Desafio do Volume: De Pipetas a Pirâmides

Desenvolvida por: Elyvel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria Espacial e Princípio de Cavalieri

Nesta atividade prática, denominada 'Desafio do Volume: De Pipetas a Pirâmides', os alunos do 2º ano do Ensino Médio explorarão conceitos geométricos e físicos ao calcular o volume de objetos de formas irregulares. Utilizando o conceito do Princípio de Cavalieri e incorporando a abordagem da Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes serão incentivados a formar grupos e selecionar diferentes objetos dentro da escola. Esta seleção pode variar desde materiais de laboratório, como pipetas, até modelos de pirâmides geométricas. A atividade desafiará os alunos a utilizar métodos de deslocamento de líquido para estimar o volume dos objetos selecionados. Posteriormente, cada grupo apresentará a metodologia adotada e os resultados obtidos, promovendo uma discussão em sala sobre as variações e precisão das medições. Este projeto tem como objetivos principais o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, o trabalho em equipe, e o fomento ao senso crítico e investigativo dos alunos ao confrontarem teoria e prática.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade envolvem proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos à resolução de problemas do mundo real, especialmente no cálculo de volume de objetos com formas irregulares. A meta é estimular o raciocínio lógico, o trabalho colaborativo e a capacidade investigativa, incentivando os estudantes a realizar medições, cálculos e análises críticas. Adicionalmente, busca-se desenvolver habilidades como comunicação eficaz, ao compartilharem os resultados obtidos, e a utilização do pensamento crítico para entender e explicar as possíveis variações nas medições.

  • Aplicar o princípio de Cavalieri no cálculo de volume de objetos de formas irregulares.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Utilizar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos para resolver problemas complexos.
  • Promover o pensamento crítico e investigativo.
  • Relacionar conceitos matemáticos com aplicações práticas no cotidiano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT201: Propor ou participar de ações adequadas às demandas da região, preferencialmente para sua comunidade, envolvendo medições e cálculos de perímetro, de área, de volume, de capacidade ou de massa.
  • EM13MAT504: Investigar processos de obtenção da medida do volume de prismas, pirâmides, cilindros e cones, incluindo o princípio de Cavalieri, para a obtenção das fórmulas de cálculo da medida do volume dessas figuras.
  • EM13MAT506: Representar graficamente a variação da área e do perímetro de um polígono regular quando os comprimentos de seus lados variam, analisando e classificando as funções envolvidas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo do princípio de Cavalieri, formas geométricas básicas e suas propriedades, incluindo volume e área, assim como metodologias ativas de aprendizagem, incluindo Aprendizagem Baseada em Projetos. Será dado enfoque na aplicação prática desses conceitos através de experimentos que desafiam os alunos a investigar e calcular o volume de objetos com formas irregulares.

  • Princípio de Cavalieri
  • Cálculo de volume de objetos irregulares
  • Metodologias ativas de aprendizagem
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Deslocamento de líquido como método de medição de volume

Metodologia

A atividade será realizada através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, promovendo a interação dos alunos em grupos para resolver um problema real: o cálculo do volume de objetos de formas irregulares. A abordagem prática, somada ao desafio de apresentar e discutir os resultados, fomenta o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, investigação e análise crítica.

  • Formação de grupos para seleção de objetos
  • Utilização de deslocamento de líquido para determinar volume
  • Apresentação dos métodos e resultados
  • Discussão em classe sobre as variações e precisões das medições

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária será distribuída em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução dos conceitos e a formação dos grupos. Na segunda aula, os alunos realizarão as medições e prepararão as apresentações.

  • Aula 1: Introdução dos conceitos e formação dos grupos.
  • Aula 2: Realização das medições e preparação das apresentações.

Avaliação

Os estudantes serão avaliados com base na precisão das medições realizadas, clareza e criatividade apresentada na metodologia, capacidade de trabalho em equipe, e na qualidade das discussões geradas durante a apresentação dos resultados. A avaliação focará tanto no processo de aprendizagem quanto nos resultados finais, valorizando a aplicação dos conceitos matemáticos e o desenvolvimento de habilidades críticas e investigativas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recipientes graduados para a medição de líquidos, objetos de formas irregulares selecionados pelos alunos, água ou outro líquido para o deslocamento, além de dispositivos de gravação ou anotações para capturar e apresentar os resultados.

  • Recipientes graduados para medição de líquidos
  • Objetos de formas irregulares
  • Água ou outro líquido para deslocamento
  • Dispositivos de gravação ou anotações

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