A atividade 'Turismo Estatístico pela Escola' propõe uma abordagem prática e dinâmica para que os alunos do 2º ano do Ensino Médio compreendam e apliquem conceitos fundamentais de estatística. Sob a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os estudantes serão instigados a sair em campo, dentro do próprio ambiente escolar, para coletar dados referentes ao uso de diferentes espaços como refeitório, biblioteca e quadra esportiva. Cada equipe será responsável por observar e registrar a quantidade de usuários por hora, as atividades predominantes em cada local e quaisquer outros padrões de comportamento relevantes. A missão envolve desde a fase de planejamento de coleta de dados até a análise dos mesmos, culminando na criação de gráficos diversos que representem visualmente as descobertas. Essa jornada prática visa não apenas o desenvolvimento de habilidades relacionadas à estatística, mas também a promoção de competências como trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação eficaz.
O objetivo principal desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda sobre conceitos estatísticos aplicados, através de uma experiência de aprendizagem ativa, dinâmica e significativa. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de coletar dados de forma sistemática, analisá-los criticamente e apresentar suas conclusões de maneira clara através de diferentes tipos de gráficos. Além disso, a atividade pretende fomentar habilidades importantes como trabalho em equipe, planejamento, execução e avaliação de projetos, bem como aprimorar a capacidade de observação e análise crítica da realidade ao redor.
O conteúdo programático abordará inicialmente conceitos básicos de estatística, incluindo tipos de dados, métodos de coleta e princípios de análise estatística. Seguidamente, serão explorados diferentes tipos de gráficos (barras, linhas, setores) e sua adequação na representação de variados conjuntos de dados. Os alunos também aprenderão sobre medidas de tendência central e dispersão. Paralelamente, serão discutidas habilidades transversais como planejamento de pesquisa, trabalho em equipe e análise crítica.
Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa' que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem. A atividade será realizada em grupos, promovendo a interação entre os participantes e permitindo a troca de experiências. A coleta de dados será feita em campo, com os alunos explorando diferentes espaços da escola. Posteriormente, esses dados serão sistematizados, analisados e apresentados em forma de gráficos, usando ferramentas digitais e materiais convencionais. Reflexões grupais sobre as descobertas e seu impacto serão incentivadas durante todo o processo.
Esta atividade será distribuída em um total de 10 horas, divididas em aulas de 60 minutos, para permitir uma exploração aprofundada de cada etapa do projeto, desde o planejamento, coleta de dados, análise estatística até a apresentação final dos resultados.
A avaliação dessa atividade será contínua e processual, enfocando tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem. Serão avaliados a eficiência e a eficácia da coleta de dados, a criatividade e a clareza na apresentação dos gráficos, a profundidade da análise estatística e a capacidade de trabalhar em equipe. A apresentação final dos resultados e a argumentação durante as discussões grupais também serão critérios importantes. Exemplos de critérios específicos incluem a organização e precisão dos dados coletados, a adequação dos gráficos escolhidos para representar os dados e a qualidade das análises e conclusões apresentadas.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa e uso de softwares de planilhas eletrônicas para análise de dados. Materiais de escritório básicos como lápis, borracha, régua e papel milimetrado serão utilizados para a confecção de gráficos à mão, caso necessário. A escola deverá proporcionar acesso às áreas de coleta de dados durante os períodos planejados.
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