Esta atividade, inspirada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, convida os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a mergulharem na prática de construir balanças caseiras usando materiais recicláveis como cabides, copos plásticos, barbante, entre outros. O propósito é engajar os estudantes na criação de um instrumento que possa medir a massa de diferentes objetos de uma maneira criativa e funcional. Começando com uma breve explicação sobre o princípio de funcionamento das balanças, os alunos serão encorajados a aplicar seus conhecimentos para projetar e montar suas balança caseiras em grupos. Após a fase de construção, haverá uma sessão prática onde as equipes testarão suas balanças através da medição da massa de itens previamente selecionados pelo professor. Este exercício não só facilitará a compreensão do conceito de massa mas também estimulará o debate sobre a precisão e a eficácia das medidas obtidas, promovendo um aprendizado ativo e colaborativo.
O intuito desta atividade é propiciar aos alunos uma compreensão prática sobre o conceito de medida de massa, estimulando o uso de unidades de medida padronizadas e não padronizadas. Além disso, objetiva-se desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e aplicação de conhecimentos teóricos em situações práticas. Os estudantes terão a oportunidade de explorar conceitos matemáticos de forma dinâmica, experimentar o processo científico de teste e ajuste, e refletir sobre a importância da precisão em medições.
Esta atividade está alinhada ao currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, enfocando o tema de medida de massa. Através da construção e utilização de balanças caseiras, os alunos aproximam-se do entendimento prático das unidades de medida e da relevância de medições precisas no cotidiano.
Utilizando uma metodologia ativa e participativa, esta atividade será conduzida com ênfase em 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Aprendizagem Baseada em Projetos'. Iniciará com uma 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos, antes da aula, receberão materiais de leitura sobre o princípio das balanças. Durante a atividade, formar-se-ão grupos para a construção das balanças, seguido de uma fase de testes práticos e uma 'Roda de Debate' para discussão dos resultados.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, após a introdução do projeto e formação dos grupos, os alunos iniciarão a construção das balanças. Na segunda aula, as equipes finalizarão suas balanças e realizarão os testes de medição, seguidos de uma roda de debate para discutir os resultados e reflexões sobre o processo.
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo de aprendizagem. Serão considerados critérios como engajamento no projeto, colaboração com a equipe, criatividade e inovação na construção da balança, a precisão e a funcionalidade do instrumento criado. Além disso, a capacidade de discutir e refletir sobre os resultados obtidos durante a roda de debate também será avaliada. Exemplo: Um grupo que demonstra um processo colaborativo forte e uma balança funcional, mesmo que com precisão moderada, pode ser tão valorizado quanto um grupo que consegue alta precisão nas medições.
Para a realização da atividade, serão necessários materiais recicláveis como cabides, copos plásticos, barbante, além de itens diversos para testar as balanças, como frutas, pedras, borrachas, etc. Além disso, será providenciado um guia de leitura para preparação prévia sobre o princípio das balanças. A estrutura da sala será organizada para facilitar o trabalho em grupo e a discussão.
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