Criando Nossa HQ

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de texto e produção de histórias em quadrinhos

A atividade 'Criando Nossa HQ' visa estimular a criatividade, interpretação de texto e habilidades artísticas dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da produção de histórias em quadrinhos em grupos. Nessa proposta, os estudantes receberão uma história curta que servirá de base para a criação da própria HQ. O desafio é relacionar as partes do texto com imagens e diálogos, fazendo uso dos recursos gráficos característicos das histórias em quadrinhos, como balões de fala, tipos de letras e onomatopeias, para dar vida à narrativa. A atividade se conclui com a apresentação das HQs criadas pelos grupos para toda a classe, fomentando um debate sobre as diversas interpretações e escolhas criativas feitas pelos alunos. Esse processo não só promove a desenvoltura linguística e visual, mas também estimula o pensamento crítico e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de interpretar e correlacionar elementos textuais e visuais na construção de uma narrativa em formato de história em quadrinhos. Busca-se também estimular a criatividade, o raciocínio crítico e a habilidade de trabalhar colaborativamente. Os estudantes serão incentivados a praticar a leitura fluente, aperfeiçoar a escrita por meio de revisões colaborativas e ampliar sua compreensão dos recursos gráficos como componentes fundamentais da narrativa em quadrinhos.

  • Desenvolver a capacidade de interpretação de textos e de imagens.
  • Estimular a criatividade e a expressão individual e coletiva.
  • Fomentar a habilidade de trabalho em equipe.
  • Praticar a fluência em leitura e a habilidade de revisão e aprimoramento de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Conteúdo Programático

Este plano de aula se concentra em interpretação de texto, produção textual e análise de elementos gráficos, fundamentais para a criação de histórias em quadrinhos. Os alunos aprenderão a importância da relação entre texto e imagem em narrativas visuais, a expressar ideias por meio de recursos gráficos e a valorizar a revisão textual como etapa essencial no processo de criação.

  • Interpretação de texto
  • Produção de narrativas visuais
  • Uso de recursos gráficos em histórias em quadrinhos
  • Revisão e aprimoramento de textos

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, incentivando os alunos a assumirem um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Antes da aula, será solicitado que os alunos leiam uma história curta específica e reflitam sobre possíveis adaptações para o formato de HQ. Na sala de aula, os grupos serão formados e começarão a criar suas histórias em quadrinhos, com base nas diretrizes fornecidas, promovendo um ambiente colaborativo de discussão e criação. Aprofundaremos a compreensão dos elementos gráficos de HQs através de exemplos práticos e exercícios em grupo.

  • Leitura prévia individual
  • Formação de grupos para discussão e criação colaborativa
  • Uso de recursos gráficos e textuais na construção da narrativa
  • Revisão colaborativa das HQs criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após a formação dos grupos, haverá a discussão da história base e o início da produção das HQs. A segunda aula será dedicada à conclusão das HQs e à apresentação e debate das criações pelos grupos.

  • Aula 1: Discussão da história base e início da criação das HQs.
  • Aula 2: Conclusão das HQs e apresentação para a turma.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da análise qualitativa dos trabalhos apresentados, levando em consideração a criatividade, a coesão narrativa, a correção linguística e o uso adequado e original dos elementos gráficos. Durante a apresentação das HQs, a participação dos alunos na discussão sobre as diferentes produções, bem como a colaboração durante o processo de criação, serão critérios relevantes. Exemplos específicos de boas práticas observadas serão compartilhados como feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários papel, lápis, borrachas, lápis de cor ou canetinhas, além de acesso a histórias curtas selecionadas para a leitura prévia. Recomenda-se também o uso de exemplos de histórias em quadrinhos para ilustrar o uso dos recursos gráficos discutidos.

  • Papel sulfite ou caderno de desenho
  • Lápis de escrever, lápis de cor e canetinhas
  • Borrachas e apontadores
  • Histórias curtas para a leitura prévia
  • Exemplos de histórias em quadrinhos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo