Neste plano de aula, intitulado 'Laboratório de Letras Visuais', os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a mergulhar no fascinante mundo dos textos multissemióticos. Através de uma abordagem prática e criativa, eles irão explorar como as imagens e palavras se interligam para construir significados complexos e atraentes. Utilizando-se de artes visuais, tais como colagens e cartazes, os alunos selecionarão títulos de textos, imagens diversas e empregarão recursos gráficos como cores, formas e variações de tamanhos de fonte para transmitir mensagens específicas ou contar histórias curtas. Este processo não só estimula a criatividade e o engajamento dos alunos, mas também aprimora a compreensão sobre como os aspectos visuais e textuais colaboram na comunicação de ideias. Ao término das atividades, será organizada uma exposição das obras criadas, promovendo uma rica discussão sobre os efeitos de sentido gerados pelas escolhas visuais de cada aluno. Este momento contribui significativamente para o entendimento da importância dos recursos gráfico-visuais na produção de textos multissemióticos, alinhando-se à habilidade EF15LP04 da BNCC.
O objetivo desta oficina criativa ao abordar textos multissemióticos é possibilitar que os alunos compreendam e valorizem a complexidade da comunicação visual integrada ao texto escrito. Procura-se desenvolver habilidades de leitura, interpretação, criatividade e expressão artística, estimulando os estudantes a refletir sobre como as imagens e palavras podem ser combinadas para enriquecer a narrativa e a transmissão de mensagens. A intenção é fazer com que cada aluno seja capaz de identificar e aplicar diversos recursos gráfico-visuais em suas criações, percebendo o impacto destes na compreensão e no interesse do público.
Este plano de aula tem como principal conteúdo os textos multissemióticos, enfocando na compreensão de como as imagens e o texto interagem para produzir significado. Discutiremos a relevância dos recursos gráfico-visuais, como cores, formas e tamanhos de letras, na construção de mensagens eficazes e atraentes. Além disso, será realizada uma análise sobre a função social de diferentes textos e como eles se enquadram nos diversos contextos da vida dos alunos.
Utilizaremos uma metodologia ativa, combinando Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, para engajar os alunos na construção de conhecimento de forma prática e participativa. Ao longo das aulas, os estudantes serão encorajados a experimentar com diferentes materiais visuais, colaborar com os colegas em projetos de grupo e participar ativamente das discussões para aprimorar suas criações e compreensões.
A atividade total terá duração de 4 horas, dividida em 4 aulas de 50 minutos. Cada aula é estruturada para progressivamente introduzir os conceitos e técnicas,prática criativa, e finalmente, a revisão e exposição dos trabalhos.
A avaliação será realizada de maneira formativa, com base no envolvimento e progresso dos alunos ao longo de todo o processo. Será dada ênfase à originalidade e criatividade nas criações, à capacidade de justificar as escolhas visuais feitas, e à participação nas discussões e análises coletivas. Exemplos de critérios a serem observados incluem: adequação dos recursos visuais à mensagem pretendida, coerência e clareza na comunicação das ideias, e colaboração durante as atividades em grupo.
Para a realização da atividade, será necessário dispor de uma variedade de materiais e recursos, como papeis de diferentes cores e texturas, revistas para recorte, cola, tesouras, marcadores coloridos e acesso a impressoras. Também será aproveitado recursos digitais, como imagens da internet e softwares de edição simples, para ampliar as possibilidades criativas dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula