Caça-Substantivo na Praça

Desenvolvida por: France… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Linguagem, Trabalho e Tecnologia

A atividade 'Caça-Sinônimos na Praça' propõe uma saída de campo à uma praça ou parque próximo à escola, objetivando a exploração prática do vocabulário da língua portuguesa e o reconhecimento da riqueza sinonímica. Mediante uma gincana, os alunos receberão listas de palavras e deverão buscar no ambiente ao redor objetos ou situações que representem sinônimos dessas palavras, por exemplo, para 'rápido', eles poderão indicar um esquilo em movimento. Essa atividade não só estimula a observação e a associação de ideias, mas também promove a interação com o meio, o trabalho em equipe e a análise linguística em um contexto real e palpável, favorecendo uma aprendizagem significativa e ativa. A meta é fazer com que os alunos percebam a amplitude de significados que uma palavra pode assumir em diferentes contextos e o uso prático da língua em situações cotidianas, aproximando o aprendizado da realidade dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito da atividade 'Caça-Sinônimos na Praça' é estimular nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a capacidade de análise linguística, especialmente no que tange às diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica. Busca-se desenvolver habilidades de observação, raciocínio lógico, trabalho em equipe, e compreensão da aplicação prática e variada do vocabulário. Pretende-se fomentar, ademais, a valorização da língua como fenômeno vivo e em constante transformação, reconhecendo suas variedades e evitando preconceitos linguísticos.

  • Desenvolver habilidades de observação e associação linguística em contexto real.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os alunos.
  • Ampliar o vocabulário e a compreensão sobre sinônimos.
  • Fomentar a percepção sobre a língua como fenômeno dinâmico e vivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP03: Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
  • EF69LP55: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

Conteúdo Programático

A atividade está programada para explorar o vocabulário e a riqueza sinonímica da língua portuguesa, contextualizando o aprendizado com a realidade dos alunos e estimulando a observação direta das palavras em uso. Além de reforçar aspectos teóricos de sinônimos, buscará promover uma compreensão mais ampla sobre a língua e suas variações, contribuindo para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o preconceito linguístico e a importância da norma-padrão.

  • Sinônimos e antônimos.
  • Variações linguísticas e preconceito linguístico.
  • Trabalho em equipe e estratégias de comunicação.
  • Observação e análise do uso da língua na vida cotidiana.

Metodologia

A metodologia inclui saída de campo, atividade mão-na-massa, roda de debate, e aprendizagem baseada em jogos, enfatizando a experimentação direta pelo aluno. Durante a saída, os alunos, organizados em grupos, receberão listas de palavras para encontrar sinônimos no ambiente. Após a gincana, uma roda de debate permitirá compartilhar experiências e reflexões sobre a atividade, reforçando a aprendizagem colaborativa e a contextualização do vocabulário explorado.

  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de uma hora cada. Na primeira sessão, ocorrerá a saída de campo, com a execução da gincana 'Caça-Sinônimos'. Na segunda sessão, será promovida a roda de debate para compartilhamento das experiências e reflexões sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Saída de Campo - Gincana 'Caça-Sinônimos'
  • Aula 2: Roda de Debate - Reflexões e Compartilhamento das Experiências

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça-Sinônimos na Praça' será realizada de forma contínua e formativa, considerando a participação e o engajamento dos alunos durante a saída de campo e a gincana, bem como suas contribuições na roda de debate. Será dada ênfase à criatividade, ao raciocínio lógico, à habilidade de trabalhar em equipe e à capacidade de articular reflexões sobre o uso da língua. Exemplos de ações avaliativas incluem a observação direta durante a atividade, análise das descobertas dos alunos e a qualidade das interações e discussões na roda de debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários os seguintes recursos: listas de palavras com sinônimos para cada grupo de alunos, pranchetas ou blocos de anotação, canetas ou lápis, câmera fotográfica ou celulares para registro das descobertas (opcional), e materiais para a roda de debate como cadeiras ou toalhas para sentar. Adicionalmente, será providenciado um guia impresso sobre sinônimos e variações linguísticas para consulta e aprofundamento pós-atividade.

  • Listas de palavras com sinônimos
  • Pranchetas ou blocos de anotação
  • Canetas ou lápis
  • Câmera fotográfica ou celulares (opcional)
  • Materiais para a roda de debate (cadeiras ou toalhas)
  • Guia impresso sobre sinônimos e variações linguísticas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo