O Mundo das Formas Divertidas

Desenvolvida por: Carmel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria, Sólidos Geométricos

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental explorarão formas geométricas de maneira lúdica e interativa, utilizando metodologias ativas que estimulam o aprendizado por meio de experiências práticas e colaborativas. Eles participarão de um jogo de tabuleiro que promove o reconhecimento de formas geométricas e sólidos, assistirão a um vídeo em formato de sala de aula invertida para discutir um personagem em um mundo cheio de formas, e finalmente participarão da criação de um mural colaborativo. Dessa forma, o propósito é integrar habilidades cognitivas à compreensão de sólidos geométricos e promover o desenvolvimento de competências sociais, como trabalho em equipe e respeito às diferenças.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal é que os alunos consigam identificar e relacionar sólidos geométricos a objetos do cotidiano, promovendo uma compreensão prática e contextualizada da geometria. Serão estimulados a criticar, questionar e refletir sobre formas e suas propriedades enquanto desenvolvem habilidades essenciais como cooperação, comunicação e respeito às diferenças, essenciais para o convívio em sala de aula.

  • Identificar formas geométricas básicas e relacioná-las a objetos do cotidiano.
  • Promover a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo.
  • Estimular o pensamento crítico e a consciência espacial por meio de práticas lúdicas.
  • Desenvolver habilidades motoras finas e coordenação através de atividades manuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA13: Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é direcionado para ampliar a compreensão dos alunos sobre sólidos geométricos, abordando formas espaciais e suas características. A integração de diferentes formatos de aprendizado irá proporcionar um ambiente dinâmico, onde cada aluno poderá conectar conceitos matemáticos com suas experiências diárias, permitindo uma compreensão mais profunda e completa.

  • Identificação e reconhecimento de formas geométricas espaciais.
  • Relação entre formas geométricas e objetos do cotidiano.
  • Trabalho colaborativo na construção de figuras geométricas.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais em atividades de grupo.

Metodologia

A diversidade de metodologias como aprendizagem baseada em jogos, sala de aula invertida e atividades mão-na-massa será essencial para o engajamento e o desenvolvimento cognitivo dos alunos, criando um ambiente educativo estimulante. Essas metodologias permitem que os alunos aprendam ativamente, tornem-se protagonistas do seu aprendizado e desenvolvam um entendimento intuitivo dos conceitos geométricos.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Sala de Aula Invertida
  • Atividade Mão-na-massa

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade se divide em três aulas de uma hora cada, pensadas para trabalhar gradativamente o avanço no entendimento de formas geométricas. A flexibilização no tempo permite que os alunos explorem livremente, incentivando o desenvolvimento pessoal ao passo que todos os alunos atingem juntos os objetivos pedagógicos.

  • Aula 1: Introdução às formas através de um jogo de tabuleiro interativo
  • Momento 1: Introdução e Conexão com o Cotidiano (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula conversando com os alunos sobre formas geométricas que eles veem no cotidiano, como quadrados, triângulos e círculos. Pergunte se eles conseguem identificar alguma forma em objetos da sala de aula para estimular seu interesse e atenção. Explique que eles explorarão essas formas hoje de maneira divertida.

    Momento 2: Explicação das Regras do Jogo de Tabuleiro (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente o jogo de tabuleiro interativo, destacando as regras e objetivos. Garanta que todos estejam familiarizados com as instruções e incentive perguntas para assegurar que as regras estejam claras para todos. É importante que o professor observe se houve compreensão das regras e ofereça exemplos concretos, se necessário.

    Momento 3: Jogo de Tabuleiro em Duplas (Estimativa: 30 minutos)
    Divida os alunos em duplas ou trios, de acordo com a necessidade de suporte para cada criança. Permita que joguem entre si, incentivando a colaboração e a comunicação. Durante a atividade, circule pela sala para observar a interação e oferecer ajuda, se necessário. Registre observações sobre o engajamento de cada aluno para futuras referências.

    Momento 4: Discussão e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a atividade com uma discussão coletiva sobre as formas encontradas no jogo e suas correspondências com objetos do dia a dia. Incentive os alunos a expressarem o que aprenderam e o que mais gostaram. A avaliação pode ser feita registrando as observações e percepções dos alunos durante a discussão.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista, considere oferecer um guia visual passo a passo e possibilidade de uma organização previsível e mais calma do ambiente de jogo, permitindo que sigam suas folhas e joguem em um local menos ruidoso, se preferirem. Para alunos com dificuldades motoras, adapte o movimento dos peões ou peças do jogo permitindo que usem um auxiliar (como pauzinhos de madeira ou ajudante) ou papel/cartão mais firme e espesso para manipular as peças mais facilmente. Permita que os alunos que necessitam de mais suporte trabalhem em grupo com colegas que demonstrem empatia e interesse em ajudar.

  • Aula 2: Discussão e reflexões a partir de um vídeo assistido em casa
  • Momento 1: Boas-vindas e Revisão do Vídeo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula dando boas-vindas aos alunos e perguntando o que eles acharam do vídeo assistido em casa. Incentive-os a compartilhar uma parte que acharam interessante ou que gerou dúvidas. É importante que você observe o entusiasmo ou a hesitação em responder, ajustando o tom da conversa para motivar todos a participarem. Isso servirá como uma introdução ao tema do dia.

    Momento 2: Discussão em Grupo sobre Formas Geométricas (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e forneça a eles questões direcionadoras baseadas no conteúdo do vídeo, como 'Quais formas geométricas vocês lembram?' ou 'Como essas formas aparecem em nosso dia a dia?'. Permita que explorem suas ideias livremente. Durante as discussões, circule pela sala para interagir com os grupos, e assegure-se de que todos os alunos estão envolvidos. Registre seus comentários e insights para utilizá-los no encerramento.

