Algoritmo da Corrida do Aplicativo

Desenvolvida por: José O… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Funções de 1º grau

A atividade 'Algoritmo da Corrida do Aplicativo' tem como objetivo ensinar aos alunos a aplicação prática de funções de 1º grau, através do desenvolvimento de um algoritmo que calcula o custo de uma corrida de carro. Os estudantes criarão um modelo matemático que relaciona a distância percorrida com o valor cobrado por quilômetro, incorporando ainda uma taxa fixa inicial. Essa tarefa incentiva o uso de ferramentas tecnológicas como planilhas ou softwares de programação, permitindo a simulação de diferentes cenários e o cálculo da corrida de maneira automatizada. A proposta educacional visa não apenas aprimorar o conhecimento matemático, mas também desenvolver habilidades tecnológicas e de resolução de problemas, preparando os alunos para desafios reais do mercado de trabalho. Integrando teoria e prática, essa atividade reforça o conhecimento matemático por meio de exemplos concretos e úteis, estimulando o pensamento crítico e o trabalho colaborativo. A inclusão de elementos tecnológicos no ensino de funções proporciona aos estudantes um entendimento atualizado e aplicável das matemáticas, essencial para formação de um pensamento analítico moderno.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é explorar a aplicação de funções de 1º grau em situações práticas, através da construção de um algoritmo que calcula o custo de uma corrida. Os alunos devem ser capazes de combinar conhecimentos matemáticos e tecnológicos para criar modelos funcionais que reflitam problemas da vida real, promovendo a interligação entre diferentes áreas do conhecimento. Além de atuar no desenvolvimento lógico e analítico, os objetivos incluem fortalecer a capacidade dos alunos de trabalhar colaborativamente, assumindo responsabilidades no processo de aprendizagem e garantindo que cada etapa do desenvolvimento do algoritmo seja compreendida e executada de maneira conjunta e consciente.

  • Desenvolver a capacidade de aplicar funções de 1º grau em problemas práticos.
  • Integrar conhecimentos matemáticos e tecnológicos para criar soluções inovadoras.
  • Trabalhar colaborativamente na criação e simulação de algoritmos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT302: Construir modelos empregando as funções polinomiais de 1º ou 2º graus, para resolver problemas em contextos diversos, com ou sem apoio de tecnologias digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se no domínio das funções de 1º grau e sua aplicação prática através do desenvolvimento de algoritmos. Para proporcionar uma compreensão clara e eficiente, os alunos explorarão a teoria que fundamenta funções lineares, a sua representação gráfica e como elas podem ser transpostas para contextos reais, como no cálculo de viagens. Esta abordagem permitirá a revisão das características das funções, análise de gráficos e a capacidade de transpor esses conceitos matemáticos para ferramentas digitais, como planilhas eletrônicas ou programas de computação, incentivando a transição de métodos analógicos para digitais. Assim, a atividade garante uma articulação entre os saberes matemáticos clássicos e os avanços tecnológicos modernos.

  • Revisão de funções de 1º grau.
  • Representação gráfica de funções lineares.
  • Desenvolvimento de algoritmos para situações práticas.
  • Integração de tecnologia na resolução de problemas matemáticos.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade gira em torno do uso de tecnologias digitais para ensinar conceitos matemáticos clássicos. Buscando engajar os alunos no aprendizado ativo, a aula incentivará a prática através de projetos práticos e resolução de problemas, o que será facilitado pelo uso de planilhas e softwares específicos para simular cenários e resultados. Esse enfoque não só torna o aprendizado mais tangível para os estudantes, mas também promove habilidades cognitivas e sociais pertinentes à formação escolar moderna. A combinação de atividades práticas e teóricas visa incentivar os alunos a desenvolverem autonomia na aprendizagem e a colaborarem efetivamente em grupos, fortalecendo seu networking entre pares e uso das mais novas tecnologias.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Uso de tecnologias digitais para simulação e cálculos.
  • Trabalho colaborativo em grupos pequenos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em uma aula de 100 minutos, permitindo um ajustamento ideal entre a introdução dos conceitos e a aplicação prática. Na única aula prevista, os alunos terão a oportunidade de entender a teoria subjacente, antes de aplicá-la ao problem-solving real através de planilhas ou softwares. Estruturando desta maneira, o cronograma garante que os alunos tenham tempo suficiente para internalizar a teoria, testar suas soluções e discutir seus resultados. Essa forma de organização possibilita uma alta flexibilidade, sendo adaptável a diferentes contextos didáticos e ritmos de aprendizado.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de funções de 1º grau e desenvolvimento do algoritmo para cálculo do custo da corrida usando ferramentas tecnológicas.
  • Momento 1: Introdução às Funções de 1º Grau (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula com uma breve revisão sobre o conceito de funções de 1º grau. Utilize o quadro ou uma apresentação digital para explicar o formato geral da função linear (y = ax + b) e os significados de 'a' e 'b'. Peça aos alunos que se lembrem de exemplos da vida real onde as funções de 1º grau são aplicáveis. Isso ajudará na contextualização. Em seguida, conduza uma breve discussão perguntando exemplos que eles conhecem. Observe se os estudantes estão participando ativamente e ajusta a explanação conforme o nível de engajamento.

    Momento 2: Apresentação da Atividade 'Algoritmo da Corrida do Aplicativo' (Estimativa: 20 minutos)
    Explique aos alunos a atividade que será desenvolvida: criar um algoritmo para calcular o custo de uma corrida. Detalhe como a função de 1º grau será aplicada nesta tarefa, usando um exemplo detalhado no quadro ou apresentação. Divida a turma em pequenos grupos e incentive uma discussão inicial para que eles já pensem em possíveis abordagens. Observe se todos os alunos compreenderam a proposta e se estão engajados na discussão em grupo.

    Momento 3: Desenvolvimento do Algoritmo (Estimativa: 30 minutos)
    Incentive os grupos a desenvolverem seu algoritmo usando computadores ou dispositivos móveis. Permita que escolham entre o uso de planilhas ou softwares de programação, orientando sobre como iniciar, caso tenham dúvidas. Circule pela sala para oferecer suporte, respondendo a perguntas e garantindo que todos estejam colaborando e engajados. Intervenha se perceber que algum grupo está tendo dificuldade em dividir tarefas ou em entender o conceito.

    Momento 4: Apresentação dos Resultados e Discussão (Estimativa: 30 minutos)
    Cada grupo deve apresentar seu algoritmo para a classe, explicando a lógica por trás das suas escolhas. Promova um ambiente de respeito e atenção enquanto cada grupo apresenta, enfatizando a importância das habilidades de comunicação clara e justificada. Ao final de cada apresentação, abra para perguntas ou sugestões dos colegas e forneça feedbacks construtivos. Avalie o envolvimento de cada aluno durante as apresentações e a qualidade das soluções propostas por cada grupo.

Avaliação

Para avaliar a eficácia da atividade, propõe-se o uso de avaliações formativas e somativas que englobam diversas metodologias. A componente formativa acontecerá de maneira contínua, através da observação da participação dos alunos, seu envolvimento no processo de planejamento e execução dos algoritmos e o seu trabalho em grupo, utilizando feedback construtivo que os leve a refletir sobre seus desempenhos e potencialidades. A avaliação somativa poderá ocorrer ao final, com foco na apresentação do modelo matemático desenvolvido, considerando a justificativa dos métodos utilizados e a precisão dos resultados obtidos. O objetivo é assegurar que todos os alunos tenham compreendido os conceitos-chave, mantido um processo de pensamento crítico durante a tarefa e que estejam aptos a transferir tais habilidades para outros contextos. Serão considerados critérios como resolução correta de problemas, inovação nas soluções apresentadas e a clareza na comunicação dos resultados e processos seguidos.

  • Avaliação formativa baseada na observação da participação e colaboração durante a atividade.
  • Avaliação somativa através de apresentação dos algoritmos desenvolvidos e sua justificativa.

Materiais e ferramentas:

A atividade necessita de recursos que apoiem tanto o aprendizado teórico quanto a prática dos conceitos explorados. Entre os principais recursos destacam-se os materiais didáticos, como cadernos e bibliografias sobre funções de 1º grau, além do uso de computadores ou dispositivos com acesso a planilhas eletrônicas e softwares específicos para desenvolvimento de algoritmos. Esse conjunto de recursos técnicos é essencial para que os alunos experienciem um aprendizado tangível e multissensorial, estimulando suas capacidades lógicas a partir de situações simuladas. Adicionalmente, o encorajamento ao uso de calculadoras e gestores online de dados poderá ser oportuno para facilitar e enriquecer a pesquisa e as atividades práticas.

  • Computadores com acesso a softwares ou planilhas para simulação.
  • Materiais didáticos auxiliares sobre funções de 1º grau.
  • Calculadoras para apoio nos cálculos matemáticos.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que os professores têm um volume significativo de trabalho, mas é essencial adotar estratégias que garantam a inclusão e a acessibilidade para todos os alunos no ambiente educacional. Ainda que a turma não apresente condições ou deficiências específicas, é fundamental promover práticas inclusivas e um ensino acessível a todos. O uso de tecnologias pode ser uma dessas práticas, possibilitando aprendizagem personalizada e respeitosa. Recomenda-se a introdução de diferentes mídias e formatos de materiais didáticos, como vídeos com legendas e gráficos detalhados, para atender a uma variedade de estilos de aprendizado. Além disso, ao fomentar ambientes de discussão respeitosa e incentivadora, os alunos têm oportunidades iguais, não só para aprender, mas também para expressar suas opiniões e ideias, integrando de forma efetiva o conteúdo programático diverso e multicultural que a disciplina pode oferecer.

  • Uso de múltiplas mídias para atender diferentes estilos de aprendizagem.
  • Promoção de um ambiente de discussão inclusivo e respeitoso.
  • Adaptação de materiais para máxima acessibilidade, como legendagem em vídeos.

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