A atividade tem como propósito desenvolver nos alunos do 3º ano do Ensino Médio a capacidade de entender, construir e analisar um balanço patrimonial, ferramenta essencial da contabilidade. Durante a aula, os alunos explorarão a estrutura de um balanço patrimonial, compreendendo seus objetivos, componentes e como interpretar as informações nele contidas. Os grupos de alunos irão criar um balanço ficcional de uma pequena empresa, utilizando seus conhecimentos para discutir como diferentes variáveis econômicas afetam os ativos, passivos e o patrimônio líquido da empresa. Este trabalho colaborativo não só desenvolve habilidades de interpretação e organização de dados econômicos, mas também promove a capacidade de apresentação de conclusões diante da turma, aprimorando habilidades de comunicação. A atividade desafia os alunos a aplicar o conhecimento matemático em um contexto prático e relevante, simulando situações do mundo real que contribuem para seu entendimento sobre economia e negócios, preparando-os para transições futuras para o ensino superior ou mercado de trabalho.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem capacitar os alunos a interpretar e elaborar balanços patrimoniais fictícios, promovendo a compreensão de conceitos contábeis essenciais. Adicionalmente, busca-se desenvolver habilidades críticas e criativas ao analisar variáveis econômicas e seus impactos diretos na estrutura patrimonial de uma organização. Ao trabalhar colaborativamente, os alunos exercitam capacidades importantes para a vida acadêmica e profissional, como cooperação, comunicação eficaz e resolução de problemas complexos. As atividades oferecem uma abordagem prática ao conteúdo teórico, preparando os alunos para questionar, analisar e contextualizar informações econômicas e estatísticas. Este plano de aula integra competências previstas na BNCC, favorecendo um aprendizado significativo.
O conteúdo programático desta atividade centra-se na compreensão e elaboração de balanços patrimoniais, identificando e definindo os componentes principais: ativos, passivos e patrimônio líquido. A atividade promove a habilidade de análise crítica ao discutir as variáveis econômicas que influenciam cada componente do balanço. Em uma abordagem prática, os alunos desenvolverão conhecimentos sobre terminologias contábeis e a aplicabilidade desses conceitos em cenários de negócios reais ou simulados. Além disso, serão incentivados a interpretar, de maneira crítica e autônoma, dados financeiros como parte da preparação para a compreensão de contextos econômicos complexos.
A metodologia da atividade envolve um aprendizado ativo, centrado no aluno, em que a prática de constructivismo e trabalho em grupos são essenciais. A formação de grupos de trabalho para a elaboração do balanço patrimonial fictício possibilita que os alunos apliquem suas habilidades cognitivas e sociais. Aproveitando a interação entre pares, a atividade estimula o engajamento e pensamento crítico colaborativo. Sem o uso de tecnologias digitais, os alunos desenvolvem a destreza de transpor teorias matemáticas e contábeis para atividades manuais e escritas, um método relevante para facilitar o aprofundamento conceitual e incentivar discussões entre alunos.
O cronograma para esta atividade foi estruturado em uma única aula de 60 minutos, que será dividida em diferentes fases para potencializar o uso do tempo. Inicialmente, haverá uma introdução teórica sobre a estrutura do balanço patrimonial (20 minutos), seguida por uma atividade prática em grupos para elaboração do balanço fictício (25 minutos). Por fim, os grupos terão um momento de apresentação para compartilhar suas análises e conclusões com a turma (15 minutos). Esta abordagem por etapas assegura que cada aspecto essencial do aprendizado seja abordado com a devida atenção.
Momento 1: Introdução ao Balanço Patrimonial (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula apresentando o conceito do balanço patrimonial. Explique sua importância no contexto empresarial e como ele ajuda na tomada de decisões financeiras. Utilize um quadro branco para ilustrar a estrutura básica do balanço, dividida em ativos, passivos e patrimônio líquido. É importante que os alunos entendam a função de cada componente. Permita que façam perguntas para esclarecer dúvidas iniciais sobre o tema.
Momento 2: Exploração Coletiva dos Componentes do Balanço (Estimativa: 15 minutos)
Divida a turma em pequenos grupos e distribua papel e lápis. Peça que cada grupo liste exemplos de ativos, passivos e patrimônio líquido que acham relevantes para uma empresa. Após a listagem, solicite que cada grupo compartilhe suas ideias, enquanto você anota no quadro para que todos possam comparar suas listas. Observe se todos estão envolvidos e incentive a participação daqueles que estão mais quietos. Durante esta atividade, avalie a compreensão através da diversidade e correção dos exemplos apresentados pelos alunos.
Momento 3: Criação de Balanço Patrimonial Ficcional em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
Oriente cada grupo a criar um balanço patrimonial fictício para uma pequena empresa (por exemplo, uma padaria local), utilizando os exemplos listados no momento anterior. Distribua réguas para ajudá-los a organizar visualmente os dados no papel. Circulando pela sala, oriente as equipes que encontrarem dificuldades e faça perguntas que estimulem a análise crítica das escolhas feitas. O produto final será um balanço simplificado, mas preciso, que reflete o entendimento dos conceitos pelos alunos.
Momento 4: Apresentação e Discussão dos Resultados (Estimativa: 15 minutos)
Peça que cada grupo apresente seu balanço para a turma, destacando suas principais escolhas e eventuais dificuldades. Promova uma discussão sobre pontos comuns e divergentes entre os diferentes balanços apresentados. Avalie a clareza das apresentações e a capacidade de cada grupo defender suas escolhas. Este momento estimulará habilidades de comunicação e permitirá a você avaliar a compreensão coletiva do conceito de balanço patrimonial.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
A inclusão nesta atividade pode ser enriquecida permitindo-se variações na apresentação final, como encorajar apresentações orais ou visuais conforme o conforto e habilidade dos alunos. Para aqueles que possam ter dificuldades de escrita ou expressão, ofereça tempo adicional ou simplificação das tarefas. Utilize sempre uma linguagem clara e acessível e esteja aberto para revisar as explicações conforme necessário. Mantenha um tom encorajador e acomode diferentes estilos de aprendizado sempre que possível.
A avaliação desta atividade se dará de forma diversa, garantindo que diferentes aspectos do aprendizado sejam contemplados. Primeiramente, uma avaliação formativa ocorrerá durante as discussões em grupo, onde o professor poderá fornecer feedback imediato sobre a compreensão dos conceitos e a dinâmica de trabalho colaborativo. Em seguida, uma avaliação somativa será realizada por meio da apresentação final de cada grupo. O objetivo é avaliar não apenas a clareza e precisão das análises feitas, mas também o uso de terminologia correta e a originalidade das soluções apresentadas. Critérios incluem coerência e lógica das conclusões, habilidades de apresentação, e colaboração efetiva dentro dos grupos. Exemplos práticos incluem o uso de rubricas com descritores claros e o incentivo a autoavaliação e avaliação entre pares, facilitando o desenvolvimento crítico dos alunos.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem materiais básicos como folhas de papel, lápis, réguas e outros instrumentos que facilitem a construção do balanço patrimonial de forma manual. Esses materiais incentivam a destreza manual e o pensamento lógico, promovendo uma aproximação prática com os conceitos teóricos apresentados. A ausência de tecnologia digital faz com que os alunos se concentrem nos métodos tradicionais de resolução de problemas, garantindo uma compreensão mais profunda do conteúdo discutido.
Sabemos das muitas responsabilidades que o professor enfrenta ao gerir sala de aula e conteúdo, no entanto, é essencial que a inclusão e acessibilidade estejam no centro das práticas pedagógicas. Neste plano, procurar-se-á usar uma comunicação acessível, adaptando o vocabulário sempre que necessário para facilitar a compreensão de todos os alunos, sem criar estigmas. Considerando que a turma não tem condições e deficiências específicas, é importante garantir que o espaço físico da sala de aula seja organizado de forma a permitir que todos os alunos tenham igualdade de acesso às atividades. Além disso, se houver alunos que certamente aprendem melhor através de contexto visual, quadrinhos ou diagramas extra seriam úteis. Priorizar, sempre que possível, uma linguagem clara, objetiva e inclusiva, além de promover um ambiente de discussão onde o respeito à diversidade de pensamentos e culturas é fundamental.
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