflexão e discussão em grupo.
  • Aula 6: Consolidação do aprendizado e feedback.

Avaliação

A avaliação da 'Aventura dos Números' será processual e formativa, observando o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de colaborar e resolver problemas em grupo, além da habilidade de aplicar os conceitos matemáticos de contagem, pareamento e agrupamento de forma prática. O progresso de cada aluno será acompanhado por meio de observação direta durante as atividades e pela análise dos registros individuais e em grupo. Dessa forma, a avaliação permitirá ajustes personalizados no processo de ensino-aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Aventura dos Números', serão utilizados materiais simples e recursos didáticos, como objetos pequenos numerados, mapas da sala com as áreas onde os tesouros estarão escondidos, enigmas impressos e folhas de atividades para registro das descobertas e reflexões.

  • Objetos pequenos numerados
  • Mapas da sala de aula
  • Enigmas impressos
  • Folhas de atividades
  • Canetas e lápis

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo