A Aventura dos Números: Exploradores de Multiplicação e Divisão

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Multiplicação e Divisão

Esta atividade, intitulada 'A Aventura dos Números: Exploradores de Multiplicação e Divisão', destina-se a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os alunos assumirão o papel de exploradores matemáticos, trabalhando em conjunto para superar desafios relacionados a operações de multiplicação e divisão. A proposta é que, em cinco aulas, os alunos atravessem cenários imaginários como florestas e oceanos, onde enfrentarão problemas matemáticos que precisam ser resolvidos para progredir na história. Cada sessão é orientada por problemas com operações matemáticas, estimulando a criatividade e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Sem o uso de recursos digitais, a atividade é desenhada para ser prática, engajando os alunos através de dinâmicas de grupo, desenhos e criação de roteiros fictícios com base em situações matemáticas. Além de consolidar o conhecimento das operações, a atividade visa fomentar habilidades como trabalho em equipe, resolução de conflitos e liderança em atividades coletivas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são projetados para fortalecer a compreensão dos alunos sobre o conceito de multiplicação e divisão no 4º ano do Ensino Fundamental. Esperamos que os alunos adquiram a habilidade de resolver problemas complexos envolvendo essas operações, utilizando estratégias como cálculo mental, algoritmos e estimativas. A atividade visa promover o uso de diferentes significados para a multiplicação e a divisão, como adição de parcelas iguais e repartição equitativa. Além disso, os alunos desenvolverão competências sociais enquanto trabalham em grupos para solucionar desafios, aprendendo a manter o foco e organizar suas ideias, especialmente considerando a diversidade de condições presentes na sala de aula.

  • Desenvolver a capacidade de resolver problemas complexos de multiplicação e divisão.
  • Aprender a utilizar estratégias como cálculo mental, algoritmos e estimativas.
  • Influenciar positivamente o ambiente de trabalho coletivo.
  • Fortalecer a capacidade de organizar ideias e manter o foco.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04MA06: Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
  • EF04MA07: Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a compreensão e operacionalização das operações de multiplicação e divisão, essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças no 4º ano. Compreender as noções de adição de parcelas iguais, organização retangular e repartição equitativa são cruciais para a competência matemática esperada nesse nível. Através de atividades práticas e dinâmicas, integradas ao contexto de exploradores matemáticos, as crianças são incentivadas a aplicar e refletir sobre esses conceitos. Além do entendimento conceitual, a proposta visa fomentar a capacidade de cálculo mental e a aptidão para organizar na prática estratégias variadas para a solução de problemas. As atividades são delineadas para incentivar o uso de estimativas e algoritmos, implementando cada conceito de modo situacional dentro dos ambientes lúdicos propostos.

  • Conceitos de multiplicação como adição de parcelas iguais e organização retangular.
  • Conceitos de divisão como repartição equitativa e medição.
  • Estratégias de cálculo mental, estimativas e uso de algoritmos.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade utiliza fundamentalmente a aprendizagem baseada em projetos. Os alunos são organizados em grupos para resolver desafios e, através de papéis de exploradores matemáticos, desenvolvem soluções para problemas reais do ponto de vista matemático. Como a utilização de recursos digitais está descartada, a atividade depende da interação direta entre os alunos, facilitando o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais importantes, como cooperação e liderança. A estratégia de aprendizagem prática é fortalecida pelo contexto lúdico e pela simulação de ambientes em movimento, gerando um engajamento natural dos estudantes com o conteúdo. As sessões são desenhadas de maneira progressiva, permitindo que os alunos construam o conhecimento de maneira gradual e colaborativa, enquanto refletem sobre suas escolhas e estratégias ao longo do processo.

  • Aprendizagem baseada em projetos, utilizando desafios práticos.
  • Trabalho em grupo para solução de problemas.
  • Simulação de cenários e jogo de papéis sem recursos digitais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está organizado em cinco aulas de 40 minutos cada, divididas em sessões progressivas que facilitam o entendimento e o domínio do tema. Sem metodologias ativas previamente definidas, cada aula é cuidadosamente planejada para enfocarem um aspecto diferente da multiplicação ou divisão. Na primeira aula, os alunos são introduzidos ao contexto lúdico e aos desafios iniciais de multiplicação, enquanto a última aula culmina em desafios complexos que integram os aprendizados anteriores em uma apresentação colaborativa. Ao desenrolar das aulas, a complexidade das atividades aumenta gradualmente, garantindo que os alunos tenham uma compreensão firme antes de passar para o próximo estágio. Este cronograma foi desenhado para facilitar a assimilação dos conteúdos de forma integrada com a prática, e promover reflexão constante sobre as estratégias utilizadas pelos alunos, permitindo adaptações conforme seu andamento.

  • Aula 1: Introdução ao contexto e desafios iniciais de multiplicação.
  • Momento 1: Boas-vindas e Apresentação da Aventura (Estimativa: 5 minutos)
    Comece a aula saindo ao encontro dos alunos com um cumprimento animado e acolhedor. Explique que iniciaremos a 'Aventura dos Números' em uma jornada empolgante por cenários fantásticos. Pergunte aos alunos como eles se sentem em relação a matemática e instigue interesse contando que eles enfrentarão desafios emocionantes de multiplicação. Reforce a ideia de que todos são exploradores matemáticos.

    Momento 2: Introdução ao Desafio de Multiplicação na Floresta (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua folhas de papel e diga aos alunos que desenhem uma cena de floresta. Instrua-os a imaginar que estão distribuindo um número específico de árvores em grupos de tamanho igual. Explique com clareza como as árvores representam números e como formar operações de multiplicação básicas. Incentive os alunos a visualizar multiplicação como repetição de parcelas iguais.

    Momento 3: Trabalho em Grupo - Solução de Desafios (Estimativa: 15 minutos)
    Na sequência, divida os alunos em pequenos grupos de 4 a 5 participantes. Permita que discutam e compartilhem como resolveram o desafio de multiplicação das árvores. Circule pela sala para acompanhar as discussões e oferecer suporte quando necessário. Encoraje o uso de cálculos mentais ou materiais como lápis e borrões para transcrever ideias e verificar a sensatez das respostas.

    Momento 4: Compartilhamento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Organize a turma em uma roda de conversa e convide um representante de cada grupo para apresentar suas soluções e estratégias à classe. Utilize o quadro para traçar as diferentes abordagens e convide os demais alunos a fornecerem feedback sobre as soluções. Dessa forma, enfatize, positivamente, a importância do trabalho em equipe e do uso de operações matemáticas em situações cotidianas. Encerre com reflexões rápidas sobre as lições apreendidas durante a atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, mantenha a aula dinâmica e clara, usando uma linguagem corporal expressiva para manter a atenção. Forneça intervalos curtos entre atividades. Para alunos do espectro autista (nível 1), apresente um roteiro visual ou passo a passo da aula antes de começar, para que possam acompanhar o desenrolar das atividades confortavelmente. Ofereça apoio individualizado quando necessário, assegurando que o ambiente seja acolhedor e amigável para facilitar a interação e participação. Adapte-se ao ritmo dos alunos e valorize os diversos meios que utilizam para expressar suas respostas às atividades.

  • Aula 2: Problemas de multiplicação aplicados em ambientes fictícios.
  • Momento 1: Relembrando a Aventura Anterior e Introduzindo Novos Problemas (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula recordando brevemente a aventura da aula anterior. Pergunte aos alunos sobre os desafios de multiplicação que enfrentaram e as estratégias utilizadas. Explique que nesta aula, eles continuarão a ser exploradores, mas agora em novos cenários fictícios com problemas de multiplicação.

    Momento 2: Atividade Coletiva com Cenário Fantástico (Estimativa: 15 minutos)
    Explique que o cenário imaginário desta vez é uma vila mágica onde todos os objetos são agrupados em múltiplos. Distribua folhas de papel e peça aos alunos para desenharem cenas com elementos em grupos, como poções mágicas em prateleiras ou criaturas em rebanhos. Eles precisam aplicar a multiplicação para determinar quantos objetos ou criaturas há no total. Caminhe pela sala, orientando os alunos quanto à correta formulação das expressões de multiplicação.

    Momento 3: Trabalho em Grupo - Discussão e Colaboração (Estimativa: 10 minutos)
    Forme grupos de 4 a 5 alunos e oriente-os a discutir seus desenhos e as operações matemáticas usadas. Permita que troquem ideias sobre as estratégias de resolução. Incentive o uso de diferentes métodos, como cálculo mental e repartição para a solução. Circule entre os grupos, fornecendo sugestões e garantindo que todos os alunos estejam engajados.

    Momento 4: Compartilhamento de Ideias e Soluções (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma para que cada grupo apresente sua cena e explique as operações de multiplicação aplicadas. Use o quadro para anotar as soluções apresentadas, destacando estratégias diferenciadas. Encoraje o feedback dos colegas e a reflexão sobre quais abordagens foram mais eficazes.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, ofereça atividades curtas e com objetivos claros para manter o foco. Para mantê-los engajados, aplique intervalos curtos entre as atividades e permita que eles se movimentem dentro da sala. Proporcione apoio individualizado quando necessário. Já para os alunos com autismo (Nível 1), assegure que eles tenham acesso a um roteiro visual da aula antes de começar, e explique a ordem das atividades de forma clara e sequencial. Prepare materiais visuais para ajudar na compreensão das tarefas e permita que trabalhem em ambientes mais tranquilos ou com menos estímulos se precisarem.

  • Aula 3: Introdução aos desafios de divisão e estratégias de solução.
  • Momento 1: Relembrando e Introduzindo Divisão (Estimativa: 5 minutos)
    Comece a aula revisando brevemente os conceitos de multiplicação aprendidos nas aulas anteriores. Pergunte aos alunos se eles já precisaram dividir algo em sua vida cotidiana, como dividir uma pizza entre amigos. Introduza o conceito de divisão como o processo de repartir equitativamente ou medir quantas vezes um número cabe em outro. Use exemplos práticos do dia a dia para facilitar a compreensão.

    Momento 2: Exploração Individual - Dividindo o Tesouro (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua folhas de papel para cada aluno desenhar um baú de tesouro e moedas. Instrua-os a cortar ou desenhar moedas e pedir que representem a divisão das moedas igualmente entre 3 piratas, por exemplo. Encoraje-os a usar operações matemáticas para determinar quantas moedas cada pirata deverá receber, promovendo o cálculo mental e a medição.

    Momento 3: Trabalho em Grupo - Discussão de Estratégias (Estimativa: 15 minutos)
    Forme grupos de 4 a 5 alunos e oriente-os a discutir e comparar as diferentes estratégias de divisão que usaram. Passe por cada grupo, oferecendo sugestões e destacando padrões ou soluções eficazes. Estimule a colaboração dentro dos grupos, incentivando a troca de ideias sobre a divisão e abordagem de problemas.

    Momento 4: Compartilhamento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma e peça a cada grupo para apresentar sua abordagem à divisão e os desafios que enfrentaram. Use o quadro para anotar as distintas soluções e estratégias empregadas. Estimule os alunos a refletirem sobre como poderiam aplicar o conceito aprendidos em outras situações práticas. Finalize pedindo feedback sobre o que aprenderam e como se sentiram trabalhando em equipe.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, ofereça comandos claros e diretos, com intervalos breves entre as atividades para que façam uma pausa e se movam. Ajuste da aula para ser dinâmica, utilizando linguagem corporal e voz variada para manter a atenção. Deixe que alunos saiam de seus lugares para ajudar na circulação sanguínea e foco. Para os alunos com autismo (Nível 1), forneça um roteiro visual passo a passo antes do início da aula, assegurando a previsibilidade e conforto. Crie um ambiente acolhedor, e considere simplificar ou evidenciar visualmente as instruções dadas, permitindo fusões em grupos que compreendam ou ajudem esses alunos. Ofereça reforço individual se necessário, respeitando o ritmo de cada um.

  • Aula 4: Problemas complexos de divisão, reforçando a colaboração.
  • Momento 1: Revisão de Conceitos de Divisão (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando os conceitos de divisão apresentados anteriormente. Pergunte aos alunos sobre exemplos do dia a dia em que eles precisaram dividir algo entre as pessoas. Explique que a aula de hoje se concentrará em resolver problemas mais complexos de divisão, utilizando as estratégias já aprendidas.

    Momento 2: Apresentação do Desafio Complexo (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua uma atividade na qual os alunos precisão resolver um problema de divisão mais complexo, como dividir 120 moedas em grupos de diferentes tamanhos para um tesouro pirata. Incentive os alunos a discutir quais métodos de divisão podem ser mais eficazes, como repartição equitativa ou medição. Forneça orientações claras e exemplos práticos, se necessário, para facilitar a compreensão.

    Momento 3: Trabalho em Grupo - Resolvendo o Desafio (Estimativa: 15 minutos)
    Forme grupos de 4 a 5 alunos. Permita que discutam e trabalhem juntos para resolver o problema complexo, utilizando diferentes estratégias de divisão. Passeie pela sala e observe como os alunos estão interagindo e colaborando. Intervenha oferecendo sugestões e perguntas que levem os alunos a pensarem mais criticamente sobre suas abordagens. Monitorize o engajamento e participação de todos os alunos, garantindo que todos contribuam para a solução.

    Momento 4: Compartilhamento de Soluções e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula reunindo novamente todos os alunos e permitindo que os grupos compartilhem suas soluções e estratégias. Anote no quadro as diferentes abordagens e destaque a eficácia de cada método. Peça aos alunos que reflictam sobre quais estratégias parecem mais úteis e como elas podem ser aplicadas em outras situações do cotidiano. Encerre a aula com uma rápida avaliação oral do que aprenderam.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, divida as atividades em partes menores e forneça intervalos curtos entre elas. Use comandos claros e objetivos para manter a atenção dos alunos. Ofereça apoio adicional aos que parecerem distraídos, possibilitando que se movimentem brevemente para reorientar o foco. Para alunos com autismo (Nível 1), prepare um roteiro visual com as etapas da aula e compartilhe-o antes de começar. Esse roteiro deve estar disponível para que acompanhem o progresso das atividades. Proporcione oportunidades para que esses alunos trabalhem em ambientes mais tranquilos, ou emparelhem com colegas que os apoiem em suas necessidades.

  • Aula 5: Integração dos conceitos de multiplicação e divisão em uma apresentação colaborativa.
  • Momento 1: Boas-vindas e Revisão dos Conceitos (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula acolhendo os alunos e revisitando brevemente os conceitos destacados nas aulas anteriores, utilizando exemplos práticos de multiplicação e divisão. É importante que os alunos relembrem as estratégias eficazes e as contextualizações apresentadas. Pergunte se algum conceito ainda causa dúvidas e ofereça apoio, caso necessário, para alinhar o entendimento.

    Momento 2: Apresentação do Desafio Colaborativo (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos que eles trabalharão em grupos para criar uma apresentação colaborativa que integre conceitos de multiplicação e divisão. Distribua materiais, como folhas de cartolina e lápis de cor, e instrua os alunos sobre as expectativas: que eles criem uma história curta ou cenário que utilize problemas resolvidos com multiplicação e divisão. Incentive a criatividade no desenvolvimento de roteiros e a clareza na apresentação das operações matemáticas presentes.

    Momento 3: Trabalho em Grupo - Desenvolvimento da Apresentação (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos se organizem em grupos e comecem a desenvolver suas apresentações. Circule pela sala, observando a dinâmica dos grupos e sugerindo melhorias na contextualização e formulação dos problemas matemáticos. É importante que você ofereça orientação pontual para mantê-los focados e encoraje o uso de estratégias de cálculo mental e representação visual das operações.

    Momento 4: Apresentações e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma e organize as apresentações. Cada grupo deve ter a oportunidade de exibir seu trabalho, enquanto você avalia a clareza na explicação dos conceitos de multiplicação e divisão e a qualidade do trabalho em equipe. Ao final de cada apresentação, promova um momento de feedback coletivo, reforçando os pontos fortes e sugerindo áreas de melhoria. Finalize com uma reflexão geral sobre a importância do trabalho colaborativo e a aplicação dos conceitos matemáticos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, mantenha a atividade dinâmica e ofereça comandos claros, permitindo pausas curtas para que se movimentem. Proporcione apoio individual quando necessário. Para alunos com autismo (Nível 1), forneça um roteiro claro e visual das etapas a serem seguidas ao longo da atividade e assegure que tenham tempo suficiente para processar as informações. Crie um ambiente acolhedor e permita que trabalhem em grupos em que se sintam confortáveis. Proporcione intervenções quando necessário, destacando a previsibilidade e segurança nas atividades propostas.

Avaliação

A avaliação deste projeto se configura como um processo contínuo e formativo, destinado a verificar o entendimento dos alunos e seu progresso ao longo das atividades. Utilizamos múltiplos métodos avaliativos que medem tanto o domínio dos conteúdos matemáticos como o desenvolvimento das competências sociais esperadas. Entre as opções de avaliação estão: a observação sistemática durante as atividades em grupo, que permite ao professor identificar habilidades de colaboração e iniciativa individual; questionários reflexivos ao final de cada aula para avaliação do entendimento dos conceitos trabalhados; e a análise das soluções propostas pelos alunos para os desafios lúdicos como uma forma prática de verificar o sucesso no emprego das estratégias matemáticas. Cada método avaliativo é desenhado para ser flexível e inclusivo, considerando adaptações para alunos com necessidades especiais e fornecendo feedback construtivo que apoia o progresso contínuo dos estudantes. O uso de autoavaliação também é incentivado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências e progresso no aprendizado.

  • Observação sistemática das interações e colaborações durante as atividades.
  • Questionários reflexivos para checagem do entendimento dos conceitos.
  • Análise prática das soluções apresentadas nos desafios.
  • Incentivo à autoavaliação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, empregam-se recursos práticos como folhas de papel, lápis de cor, quadros brancos e outros materiais de desenho para a construção de mapas e cenários pelos alunos. Estes elementos auxiliam tanto na representação visual dos problemas quanto na construção colaborativa de soluções. Não há utilização de tecnologias digitais, focando na interação direta entre os alunos e a manipulação de materiais físicos para assegurar uma imersão completa no conteúdo e nas dinâmicas propostas. Esses recursos são escolhidos por sua acessibilidade e facilidade de uso, garantindo que todos os alunos possam participar plenamente da atividade. Além disso, a simplicidade dos materiais permite ao professor adaptar e ajustar o ensinamento às necessidades específicas da turma sem investimentos financeiros adicionais significativos.

  • Folhas de papel e materiais de desenho para elaboração de mapas e cenários.
  • Quadros brancos para brainstorming e organização das ideias.
  • Materiais de uso comum nas atividades matemáticas, como réguas e lápis.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios enfrentados pelos professores na busca por inclusão e equidade em sala de aula, especialmente com recursos limitados. Com esse intuito, propomos estratégias de inclusão práticas e de fácil implementação. Para alunos com TDAH, aconselha-se a utilização de instruções claras e sucintas, além de frequentar revisões para ajudá-los a manter a atenção. Criar um ambiente físico com menos distrações e fornecer pausas frequentes também são recomendados. Para alunos no espectro autista, conversas individuais para entender suas preocupações e preferências podem auxiliar na adaptabilidade destes à rotina das atividades. Podem ser oferecidos horários alternativos de interação ou momentos de calma fora das atividades de grupo. Em relação às avaliações, o fornecimento de feedback específico individual pode ajudar no progresso desses alunos, considerando suas condições específicas. Essas abordagens são concebidas para serem práticas e eficazes, sem exigir investimento financeiro considerável ou tempo adicional significativo do professor. Além disso, recomenda-se o uso de linguagens diretas e a observação de sinais de desconforto ou frustração para ajustes no plano de apoio individual, se necessário.

  • Instruções claras e sucintas para alunos com TDAH, com revisões frequentes.
  • Ambiente físico minimizado para distrações e pausas regulares.
  • Momentos de interação individual com alunos com TEA para entender suas necessidades.
  • Feedback específico adaptado para condições dos alunos.

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