Detetives dos Números

Desenvolvida por: Miguel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Composição e Decomposição de Números até 1000

Nesta atividade interativa e lúdica intitulada 'Detetives dos Números', alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos e transformados em pequenos detetives matemáticos. Esses detetives terão a missão de solucionar mistérios numéricos, estimulando a curiosidade e a colaboração entre colegas. Receberão fichas de investigação com enigmas voltados para a compreensão da estrutura numérica, especificamente sobre a composição e decomposição de números até 1000. Para resolver esses enigmas, utilizarão material concreto manipulável, como blocos que representam centenas, dezenas e unidades, facilitando a visualização e o entendimento dos conceitos matemáticos envolvidos. Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas descobertas, explicando o processo de resolução e demonstrando como construíram os números finais. Esta apresentação oportuniza a troca de experiências e a valorização do aprendizado colaborativo, aprofundando a compreensão de conceitos matemáticos chave de maneira divertida e engajadora.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover a compreensão da composição e decomposição de números naturais de até 1000 de uma maneira ludicamente engajadora. Ao longo da atividade, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de raciocínio lógico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Ademais, objetiva-se fomentar a familiarização com o uso de material manipulável para a representação de números, facilitando a visualização e o entendimento da base decimal. A troca de experiências entre os grupos permitirá ainda que os alunos aprimorem a capacidade de comunicação matemática, ao apresentarem e explicarem suas descobertas.

  • Compreender a estrutura numérica através da composição e decomposição de números até 1000.
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe durante a atividade de investigação.
  • Utilizar material manipulável para facilitar a visualização e compreensão de conceitos matemáticos.
  • Aprimorar a capacidade de comunicação matemática através da apresentação das descobertas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA03: Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar \tem mais\
  • tem menos\" ou \tem a mesma quantidade\
  • EF02MA04: Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
  • EF02MA06: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

Conteúdo Programático

A atividade 'Detetives dos Números' integra conceitos fundamentais de matemática ao currículo do 2º ano do Ensino Fundamental, voltando-se especialmente para a composição e decomposição de números. Além disto, aborda-se a elaboração e resolução de problemas matemáticos simples, estimulando a adoção de estratégias pessoais e a manipulação de material concreto para fundamentar o aprendizado. O desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação, também é um ponto central, integrando habilidades matemáticas e interpessoais.

  • Composição e decomposição de números até 1000.
  • Utilização de material manipulável para representação de números.
  • Elaboração e resolução de problemas de adição e subtração.
  • Desenvolvimento de raciocínio lógico e estratégias de resolução de problemas.
  • Trabalho em equipe e comunicação efetiva de processos e soluções matemáticas.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será empregada nesta atividade, onde os alunos, transformados em 'Detetives dos Números', mergulharão na solução de problemas matemáticos de maneira colaborativa e interativa. Grupos de alunos receberão desafios e utilizarão material manipulável para explorar conceitos matemáticos de forma concreta, promovendo uma aprendizagem significativa. A apresentação das descobertas incentiva não apenas a comunicação efetiva, mas também a reflexão sobre os processos utilizados e as soluções encontradas.

  • Divisão da turma em pequenos grupos de investigação.
  • Utilização de fichas de investigação com enigmas numéricos.
  • Manipulação de blocos representativos de centenas, dezenas e unidades.
  • Discussão em grupo para resolução dos enigmas.
  • Apresentação das descobertas pelo grupo à turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados ao projeto e receberão as fichas de investigação. A maior parte do tempo será dedicada à resolução dos enigmas em grupo. Na segunda aula, ocorrerão as apresentações dos grupos, discussões sobre as metodologias utilizadas e reflexões sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da investigação.
  • Aula 2: Apresentação das descobertas e avaliação dos processos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será qualitativa e baseada na participação, colaboração, estratégias utilizadas e na capacidade de comunicação das soluções encontradas pelos grupos. Observar-se-á o engajamento dos alunos durante a atividade, a forma como interagem e resolvem problemas em equipe, bem como a lógica aplicada na construção e decomposição dos números. As apresentações finais serão momentos chave para avaliar a compreensão e a habilidade de comunicação das crianças sobre os conceitos matemáticos trabalhados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados diversos recursos, tais como fichas de investigação com enigmas numéricos, um conjunto de blocos manipuláveis representando centenas, dezenas e unidades, quadros-brancos para anotações e discussões em grupo, além de espaço adequado para acomodar os grupos de alunos. Este conjunto de materiais possibilita uma experiência de aprendizagem prática e envolvente, primando pela interatividade e pela construção coletiva de conhecimento.

  • Fichas de investigação com enigmas numéricos.
  • Blocos manipuláveis para representar centenas, dezenas e unidades.
  • Quadros-brancos e marcadores.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo