Mercado do Saber - Lidando com Porcentagens

Desenvolvida por: Emily … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Educação Financeira e Operações com Porcentagem

O 'Mercado do Saber - Lidando com Porcentagens' é uma atividade pedagógica prática destinada aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de aplicar conceitos matemáticos relativos às porcentagens em um contexto simulado de um mercado. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao mundo das transações financeiras, através do criar, comprar e vender produtos usando 'dinheiro' fictício, com o diferencial de aplicar porcentagens para calcular descontos e acréscimos nos preços. Cada aluno participará ativamente como membro de um grupo, onde juntos criarão anúncios para seus produtos e realizarão cálculos para definir preços de venda com o auxílio de calculadoras. Ao fim da atividade, uma roda de debate será promovida para discutir as estratégias de precificação utilizadas e refletir sobre como as porcentagens influenciam as decisões de compra e venda no cotidiano, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento matemático.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e significativa sobre o conceito de porcentagem e sua aplicabilidade em situações do dia a dia, especialmente no contexto financeiro. Busca-se, através desta prática, desenvolver habilidades de raciocínio lógico, cálculo mental e uso de tecnologias como a calculadora para resolver problemas. Também temos o intuito de fomentar a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade argumentativa dos alunos, preparando-os para lidar com contextos financeiros de maneira crítica e efetiva.

  • Compreender o conceito de porcentagem e sua aplicação em contextos financeiros
  • Desenvolver habilidades de cálculo mental e raciocínio lógico utilizando a porcentagem
  • Praticar o uso da calculadora como ferramenta para resolver problemas matemáticos
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz
  • Promover a discussão e reflexão sobre estratégias de preço e influência das porcentagens nas decisões de compra e venda

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07MA02: Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
  • EF07MA09: Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
  • EF07MA03: Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

Conteúdo Programático

Em consonância com o desenvolvimento de habilidades proposto pela BNCC, esta atividade engloba o estudo de porcentagens em contextos práticos, explorando sua relevância no cotidiano e nas operações financeiras. Ao trabalharem ativamente neste mercado simulado, os alunos terão oportunidade de aplicar conceitos matemáticos à resolução de problemas reais, reforçando a importância da matemática na tomada de decisões financeiras.

  • Conceitos básicos de porcentagem
  • Cálculo de descontos e acréscimos utilizando porcentagens
  • Utilização da calculadora na resolução de problemas matemáticos
  • Leitura e criação de anúncios com informação de preços e descontos
  • Debate sobre estratégias de precificação e impacto das porcentagens em decisões financeiras

Metodologia

Adotaremos uma combinação de metodologias ativas, como a Atividade Mão-na-massa, para o desenvolvimento prático do mercado, a Aprendizagem Baseada em Projetos, para a criação dos produtos e anúncios, e a Roda de Debate, para a discussão final sobre as estratégias de preços. Essa abordagem promove o envolvimento ativo dos alunos, incentivando-os a aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas e a desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe.

  • Atividade Mão-na-massa para construção e simulação do mercado
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para o design e venda de produtos
  • Roda de Debate para discussão de estratégias e reflexão crítica
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos através de dinâmicas competitivas
  • Sala de Aula Invertida para incentivar a pesquisa e preparação prévia sobre porcentagens e finanças

Aulas e Sequências Didáticas

A realização desta atividade estará distribuída ao longo de 6 aulas de 50 minutos, começando com uma introdução aos conceitos chave, seguido pela formação dos grupos, criação e venda dos produtos, e concluindo com a discussão sobre as estratégias de preço.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de porcentagem e apresentação da atividade
  • Aula 2: Formação dos grupos e planejamento dos produtos
  • Aula 3: Criação dos produtos e anúncios
  • Aula 4-5: Simulação do mercado - compra e venda
  • Aula 6: Roda de debate e reflexão final

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, baseada na participação ativa durante as etapas da atividade, na correta aplicação dos conceitos de porcentagem nas operações financeiras, na criatividade e originalidade dos produtos e anúncios criados, bem como na qualidade das contribuições durante a roda de debate. Os alunos serão incentivados a utilizar cálculo mental e calculadoras para assegurar a precisão nos cálculos, e sua capacidade de trabalhar em equipe também será considerada nessa avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples, como papel ou cartolina para a criação dos produtos, ‘dinheiro’ fictício que pode ser impresso previamente, calculadoras para o apoio nos cálculos e espaços adequados na sala para a simulação do mercado e a roda de debate. Recursos adicionais como vídeos educativos sobre porcentagens e finanças podem ser utilizados para preparação prévia ou enriquecimento da discussão.

  • Papel ou cartolina para os produtos
  • 'Dinheiro' fictício pré-impresso
  • Calculadoras
  • Espaço adequado para a simulação do mercado e debate
  • Vídeos educativos sobre porcentagens e finanças

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo