Turismo Estatístico pela Escola

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e suas Tecnologias
Temática: Estatística Aplicada

A atividade 'Turismo Estatístico pela Escola' propõe uma abordagem prática e dinâmica para que os alunos do 2º ano do Ensino Médio compreendam e apliquem conceitos fundamentais de estatística. Sob a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os estudantes serão instigados a sair em campo, dentro do próprio ambiente escolar, para coletar dados referentes ao uso de diferentes espaços como refeitório, biblioteca e quadra esportiva. Cada equipe será responsável por observar e registrar a quantidade de usuários por hora, as atividades predominantes em cada local e quaisquer outros padrões de comportamento relevantes. A missão envolve desde a fase de planejamento de coleta de dados até a análise dos mesmos, culminando na criação de gráficos diversos que representem visualmente as descobertas. Essa jornada prática visa não apenas o desenvolvimento de habilidades relacionadas à estatística, mas também a promoção de competências como trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda sobre conceitos estatísticos aplicados, através de uma experiência de aprendizagem ativa, dinâmica e significativa. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de coletar dados de forma sistemática, analisá-los criticamente e apresentar suas conclusões de maneira clara através de diferentes tipos de gráficos. Além disso, a atividade pretende fomentar habilidades importantes como trabalho em equipe, planejamento, execução e avaliação de projetos, bem como aprimorar a capacidade de observação e análise crítica da realidade ao redor.

  • Desenvolver habilidades de coleta e organização de dados estatísticos.
  • Analisar e interpretar conjuntos de dados.
  • Criar e interpretar diferentes tipos de gráficos estatísticos.
  • Discutir e compreender os padrões de comportamento observados e suas implicações.
  • Aprimorar habilidades de trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará inicialmente conceitos básicos de estatística, incluindo tipos de dados, métodos de coleta e princípios de análise estatística. Seguidamente, serão explorados diferentes tipos de gráficos (barras, linhas, setores) e sua adequação na representação de variados conjuntos de dados. Os alunos também aprenderão sobre medidas de tendência central e dispersão. Paralelamente, serão discutidas habilidades transversais como planejamento de pesquisa, trabalho em equipe e análise crítica.

  • Conceitos básicos de estatística.
  • Métodos de coleta de dados.
  • Análise e interpretação de dados.
  • Representação gráfica de dados.
  • Medidas de tendência central e dispersão.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa' que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem. A atividade será realizada em grupos, promovendo a interação entre os participantes e permitindo a troca de experiências. A coleta de dados será feita em campo, com os alunos explorando diferentes espaços da escola. Posteriormente, esses dados serão sistematizados, analisados e apresentados em forma de gráficos, usando ferramentas digitais e materiais convencionais. Reflexões grupais sobre as descobertas e seu impacto serão incentivadas durante todo o processo.

  • Trabalho em equipe para levantamento de dados.
  • Uso de ferramentas digitais para análise e representação dos dados.
  • Discussões em grupo para interpretação dos resultados.
  • Apresentação e debate das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será distribuída em um total de 10 horas, divididas em aulas de 60 minutos, para permitir uma exploração aprofundada de cada etapa do projeto, desde o planejamento, coleta de dados, análise estatística até a apresentação final dos resultados.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos básicos de estatística e planejamento da coleta de dados.
  • Aula 2: Coleta de dados no refeitório.
  • Aula 3: Coleta de dados na biblioteca.
  • Aula 4: Coleta de dados na quadra esportiva.
  • Aula 5: Organização e sistematização dos dados coletados.
  • Aula 6: Introdução a softwares e ferramentas de análise de dados.
  • Aula 7: Criação de gráficos e análise dos resultados.
  • Aula 8: Discussão em grupo das descobertas.
  • Aula 9: Preparação da apresentação dos resultados.
  • Aula 10: Apresentação e discussão final.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será contínua e processual, enfocando tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem. Serão avaliados a eficiência e a eficácia da coleta de dados, a criatividade e a clareza na apresentação dos gráficos, a profundidade da análise estatística e a capacidade de trabalhar em equipe. A apresentação final dos resultados e a argumentação durante as discussões grupais também serão critérios importantes. Exemplos de critérios específicos incluem a organização e precisão dos dados coletados, a adequação dos gráficos escolhidos para representar os dados e a qualidade das análises e conclusões apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa e uso de softwares de planilhas eletrônicas para análise de dados. Materiais de escritório básicos como lápis, borracha, régua e papel milimetrado serão utilizados para a confecção de gráficos à mão, caso necessário. A escola deverá proporcionar acesso às áreas de coleta de dados durante os períodos planejados.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Softwares de planilhas eletrônicas.
  • Materiais de escritório (lápis, borracha, régua, papel milimetrado).
  • Acesso às diferentes áreas da escola para coleta de dados.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo