Minha Primeira Receita

Desenvolvida por: Ivanil… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de texto e Gênero Textual: Receita

Esta atividade está projetada para engajar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na produção autônoma de textos, utilizando o gênero textual 'receita'. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito de receitas por meio da análise de exemplos simples. Esta introdução tem o objetivo de familiarizá-los com a estrutura e a linguagem características desse gênero textual. Em seguida, os alunos realizarão uma pesquisa, com o suporte do educador, para selecionar os ingredientes e compreender os passos necessários na preparação de um prato de sua escolha. Este processo visa desenvolver habilidades de pesquisa e autoria, incentivando a curiosidade e promovendo a autonomia do aluno. Cada aluno, então, será desafiado a escrever a receita selecionada, enfatizando a importância da clareza e da sequência lógica dos comandos. Após a produção textual, as receitas serão compiladas em um pequeno livro de receitas da turma, permitindo a prática da leitura em voz alta e promovendo a oralidade entre os alunos. Este projeto culmina em uma celebração do aprendizado coletivo, onde os alunos compartilham e valorizam os trabalhos uns dos outros, reforçando a autoestima e as competências linguísticas adquiridas durante o projeto.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é possibilitar a autonomia dos alunos na produção de textos, especificamente no gênero textual 'receita', além de promover habilidades de leitura e oralidade. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar a estrutura característica de uma receita, compreendendo a importância da sequência de passos e da clareza das instruções. Também visa estimular o interesse pela leitura através da participação em um projeto coletivo, aprimorando as habilidades de pesquisa e de escrita criativa. Através deste projeto, os alunos desenvolverão competências como organização textual, coesão, coerência e a aplicação prática da linguagem em um contexto significativo para eles. Este conjunto de habilidades é fundamental para a formação de leitores e escritores proficientes, preparando-os para diversos desafios acadêmicos e cotidianos.

  • Compreender a estrutura e a funcionalidade do gênero textual 'receita'
  • Desenvolver habilidades de pesquisa para coleta de informações sobre os ingredientes e o processo de preparo de um prato
  • Aprimorar a capacidade de expressar comandos de forma clara e sequencial na produção de um texto
  • Promover a prática de leitura e oralidade através da apresentação das receitas
  • Estimular a autonomia, criatividade e trabalho colaborativo no processo de aprendizagem

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP18 - Planejar e produzir textos escritos, tendo como referência textos sobre os mesmos temas, levando em conta a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto
  • EF02LP06 - Produzir textos orais que demandem planejamento e uso de recursos expressivos adequados aos gêneros e às situações comunicativas

Conteúdo Programático

A atividade 'Minha Primeira Receita' permite a exploração prática e teórica do gênero textual 'receita', englobando desde sua estrutura até seu propósito comunicativo. Ao longo das aulas, os alunos entrarão em contato com diferentes exemplos de receitas, aprendendo sobre a importância de cada elemento (ingredientes, modo de preparo, etc.), e como esses contribuem para a clareza e eficácia do texto. A habilidade de organizar ideias de forma sequencial e lógica não apenas fortalecerá a escrita, mas também a capacidade de seguir instruções complexas, habilidades valiosas tanto na escola quanto na vida cotidiana.

  • Introdução ao gênero textual 'receita': estrutura e propósito
  • Pesquisa e seleção de informações para a preparação de um prato
  • Escrita autônoma de receitas: importância da sequência e clareza
  • Criação de um livro da turma com as receitas produzidas
  • Leitura e apresentação oral das receitas

Metodologia

Adotando uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, a atividade 'Minha Primeira Receita' envolve os alunos em um processo ativo de construção do conhecimento, desde a fase de planejamento até a produção e compartilhamento das receitas. A metodologia ativa inclui Roda de Debate, para discussão e troca de ideias sobre as receitas escolhidas, e a Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizam pesquisas em casa e trazem informações para serem trabalhadas em sala. Este ambiente dinâmico favorece não apenas a aprendizagem do conteúdo, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e respeito pela opinião dos outros.

  • Análise de exemplos de receitas para familiarização com o gênero
  • Roda de Debate para escolha dos pratos e troca de ideias
  • Pesquisa individual sobre os ingredientes e modo de preparo
  • Escrita autônoma da receita selecionada
  • Compilação das receitas em um livro e apresentação para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao gênero textual 'receita' e iniciarão a pesquisa dos pratos escolhidos. Na segunda aula, após a conclusão das pesquisas, os alunos escreverão suas receitas e, se houver tempo, iniciarão a preparação do livro da turma com as receitas coletadas.

  • Aula 1: Introdução ao gênero textual 'receita', escolha dos pratos e início das pesquisas
  • Aula 2: Redação das receitas, compilação em livro da turma e início das apresentações

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação e o engajamento dos alunos em todas as fases do projeto. Avaliar-se-á a capacidade de pesquisa e seleção adequada de informações, a coerência e clareza na produção textual das receitas, bem como a habilidade em apresentá-las oralmente para a turma. Será dada atenção especial à melhoria progressiva dos alunos, incentivando a autoavaliação e a reflexão sobre o próprio aprendizado. Exemplos de boas práticas e a superação de dificuldades serão valorizados, promovendo um ambiente de apoio mútuo e aprendizagem significativa.

Materiais e ferramentas:

Para a efetiva realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para as pesquisas, materiais básicos de escrita (papel, lápis, borracha), exemplos impressos de receitas para análise e um computador com software de texto para a compilação do livro da turma. Adicionalmente, será útil ter um espaço na sala de aula dedicado à exposição dos trabalhos, promovendo a valorização e compartilhamento das aprendizagens.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de escrita (papel, lápis, borracha)
  • Exemplos impressos de receitas
  • Computador com software de texto para compilação do livro
  • Espaço de exposição para os trabalhos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo