Supermercado Matemático

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números, Grandezas e medidas, Sistema monetário

A atividade 'Supermercado Matemático' tem como propósito proporcionar aos alunos uma experiência prática de aprendizagem onde possam integrar conceitos matemáticos de maneira lúdica e contextualizada. Os alunos, trabalhando em grupos, terão a tarefa de criar seus próprios mini supermercados dentro da sala de aula. Usando materiais comuns, como caixas e embalagens vazias, deverão etiquetar cada 'produto' com preços por quilo e organizar tudo em prateleiras. Este exercício permite que os alunos apliquem e solidifiquem seus conhecimentos sobre medidas, frações, decimais e o sistema monetário. Além de desenvolverem habilidades matemáticas, a atividade promove competências sociais significativas, como trabalho em equipe, mediação de conflitos e planejamento colaborativo. Neste ambiente controlado, os alunos poderão fazer 'compras', calculando o valor total dos itens selecionados com base nos preços estabelecidos anteriormente. A atividade visa tornar o aprendizado de matemática mais interativo e diretamente relevante para situações da vida real. Este exercício também estimula o pensamento crítico, pois os alunos terão que tomar decisões sobre como gastar seu 'orçamento', reforçando a importância da matemática na tomada de decisões diárias.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em auxiliar os alunos a entender e aplicar conceitos matemáticos em um contexto prático do dia a dia. Através da simulação de um supermercado, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades fundamentais como cálculos matemáticos com frações, decimais e percentagens, além de compreender e utilizar medidas de grandeza. A atividade foi planejada para promover a aplicação do sistema monetário de maneira prática e atraente, permitindo que os alunos adquiram confiança em suas capacidades de resolver problemas e raciocinar criticamente. Além disso, as habilidades sociais serão intensificadas, pois o trabalho em equipe é essencial para o sucesso da tarefa. Os alunos aprenderão a dividir responsabilidades, colaborar para atingir metas comuns e mediar diferenças de opinião, habilidades estas que são inestimáveis tanto em ambiente escolar quanto em sociedade.

  • Aplicar conceitos de grandezas e medidas no dia a dia.
  • Utilizar o sistema monetário de forma prática.
  • Promover a colaboração e a mediação de conflitos em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05MA19: Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
  • EF05MA25: Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade visa desenvolver as habilidades matemáticas essenciais alinhadas à BNCC, voltando-se especialmente para números, grandezas e medidas, além do sistema monetário. Estudando por meio da prática em um ambiente simulado, os alunos serão encorajados a desenvolver fluência em cálculos que envolvem frações, decimais e percentuais. Além disso, eles irão explorar a operação e compreensão de medidas de grandeza e massa. Esta abordagem prática é crucial, pois permite que os alunos vejam a aplicação real de conceitos abstratos que aprenderam anteriormente, enquanto aprimoram suas habilidades em resolver problemas concretos e contextualizar o conhecimento matemático no cotidiano. Ao trabalharem juntos, eles também desenvolverão um entendimento mais afinado das interrelações entre matemática e vida diária, reforçando a importância de medidas exatas e o raciocínio lógico nas práticas cotidianas.

  • Números: frações, decimais e percentuais.
  • Grandezas e medidas: massa, capacidade.
  • Sistema monetário: cálculos e operações.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é baseada em práticas de aprendizagem ativa, especificamente a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e Atividade Mão-na-massa. O objetivo é desafiar os alunos a aprender através da experiência direta, engajando seus interesses para incentivar o aprendizado profundo e significativo. Este método permite que os alunos tomem a iniciativa de seu aprendizado, promovendo a autonomia e o protagonismo estudantil. A prática colaborativa e a resolução de problemas são centrais na atividade, pois os estudantes terão de administrar seu próprio supermercado simulado, lidando com recursos limitados que requerem cálculo e planejamento. A interação entre os alunos e as decisões que eles tomam durante o exercício desenvolvem habilidades de medição matemática e permitem que vejam a utilidade dos conceitos matemáticos na vida cotidiana. Esses métodos, além de proporcionarem um contexto enriquecedor para o aprendizado, tornam a experiência educativa mais envolvente e à prova de esquecimentos fáceis.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
  • Atividade Mão-na-massa.

Aulas e Sequências Didáticas

Este plano de aula está estruturado para ser executado em uma única aula de 60 minutos. Durante este período, os alunos terão um tempo determinado para planejar, montar e realizar a atividade prática do supermercado. A escolha de uma única aula foi feita para garantir o foco dos alunos enquanto mantém o nível de engajamento elevado. Cabe ressaltar que o tempo delimitado incentivará os alunos a serem eficientes na execução de suas tarefas, o que favorece o aprendizado de gestão do tempo e planejamento estratégico. A atividade começa com uma breve introdução e explicação do projeto, seguida da montagem do supermercado. O restante do tempo será destinado a experiências de compra e cálculo de gastos. Esta organização do tempo não só desperta o interesse como ainda proporciona um rico ambiente de aprendizagem, incentivando a prática e o domínio dos conceitos abordados.

  • Aula 1: Planejamento, montagem do mini-supermercado e execução da atividade de compras simuladas.
  • Momento 1: Introdução e Planejamento da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente a atividade 'Supermercado Matemático' e seu objetivo de maneira clara e motivadora, explicando a importância de aprender conceitos matemáticos através de uma experiência prática. Divida os alunos em grupos e oriente-os a discutirem sobre os produtos que gostariam de incluir em seu mini-supermercado. Incentive-os a pensar em diferentes categorias de produtos e como podem organizá-los. Observe se todos os alunos estão engajados na discussão e ofereça apoio onde necessário para que todos os grupos iniciem com clareza suas tarefas.

    Momento 2: Montagem do Mini-Supermercado (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos usem caixas e embalagens vazias para criar seus produtos. Oriente-os a etiquetar cada produto com um preço fictício, utilizando frações, decimais e até porcentagens. Ajude os grupos a organizarem suas 'prateleiras' improvisadas, utilizando cadeiras e mesas. É importante que o professor esteja disponível para esclarecer dúvidas sobre os preços e ajude nos cálculos se necessário. Incentive a cooperação dentro e entre os grupos, observando como lidam com possíveis conflitos.

    Momento 3: Atividade de Compras Simuladas (Estimativa: 20 minutos)
    Explique a atividade de compras simuladas, onde cada grupo visitará os mini-supermercados dos colegas e fará compras, anotando o valor de cada produto para calcular o total de suas compras. Instrua os alunos a trabalharem em duplas dentro de seus grupos para facilitar a organização. Observe se os alunos estão aplicando corretamente o sistema monetário e realizando cálculos adequados. Esteja atento para auxiliar na resolução de cálculos e intervenha para equilibrar as atividades entre os grupos, garantindo que todos tenham a oportunidade de vender e comprar.

    Momento 4: Reflexão e Autoavaliação (Estimativa: 10 minutos)
    Reserve um tempo final para que os alunos reflitam sobre a experiência. Peça que compartilhem o que aprenderam, o que acharam mais desafiador e como resolveram os problemas que encontraram. Incentive-os a fazer uma autoavaliação sobre seu desempenho, considerando tanto as habilidades matemáticas quanto sociais. Facilite uma discussão para que os alunos expressem suas opiniões e sugira que eles anotem suas reflexões como parte do processo de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação desta atividade é concebida para ser abrangente e formativa, focando em diferentes aspectos do aprendizado dos alunos. Os principais objetivos de avaliação são verificar a competência em aplicar conceitos matemáticos, a capacidade de trabalhar em grupo e a habilidade de planejar e gerenciar o próprio tempo. Diferentes métodos de avaliação serão utilizados para proporcionar uma visão holística do desempenho dos alunos. Primeiro, a observação direta do professor será crucial para avaliar o engajamento e a colaboração durante a atividade. Em seguida, uma autoavaliação será conduzida, permitindo aos alunos refletirem sobre seu próprio desempenho e desenvolvimento. Além disso, uma breve apresentação do que aprenderam poderá ser solicitada ao final da atividade, incentivando a comunicação verbal e a expressão clara de ideas. Os critérios de avaliação incluem a diversão do processo criativo, a precisão nos cálculos monetários e de grandeza, bem como a colaboração entre os colegas. Finalmente, um feedback construtivo será fornecido, focando-se em áreas de melhoria e na celebração dos momentos de sucesso. Os critérios avaliativos poderão ser adaptados para acomodar necessidades específicas dos alunos, oferecendo uma abordagem inclusiva e equitativa.

  • Observação direta da participação e colaboração.
  • Autoavaliação pelo aluno sobre seu desempenho.
  • Apresentação de aprendizagens ao final da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade são simples e de fácil obtenção, visto que os alunos trarão de casa materiais do dia a dia, como caixas, garrafas e embalagens vazias. Para etiquetar e organizar os produtos, serão utilizados papéis e canetas, enquanto alguns suportes, como prateleiras improvisadas com cadeiras ou mesas, também serão necessários. Este enfoque em materiais recicláveis e reutilizáveis visa não só permitir uma melhor compreensão matemática, mas também transmitir uma importante mensagem sobre sustentabilidade para os alunos. Além disso, são necessárias cartolinas e papéis para criar tabelas de preços e registros, juntamente com calculadoras simples para facilitar os cálculos, promovendo uma atuação sem erros significativos. A escolha dos materiais, minimizando custos e assegurando o manuseio seguro, promove a criatividade e a inovação, enquanto reforça a autonomia e o aprendizado prático dos estudantes.

  • Caixas e embalagens vazias.
  • Papéis, canetas e etiquetas.
  • Prateleiras improvisadas (cadeiras/mesas).
  • Cartolinas e papéis para tabelas.

Inclusão e acessibilidade

Caro professor, saiba que compreendemos os desafios que a docência impõe, mas não podemos nos esquecer da importância de promover sempre a inclusão e a acessibilidade para todos os alunos, mesmo que a turma atual não apresente condições ou deficiências específicas. Neste contexto, assegurar a participação e o envolvimento de todos é crucial. Estratégias como dividir grupos de forma equitativa, promovendo a diversidade de habilidades e a troca de experiências, são fundamentais. Durante a atividade, encoraje os alunos a se ajudarem mutuamente, fomentando um ambiente colaborativo e de apoio. Atente para a comunicação clara e assegure-se de que todos os alunos têm o mesmo entendimento das tarefas a serem realizadas. Promover rodas de conversa e momentos de reflexão pode ajudar a criar um espaço seguro e acolhedor para a partilha de ideias e dificuldades. O foco está em criar um ambiente de responsabilidade compartilhada, onde os alunos sintam-se valorizados e respeitados, propiciando uma experiência educacional enriquecedora e integradora.

  • Formação de grupos equitativos e diversos.
  • Fomento do apoio mútuo e colaboração.
  • Comunicação clara e acessível para todos.
  • Criação de um ambiente de confiança e respeito.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo