Calculando Nosso Espaço

Desenvolvida por: Profes… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Medidas e Cálculos de Áreas e Volumes

Nesta atividade, denominada 'Calculando Nosso Espaço', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão incitados a observar, analisar e propor melhorias para um espaço comum da escola, como pode ser o pátio, a biblioteca ou a cantina. Este desafio englobará a utilização de conceitos matemáticos fundamentais, tais como medidas, cálculos de áreas e de volumes, além da estimativa de custos necessários para a implementação das propostas. Os estudantes serão divididos em grupos para realizar medições do espaço escolhido, discutir possíveis melhorias que podem ser promovidas e calcular os materiais, assim como os custos implicados nestas modificações. Será uma oportunidade para que os alunos apliquem, de maneira prática e significativa, a matemática na resolução de problemas reais, promovendo a capacidade de trabalho em equipe e oferecendo uma contribuição direta à comunidade escolar. Além disso, a atividade incentivará o uso de tecnologia, como apps de medidas e calculadoras, facilitando os cálculos e as representações gráficas.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é duplo; por um lado, busca-se oferecer aos estudantes uma aplicação real e tangível dos conceitos matemáticos estudados em sala de aula, especialmente aqueles relacionados às medidas, áreas e volumes. Por outro lado, visa-se incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a solução colaborativa de problemas. Além disso, será uma ocasião para que os alunos compreendam melhor a importância da matemática nas decisões cotidianas e no desenvolvimento de projetos que afetam sua comunidade escolar diretamente.

  • Aplicar conceitos matemáticos na vida real.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Incentivar a observação e análise crítica do espaço escolar.
  • Estimular o planejamento e cálculo de recursos necessários para melhorias.
  • Promover a utilização de tecnologia como ferramenta de apoio aos cálculos e representações gráficas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT101: Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • EM13MAT201: Propor ou participar de ações adequadas às demandas da região, preferencialmente para sua comunidade, envolvendo medições e cálculos de perímetro, de área, de volume, de capacidade ou de massa.
  • EM13MAT301: Resolver e elaborar problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, que envolvem equações lineares simultâneas, usando técnicas algébricas e gráficas, com ou sem apoio de tecnologias digitais.

Conteúdo Programático

Abordaremos conceitos centrais envolvendo medidas de comprimento, conversão de unidades, cálculo de áreas e volumes, e introdução a conceitos de custo e orçamento na Matemática. Além disso, haverá um enriquecimento com habilidades de análise crítica de espaço e necessidades, utilizando métodos de coleta de dados e representações gráficas para planejamento.

  • Medidas de comprimento e conversão de unidades.
  • Cálculos de área e volume.
  • Introdução a custos e orçamento.
  • Análise crítica de espaços e necessidades.
  • Métodos de coleta de dados e representações gráficas.

Metodologia

Esta atividade será realizada utilizando a metodologia ativa, onde os alunos serão os principais responsáveis pela condução do projeto, desde a escolha do espaço a ser melhorado até a apresentação da proposta final. O professor atuará como facilitador, orientando no uso das ferramentas, na realização dos cálculos e nas discussões críticas. As tecnologias digitais terão papel fundamental, sendo usadas tanto para a medição e visualização dos espaços quanto para os cálculos e simulações de custo.

  • Trabalho em grupo para fomentar a colaboração.
  • Uso de tecnologias digitais para medições e cálculos.
  • Discussões em grupo para decisão de propostas.
  • Apresentação dos projetos e feedback da comunidade escolar.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, haverá a introdução do projeto, formação dos grupos e início da análise dos espaços. A segunda aula será dedicada à elaboração das propostas, cálculos finais e preparação da apresentação final.

  • Aula 1: Introdução, formação dos grupos e início das medições.
  • Aula 2: Finalização dos cálculos, elaboração das propostas e preparação das apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade das análises e propostas apresentadas e na precisão dos cálculos realizados. Será dada especial atenção ao uso efetivo das tecnologias digitais e à habilidade de trabalhar em equipe. Os grupos apresentarão suas propostas para a classe, e haverá uma votação para eleger a proposta mais viável e inovadora, considerando também os custos estimados. As habilidades de comunicação e persuasão também serão avaliadas durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de medição, como fitas métricas e talvez medidores laser, além de acesso a computadores ou tablets com software para desenho técnico ou simulação de espaços. Aplicativos de calculadora também serão essenciais para os cálculos de áreas, volumes e custos. Será encorajado o uso do quadro branco para as discussões em grupo e o planejamento das propostas.

  • Fitas métricas e medidores laser.
  • Computadores ou tablets com software de desenho técnico.
  • Aplicativos de calculadora.
  • Quadro branco e marcadores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo