Detetives de Letras

Desenvolvida por: Alice … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e reconhecimento de letras e palavras no ambiente escolar

A atividade 'Detetives de Letras' é uma imersiva e divertida jornada dedicada a transformar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em pequenos detetives, com a missão de identificar letras e palavras no ambiente escolar. Utilizando lupas de brincadeira, eles serão encorajados a explorar diversas áreas da escola como biblioteca, secretaria e salas de aula. Nesta busca, serão colocadas estrategicamente letras e palavras para serem encontradas, incentivando assim o reconhecimento da orientação correta da escrita e a interação com diferentes tipos de textos. Ao promover esta exploração, a atividade visa também estimular a curiosidade, a leitura e a escrita compartilhada entre os alunos. Ao final, haverá um momento coletivo onde os pequenos detetives partilharão suas descobertas, promovendo um rico diálogo e troca de experiências sobre suas aventuras e aprendizados.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos dessa atividade residem na capacitação dos alunos para reconhecerem a orientação correta da leitura e escrita, de esquerda para direita e de cima para baixo da página, além de desenvolver habilidades de leitura e reconhecimento de palavras em variados contextos. Será também uma excelente oportunidade para fomentar a interação social e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo que entregam uma experiência prática de exploração do ambiente escolar. Dessa maneira, além do aprendizado linguístico, a atividade proposta encoraja a iniciativa, a observação atenta e a capacidade de compartilhar descobertas, habilidades importantes para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Reconhecer a orientação correta da escrita.
  • Desenvolver habilidades de leitura.
  • Promover a interação com diversos tipos de textos.
  • Estimular a curiosidade e iniciativa.
  • Incentivar a comunicação e partilha de informações.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF01LP01
  • description": "Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página." }, { "code": EF12LP02
  • description": Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

Conteúdo Programático

Integrar a ludicidade com o aprendizado é uma estratégia pedagógica eficaz para o engajamento das crianças. O conteúdo programático desta atividade abrangerá desde o reconhecimento visual de letras e palavras, passando pela observação da orientação padrão da escrita, até a leitura em contexto real e a interação com diversos textos. Este conjunto de habilidades é fundamental e estará alinhado às etapas iniciais de alfabetização, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento educacional subsequente dos alunos.

  • Reconhecimento visual de letras e palavras.
  • Orientação padrão de leitura e escrita.
  • Leitura contextualizada.
  • Interatividade com diferentes textos.

Metodologia

Esta atividade será guiada pela metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos, atuando como detetives, irão explorar o ambiente em busca de letras e palavras. A utilização de lupas de brincadeira serve para enfatizar o aspecto lúdico e investigativo, tornando o aprendizado mais atrativo. A exploração de diferentes espaços da escola, em busca de elementos previamente selecionados pelo professor, promove não apenas o engajamento físico como também o cognitivo, através do reconhecimento e leitura de palavras em contextos diversos.

  • Uso de lupas de brincadeira para explorar e investigar.
  • Exploração ativa do ambiente escolar.
  • Identificação e leitura de palavras e letras.
  • Interação e discussão em grupo sobre as descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Detetives de Letras' será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma introdução sobre o jogo, explicação das regras e distribuição do material. A busca pelas letras e palavras acontecerá neste primeiro encontro. Na segunda aula, os alunos compartilharão as descobertas, com discussão sobre as palavras encontradas, e haverá uma atividade de leitura coletiva das palavras identificadas.

  • Aula 1: Introdução, explicação das regras e início da busca pelas letras e palavras.
  • Aula 2: Compartilhamento das descobertas e atividade de leitura coletiva.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando o envolvimento dos alunos durante a atividade de busca e na partilha de suas descobertas. Será levado em consideração o esforço de cada um na identificação das letras e palavras, bem como a colaboração e a interação com os colegas durante a discussão. A capacidade de relacionar as palavras encontradas com os objetos ou contextos correspondentes também será um critério de avaliação. Exemplos específicos de sucesso na atividade podem incluir o reconhecimento correto e explicação do contexto de uma palavra descoberta.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem lupas de brincadeira, que poderão ser confeccionadas pelos próprios alunos ou fornecidas pelo professor, etiquetas com letras e palavras previamente preparadas e fixadas nos locais de busca. Além disso, será útil ter cartazes ou quadros para a etapa final de compartilhamento das descobertas, onde as palavras encontradas poderão ser escritas e discutidas.

  • Lupas de brincadeira.
  • Etiquetas com letras e palavras.
  • Cartazes ou quadros para compartilhamento das descobertas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo