Divisão em Cena

Desenvolvida por: Jonils… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Divisão no cotidiano

A atividade 'Divisão em Cena' convida os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a explorarem o conceito de divisão através da criação e apresentação de peças de teatro que ilustrem situações cotidianas envolvendo este conceito matemático. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada um receberá uma situação-problema diferente para desenvolver uma peça de teatro que mostre como a divisão é utilizada na vida diária, tanto em situações com resto zero quanto com resto diferente de zero. Esta atividade não só reforça o entendimento do conceito de divisão por meio de uma abordagem lúdica e participativa, como também promove habilidades como trabalho em equipe, criatividade e comunicação. Os estudantes terão a oportunidade de aplicar o conceito de divisão de maneira prática, desenvolvendo estratégias e registros pessoais para a resolução das situações-problemas propostas, além de compartilhar seus conhecimentos com os colegas durante as apresentações.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fortalecer o entendimento e a habilidade dos alunos na resolução de problemas de divisão, abrangendo tanto divisões exatas quanto aquelas com resto, mediante uma metodologia ativa e participativa. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar situações cotidianas em que o conceito de divisão é aplicável, desenvolver habilidades de cálculo para divisão com e sem resto, e comunicar suas estratégias e soluções de maneira clara e criativa. Além disso, a atividade visa fomentar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como o trabalho em equipe, resolução de conflitos, criatividade e expressão pessoal.

  • Identificar situações cotidianas que envolvem o conceito de divisão.
  • Desenvolver estratégias para resolver problemas de divisão com e sem resto.
  • Aplicar o conceito de divisão em contextos práticos através da criação de peças teatrais.
  • Comunicar soluções e estratégias de forma criativa e colaborativa.
  • Promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe e criatividade.

Conteúdo Programático

A atividade integra o conceito matemático de divisão ao currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, promovendo uma compreensão ampla e prática deste conceito. É enfocado tanto a divisão com resto zero como a divisão com resto diferente de zero, garantindo que os alunos possam compreender e aplicar este conceito em diversas situações. A adoção de uma metodologia ativa como a criação e apresentação de peças de teatro permite que os alunos vivenciem o conceito de divisão de maneira significativa, fomentando também habilidades como criatividade, trabalho em equipe e comunicação.

  • Conceito de divisão e sua aplicação no cotidiano.
  • Estratégias de cálculo para divisão com e sem resto.
  • Aplicação de conceitos matemáticos em situações práticas.
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais através de atividades em grupo.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos serão imersos em um processo de aprendizagem ativo, onde serão os principais agentes de sua própria aprendizagem. Através da criação e apresentação de peças teatrais baseadas em situações-problema que envolvam o conceito de divisão, os alunos poderão explorar de forma prática e criativa o conteúdo matemático. Esta abordagem promove não apenas o entendimento conceitual, mas também o desenvolvimento de habilidades transversais importantes, como comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico.

  • Divisão da classe em pequenos grupos.
  • Apresentação de situações-problema que envolvem divisão.
  • Criação e ensaio de peças de teatro pelos grupos.
  • Apresentação das peças para a classe.
  • Debate e reflexão sobre as diferentes soluções encontradas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em quatro aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 4 horas. A estrutura do cronograma permite uma imersão progressiva no conceito de divisão, desde a idealização até a apresentação das peças teatrais.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de divisão e divisão de grupos.
  • Aula 2: Desenvolvimento das peças teatrais em grupos.
  • Aula 3: Ensaios e ajustes nas peças teatrais.
  • Aula 4: Apresentação das peças e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, focando na participação, engajamento e compreensão do conceito de divisão aplicado nas situações-problema. Será dada atenção especial à criatividade, ao trabalho em equipe e à habilidade de resolver problemas. Além disso, a capacidade de expressar suas ideias e soluções de forma clara e criativa durante as apresentações também será avaliada. Feedbacks construtivos serão dados após as apresentações, destacando pontos positivos e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais para cenário e figurino, que podem ser confeccionados pelos próprios alunos com materiais recicláveis, além de espaço adequado para apresentação das peças teatrais. Também será utilizado material didático de apoio para o estudo do conceito de divisão e suas aplicações práticas.

  • Material didático sobre divisão.
  • Materiais para cenário e figurino (preferencialmente recicláveis).
  • Espaço para apresentações teatrais.
  • Câmera ou smartphone para registro das apresentações (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo