Mosaico das Origens

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Cultura e Diversidade

O projeto 'Mosaico das Origens' convida os alunos do 3º ano do ensino fundamental a uma jornada de descoberta pessoal e coletiva. Nessa atividade, os estudantes serão incentivados a investigar suas origens familiares, trazendo à tona as histórias de onde vieram seus antepassados. Essa busca se dará com o auxílio das famílias e resultará no preenchimento de um mapa-múndi, identificando os países de origem. O grande destaque da atividade é a criação de um mosaico colorido, que será montado coletivamente na sala de aula, representando a diversidade das origens de cada aluno através de pedaços de papel coloridos. Este projeto culminará em uma apresentação, onde cada aluno terá a oportunidade de compartilhar aspectos da cultura, tradições e contribuições de seus antepassados, fomentando um ambiente de respeito mútuo e valorização da diversidade cultural presente na sala de curso.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais ampliar o conhecimento dos alunos sobre suas próprias origens e as dos colegas, fortalecer o respeito pela diversidade cultural e estimular a habilidade de pesquisa e apresentação em público. Através do mosaico das origens, os alunos poderão visualizar de forma concreta a diversidade presente em sua sala de aula, reconhecendo a importância da contribuição de diferentes culturas para a sociedade como um todo.

  • Compreender a própria herança cultural e a dos colegas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Estimular a criatividade na criação do mosaico
  • Fomentar habilidades de apresentação em público
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03GE01: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
  • EF03GE02: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
  • EF03GE03: Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

Conteúdo Programático

A atividade será orientada pelo conteúdo programático que engloba a compreensão de conceitos relacionados à diversidade cultural, investigação histórica familiar e representações geográficas. Os alunos aprenderão sobre as diferentes culturas que compõem sua sala de aula e, por extensão, sua comunidade, desenvolvendo uma visão mais ampla do mundo em que vivem.

  • Diversidade cultural
  • Genealogia familiar
  • Representações geográficas e mapas
  • Tradições e contribuições culturais
  • Apresentação oral e comunicação

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos primeiramente realizarão pesquisas em casa com suas famílias sobre suas origens. Em sala, discutirão suas descobertas e começarão a montagem do mosaico coletivo, seguida pela preparação e realização das apresentações individuais de suas culturas. Essa abordagem fomenta a participação ativa dos estudantes em seu processo de aprendizado, valorizando suas experiências pessoais como ponto de partida para a construção do conhecimento.

  • Pesquisa familiar
  • Criação coletiva do mosaico
  • Apresentações individuais
  • Discussões em grupo sobre diversidade cultural

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 4 horas, divididas em 6 aulas de 40 minutos cada. Inicialmente, dedicaremos duas aulas para exploração e pesquisa sobre as origens familiares. As próximas duas aulas serão usadas para criação do mosaico. As duas últimas aulas serão destinadas à preparação e realização das apresentações culturais dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da pesquisa familiar
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e discussão inicial dos resultados
  • Aula 3: Início da criação do mosaico
  • Aula 4: Finalização do mosaico
  • Aula 5: Preparação das apresentações culturais
  • Aula 6: Realização das apresentações culturais

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação ativa do aluno em todas as etapas do projeto, a qualidade e profundidade da pesquisa familiar realizada, a contribuição para a criação do mosaico, bem como a organização e a expressividade durante a apresentação cultural. Será dada ênfase ao desenvolvimento das habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e comunicação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários mapas-múndi, papéis coloridos para o mosaico, materiais de arte para decoração e criação, acesso à internet para pesquisa, além de câmera ou celular para registros fotográficos. A disponibilização destes recursos permitirá que os alunos expressem suas histórias de maneira criativa e visual, enriquecendo a experiência educacional.

  • Mapas-múndi
  • Papéis coloridos
  • Materiais de arte
  • Acesso à internet
  • Câmera ou celular para registros

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo