Histórias em Jogo

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Conto infantil e criação de jogos

Nesta atividade, denominada 'Histórias em Jogo', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a mergulhar no mundo literário fora da sala de aula, inicialmente através de uma estratégia de Sala de Aula Invertida, onde terão o dever de ler um conto específico em casa. No retorno à sala de aula, os alunos serão organizados em pequenos grupos, com o objetivo de recontar a história lida de uma maneira bastante original: por meio da criação de um jogo de tabuleiro. Cada grupo deverá usar sua criatividade para desenhar o tabuleiro, que incluirá desafios e perguntas baseadas no conto lido, transformando a narrativa em uma aventura interativa. Ao final desta atividade, cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu jogo aos colegas, explicando as regras e a forma como incorporaram as partes do conto em diferentes aspectos do jogo. Finalmente, todos os alunos terão a chance de jogar os jogos criados pelos seus colegas. Este processo promoverá a expressão oral, estimulará a capacidade de síntese, incentivará a criatividade e facilitará a socialização entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo principal fomentar nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental habilidades de leitura compreensiva, expressão oral, trabalho em equipe, criatividade e síntese. Ao recontar uma história por meio da criação de um jogo de tabuleiro, os estudantes praticarão a retenção e compreensão do texto, além de exercitarem a capacidade de expor oralmente suas ideias com clareza, estruturando o pensamento de modo que outros possam compreender. Também visa incentivar a socialização e a cooperação entre os alunos, habilidades importantes no processo de aprendizado colaborativo.

  • Promover a compreensão leitora e a expressão oral.
  • Estimular a criatividade e a inovação na recriação de uma história.
  • Fomentar habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Desenvolver a capacidade de síntese e reconto de histórias.
  • Praticar a socialização e compartilhamento de conhecimento entre os alunos.

Conteúdo Programático

Neste plano, o conteúdo programático engloba a leitura e interpretação de contos infantis, expressão oral através da narração de histórias, criação artística ao desenharem os tabuleiros e elementos de jogos, além das habilidades sociais necessárias para trabalhar em grupo. A metodologia adotada permite que o aluno seja o protagonista do seu aprendizado, incentivando a exploração criativa e a aplicação prática dos conteúdos abordados em Língua Portuguesa.

  • Leitura e interpretação de textos literários.
  • Expressão oral e narração de histórias.
  • Desenho e criação de jogos de tabuleiro.
  • Trabalho em equipe e socialização.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade inicia com a Sala de Aula Invertida, incentivando a leitura em casa. Segue com a Atividade Mão-na-massa, onde os alunos colocarão em prática a criação dos jogos de tabuleiro, promovendo o aprendizado ativo. A atividade culmina em uma Roda de Debate, com a apresentação e discussão dos jogos criados, permitindo a expressão e a escuta ativa entre os participantes.

  • Sala de Aula Invertida para a leitura do conto.
  • Atividade Mão-na-massa na criação dos jogos de tabuleiro.
  • Roda de Debate para apresentação e jogabilidade.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão o desenho de seus tabuleiros, discutindo ideias e planejando as perguntas e desafios baseados no conto lido. A segunda aula será dedicada à finalização dos tabuleiros, apresentação dos jogos criados por cada grupo e, posteriormente, um momento de interação onde todos poderão jogar e experimentar as criações dos colegas.

  • Aula 1: Planejamento e criação dos jogos de tabuleiro.
  • Aula 2: Apresentação dos jogos e sessão de jogabilidade entre os alunos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação efetiva dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a leitura do conto, passando pela criação coletiva do jogo até sua apresentação e envolvimento nas atividades de jogabilidade. Será avaliada a qualidade e criatividade do tabuleiro, a coerência das perguntas e desafios com o texto lido, bem como as habilidades de expressão oral durante a apresentação. Além disso, a capacidade de trabalho em equipe, interação e respeito durante todo o processo serão aspectos considerados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos para a confecção dos jogos de tabuleiro, tais como cartolina, marcadores, cola, tesoura, além de exemplares dos contos selecionados para a leitura em casa. Também é recomendável o uso de recursos digitais como apresentações em slides para a exposição das ideias e regras dos jogos criados.

  • Contos infantis para a leitura.
  • Materiais para criação de jogos de tabuleiro (cartolina, marcadores, cola, tesoura).
  • Recursos digitais para apresentações (opcional).

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