    Momento 3: Apresentação das Ideias pelo Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo será convidado a apresentar suas ideias e conclusões baseadas na discussão. Ofereça suporte, se necessário, para que as crianças se sintam seguras ao compartilhar. Neste momento, observe como as ideias de cada grupo evoluíram e incentive os colegas a fazerem perguntas. Use essas apresentações para avaliar o entendimento de conceitos abordados no vídeo.

    Momento 4: Reflexão Coletiva e Síntese (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma reflexão coletiva sobre os principais pontos discutidos durante as apresentações. Incentive os alunos a pensarem em como podem observar as formas geométricas em seu cotidiano daqui para frente. Faça perguntas como 'O que foi mais surpreendente para vocês?' ou 'Como podemos usar esse conhecimento nas nossas vidas?'. Avalie a participação e o nível de compreensão geral através do interesse e respostas dos alunos.

    Momento 5: Atividade Escrita de Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua uma folha com questões simples sobre o que aprenderam com o vídeo e as atividades do dia. A atividade ajudará a consolidar o conhecimento recém-adquirido e fornecerá um feedback adicional sobre a eficácia da abordagem utilizada. Recolha as folhas ao final para avaliar individualmente e planejar reforços, se necessário.

  • Aula 3: Criação colaborativa de um mural de formas geométricas com papéis coloridos
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que hoje eles irão criar um mural colaborativo com formas geométricas usando papéis coloridos. Mostre um exemplo de mural pronto ou dê uma ideia visual. Explique a importância de colaborar e como as formas geométricas podem ser divertidas e presentes no nosso dia a dia. Incentive perguntas e esclareça dúvidas.

    Momento 2: Planejamento e Divisão de Tarefas (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua as formas geométricas, garantindo que cada grupo receba uma variedade delas. Oriente para que planejem juntos como organizarão as formas no mural antes de começar a colar. Sublinhe a importância do planejamento proporcional ao espaço disponível no mural.

    Momento 3: Criação do Mural (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que os alunos comecem a recortar e colar as formas no mural de papel, encorajando a colaboração e o uso da criatividade. Circule pela sala para oferecer suporte, respondendo a dúvidas e garantindo que todos tenham a oportunidade de participar ativamente. Ofereça palavras de incentivo e sugira revisitar o planejamento caso os alunos enfrentem dificuldades. Incentive a combinação de cores e formas para um mural esteticamente agradável e instrutivo.

    Momento 4: Reflexão e Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Reserve os minutos finais para que os alunos contemplem o mural e reflitam sobre o processo. Proponha que compartilhem o que mais gostaram e o que aprenderam sobre as formas geométricas. Avalie o entendimento dos alunos sobre o conteúdo de geometria pela variedade de formas utilizadas e pela disposição visual no mural. Incentive o feedback dos alunos sobre o trabalho em grupo e cooperação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista, ofereça um guia visual passo a passo sobre como planejar e criar o mural, além de permitir um ambiente controlado e menos ruidoso se necessário. Durante a criação do mural, permita que alunos com dificuldades motoras utilizem tesouras adaptadas ou que um colega os ajude no recorte e colagem. Proponha supervisão e divisão de tarefas que permitam integração mas respeitem o conforto e o tempo de cada um, evitando sobrecarregar o aluno e valorizando cada contribuição. Mantenha um ambiente de respeito e inclusão, incentivando os colegas a serem empáticos e respeitosos com os desafios e limitações dos outros. Envolva toda a turma em reflexões sobre cooperação e a beleza das diferenças que juntos criam um resultado mais rico e completo.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, incorporando observações das interações dos alunos, sua participação ativa e contribuições durante as atividades. Serão usados instrumentos como listas de verificação e anotações, para adaptação aos alunos com diferentes necessidades, garantindo um acompanhamento próximo e feedback construtivo em tempo real. Exames tradicionais são substituídos por relatos de progresso individual, valorizando o aprendizado e a contribuição de cada aluno.

  • Observação e registro do engajamento dos alunos durante a atividade
  • Checklists para avaliar a participação individual e em grupo
  • Feedback contínuo durante as atividades para guiar o aprendizado
  • Relatórios narrativos individuais ao final das atividades

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem jogos de tabuleiro adaptados, tecnologia assistiva para alunos com condições específicas, papéis coloridos e equipamentos tecnológicos simples para visualização dos vídeos, que enriquecem o contexto da aprendizagem e proporcionam um ambiente inclusivo e acessível.

  • Jogos de tabuleiro com formas geométricas
  • Vídeo educativo sobre formas geométricas
  • Material de artes como papéis coloridos ligeiramente recortados
  • Equipamentos para reprodução de vídeo

Inclusão e acessibilidade

Cientes dos desafios enfrentados diariamente, queremos apoiar o professor na tarefa de garantir a inclusão e a acessibilidade de todos os alunos. A personalização dos materiais e o ambiente de sala de aula são fundamentais para o engajamento dos alunos com deficiência, como o transtorno do espectro autista e dificuldades motoras. Implementando estratégias de ensino com suporte visual e tátil, além de adaptar a metodologia para garantir que todos possam participar efetivamente, estaremos promovendo um ambiente inclusivo que valoriza a diversidade e as condições únicas de cada aluno.

  • Adaptar o material de jogo de tabuleiro para incluir instruções visuais e táteis
  • Utilizar comunicação clara e simplificada para alunos com TEA
  • Propor atividades que não exijam habilidades motoras finas complexas
  • Possibilidade de ajustar a altura dos móveis para fácil acesso
  • Utilizar software de comunicação aumentativa e alternativa se necessário

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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