O 'Mercado do Saber - Lidando com Porcentagens' é uma atividade pedagógica prática destinada aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de aplicar conceitos matemáticos relativos às porcentagens em um contexto simulado de um mercado. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao mundo das transações financeiras, através do criar, comprar e vender produtos usando 'dinheiro' fictício, com o diferencial de aplicar porcentagens para calcular descontos e acréscimos nos preços. Cada aluno participará ativamente como membro de um grupo, onde juntos criarão anúncios para seus produtos e realizarão cálculos para definir preços de venda com o auxílio de calculadoras. Ao fim da atividade, uma roda de debate será promovida para discutir as estratégias de precificação utilizadas e refletir sobre como as porcentagens influenciam as decisões de compra e venda no cotidiano, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento matemático.
O principal objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e significativa sobre o conceito de porcentagem e sua aplicabilidade em situações do dia a dia, especialmente no contexto financeiro. Busca-se, através desta prática, desenvolver habilidades de raciocínio lógico, cálculo mental e uso de tecnologias como a calculadora para resolver problemas. Também temos o intuito de fomentar a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade argumentativa dos alunos, preparando-os para lidar com contextos financeiros de maneira crítica e efetiva.
Em consonância com o desenvolvimento de habilidades proposto pela BNCC, esta atividade engloba o estudo de porcentagens em contextos práticos, explorando sua relevância no cotidiano e nas operações financeiras. Ao trabalharem ativamente neste mercado simulado, os alunos terão oportunidade de aplicar conceitos matemáticos à resolução de problemas reais, reforçando a importância da matemática na tomada de decisões financeiras.
Adotaremos uma combinação de metodologias ativas, como a Atividade Mão-na-massa, para o desenvolvimento prático do mercado, a Aprendizagem Baseada em Projetos, para a criação dos produtos e anúncios, e a Roda de Debate, para a discussão final sobre as estratégias de preços. Essa abordagem promove o envolvimento ativo dos alunos, incentivando-os a aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas e a desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe.
A realização desta atividade estará distribuída ao longo de 6 aulas de 50 minutos, começando com uma introdução aos conceitos chave, seguido pela formação dos grupos, criação e venda dos produtos, e concluindo com a discussão sobre as estratégias de preço.
A avaliação será formativa e processual, baseada na participação ativa durante as etapas da atividade, na correta aplicação dos conceitos de porcentagem nas operações financeiras, na criatividade e originalidade dos produtos e anúncios criados, bem como na qualidade das contribuições durante a roda de debate. Os alunos serão incentivados a utilizar cálculo mental e calculadoras para assegurar a precisão nos cálculos, e sua capacidade de trabalhar em equipe também será considerada nessa avaliação.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples, como papel ou cartolina para a criação dos produtos, ‘dinheiro’ fictício que pode ser impresso previamente, calculadoras para o apoio nos cálculos e espaços adequados na sala para a simulação do mercado e a roda de debate. Recursos adicionais como vídeos educativos sobre porcentagens e finanças podem ser utilizados para preparação prévia ou enriquecimento da discussão.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula