Desafio do Planejador de Festas

Desenvolvida por: Jose C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Planejamento Orçamentário e Medição de Quantidades

Esta atividade propõe o desafio prático de planejar uma festa com um orçamento limitado, incorporando habilidades matemáticas com ênfase nos conceitos de números racionais e grandezas e medidas. Ao longo do projeto, os alunos serão motivados a utilizar estes conceitos para elaborar um orçamento detalhado, abrangendo estimativas de custos para itens essenciais como decoração, alimentos e bebidas. Eles precisarão efetuar cálculos precisos e tomar decisões informadas para assegurar que todas as necessidades da festa sejam atendidas sem exceder o orçamento estipulado. Este desafio não apenas melhora a compreensão dos alunos sobre números racionais e medição de quantidades, mas também desenvolve habilidades de vida úteis como planejamento financeiro e tomada de decisão. A atividade será introduzida com um vídeo explicativo sobre planejamento orçamentário e medição de quantidades, seguido de etapas interativas e colaborativas que promovem a Aprendizagem Baseada em Jogos e a metodologia Sala de Aula Invertida.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa engajar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no uso prático e teórico de números racionais e grandezas e medidas, dentro de um contexto significativo de planejamento de um evento. A atividade foca no desenvolvimento da habilidade de elaborar e gerenciar um orçamento detalhado, capacitando os alunos a fazer estimativas de custos e quantificar necessidades de forma precisa. Além disso, pretende-se promover a competência de tomada de decisão informada e de resolução de problemas, habilidades essenciais no mundo real.

  • Aplicar conceitos de números racionais no planejamento de um orçamento.
  • Utilizar princípios de grandezas e medidas na determinação de quantidades adequadas para um evento.
  • Desenvolver habilidades de planejamento financeiro e tomada de decisão.
  • Fomentar o trabalho colaborativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07MA01: Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do valor numérico de expressões algébricas que envolvam adições e subtrações de números racionais.
  • EF07MA06: Estimar, comparar e calcular medidas de grandezas (comprimento, massa, tempo, temperatura, área e volume), utilizando unidades de medida convencionais ou não, expressando medidas de mesmo tipo.

Conteúdo Programático

Este desafio pedagógico cobre aspectos essenciais dos conteúdos programáticos de números racionais e grandezas e medidas, fundamentais no currículo de Matemática do 7º ano. Ao integrar estes conteúdos em uma atividade de planejamento realista de uma festa, os alunos têm a oportunidade de ver a aplicação direta dos conceitos matemáticos em situações do dia a dia, potencializando a absorção e compreensão dos temas abordados.

  • Números racionais: Representação e aplicação em contextos financeiros.
  • Grandezas e medidas: Estimativas e cálculos para a vida prática.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade combina a Sala de Aula Invertida com a Aprendizagem Baseada em Jogos. Iniciaremos com a exibição de um vídeo explicativo em sala, seguida de um período de pesquisa e discussão autônoma pelos alunos como parte da preparação. A segunda fase envolve o engajamento prático no planejamento da festa, com a aplicação direta de conceitos matemáticos e colaboração em equipe. Esta abordagem facilita um ambiente de aprendizagem ativo, permitindo aos alunos assumirem o protagonismo no processo educativo.

  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Atividades Colaborativas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser executada em um período de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos, permitindo uma abordagem detalhada do conteúdo e das atividades práticas.

  • Aula 1: Introdução ao planejamento orçamentário e início do trabalho em equipes.
  • Aula 2: Continuação e finalização do planejamento, apresentação dos orçamentos pelas equipes.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da análise dos orçamentos elaborados pelos grupos, considerando a correta aplicação dos conceitos matemáticos de números racionais e grandezas e medidas, a criatividade na solução de problemas e a capacidade de manter-se dentro do orçamento. Será também considerada a participação ativa no processo de planejamento e na apresentação dos resultados. Além disso, a autoavaliação e a avaliação entre pares serão incorporadas para incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizado individual e em equipe.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem acesso a um computador ou tablet com conexão à internet para visualização dos vídeos introdutórios e pesquisa de preços, calculadoras, papel e caneta para anotações e elaboração do planejamento orçamentário. Também serão disponibilizados modelos de planilhas orçamentárias em papel para orientar a organização das informações.

  • Vídeo explicativo sobre planejamento orçamentário
  • Computador/Tablet com acesso à internet
  • Calculadoras
  • Paper e caneta
  • Modelos de planilhas orçamentárias

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo