Construtores de Números

Desenvolvida por: Rui Ko… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Sistema de numeração decimal e valor posicional

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental tornar-se-ão 'Construtores de Números', uma abordagem prática e envolvente para o ensino de matemática focada no sistema de numeração decimal. Utilizando blocos de construção ou cartões numerados, os estudantes serão desafiados a criar números na ordem das centenas, seguindo critérios específicos (por exemplo, o número deve ser maior que 250 mas menor que 300). Esta metodologia ativa, conhecida como Atividade Mão-na-massa, permitirá que os alunos manipulem fisicamente os números, auxiliando no desenvolvimento de uma compreensão mais sólida acerca do valor posicional dos números e do sistema numérico decimal. Após a construção dos números, os grupos apresentarão suas criações aos colegas, explicando a lógica por trás da organização dos algarismos. Esta atividade não só promove a aprendizagem ativa e colaborativa, mas também incentiva os alunos a verbalizar seu processo de raciocínio e compreensão, aspectos fundamentais para o desenvolvimento matemático na fase inicial da educação básica.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade envolvem promover uma compreensão profunda do sistema de numeração decimal e do conceito de valor posicional, por meio de uma abordagem prática e interativa. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas, utilizando para isso o princípio do valor posicional. Ademais, a atividade visa estimular o trabalho em equipe, a comunicação efetiva e o pensamento crítico, enquanto os estudantes exploram diversas possibilidades matemáticas e talham suas habilidades de raciocínio lógico e solução de problemas.

  • Desenvolver a capacidade de compreender e aplicar o conceito de valor posicional dos números no sistema decimal.
  • Praticar a habilidade de comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficiente durante a apresentação dos números construídos.
  • Incentivar o pensamento crítico e a solução de problemas por meio da manipulação física dos números.

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda conceitos essenciais do currículo de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental, focando no sistema de numeração decimal e no valor posicional dos números. Através de uma metodologia ativa, os alunos terão a oportunidade de explorar estes conteúdos de maneira prática, manipulando blocos ou cartões para formar números. Tal abordagem pedagógica visa não apenas a compreensão teórica desses conceitos, mas também o desenvolvimento de habilidades essenciais como o pensamento crítico, a colaboração e a comunicação.

  • Sistema de numeração decimal
  • Valor posicional dos números
  • Comparação e ordenação de números naturais
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe e comunicação

Metodologia

A metodologia Atividade Mão-na-massa será empregada nessa atividade, proporcionando uma experiência de aprendizagem ativa e imersiva. Os alunos serão divididos em grupos pequenos e receberão blocos de construção ou cartões numerados com os quais deverão formar números atendendo a critérios específicos. Esta abordagem prática permite que os estudantes manipulem físicamente os conceitos matemáticos, facilitando a compreensão e fixação do conhecimento. Posteriormente, a apresentação dos números construídos promoverá a argumentação e o compartilhamento de estratégias entre os grupos, reforçando as habilidades de comunicação e colaboração.

  • Atividade prática com blocos de construção ou cartões numerados.
  • Trabalho em grupo para fomentar a colaboração.
  • Apresentação dos números construídos para toda a turma.
  • Debate e troca de estratégias entre os grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução ao conteúdo, explicação da tarefa e início da atividade prática. A segunda aula será dedicada à finalização da construção dos números, apresentação dos grupos e discussão dos resultados.

  • Aula 1: Introdução e início da atividade prática.
  • Aula 2: Finalização, apresentação e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma formativa e contínua, considerando a participação dos alunos no processo de construção dos números, a capacidade de trabalhar em equipe, a clareza na comunicação de suas estratégias e o raciocínio empregado para atender aos critérios estabelecidos. Será dada especial atenção às explicações sobre a lógica por trás da organização dos algarismos, avaliando a compreensão do valor posicional. Exemplos de boas práticas e soluções criativas serão destacados e discutidos com toda a turma, promovendo um ambiente de aprendizado cooperativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários blocos de construção ou cartões numerados para cada grupo de alunos. Além disso, lousa ou cartazes para anotação dos critérios de construção dos números e espaço adequado na sala de aula para permitir que os alunos trabalhem em grupos e possam apresentar seus números ao restante da classe.

  • Blocos de construção ou cartões numerados
  • Lousa ou cartazes
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo