Mapa do Tempo em Família

Desenvolvida por: Elenic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: História familiar e a noção de tempo

Nesta atividade, o objetivo principal é proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de compreender melhor a noção de continuidade e mudança ao longo do tempo, por meio da construção de um mapa do tempo familiar. A atividade envolverá a criação de linhas do tempo que ilustram a história de suas famílias, começando pelo nascimento dos avós ou de familiares mais antigos, se disponível, até o presente. Os alunos serão encorajados a trazer fotos, documentos e outros itens de decoração de casa para personalizar suas linhas do tempo. Isso não apenas tornará a atividade mais significativa, mas também facilitará a visualização da sequência de eventos históricos familiares. Essa abordagem prática visa promover uma compreensão mais profunda da passagem do tempo, da história pessoal e coletiva, e de como as histórias individuais se entrelaçam dentro do contexto familiar maior.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os alunos serão capazes de visualizar a noção de passagem do tempo de uma forma tangível e pessoal. Eles aprenderão a organizar eventos em sequência cronológica e a reconhecer a importância da história familiar na construção de suas próprias identidades. Além disso, desenvolverão habilidades de pesquisa ao coletar informações e materiais de suas famílias, e habilidades artísticas na montagem e decoração de suas linhas do tempo. Esta atividade também visa reforçar o entendimento de que a história é feita de histórias individuais e coletivas, encorajando a apreciação pela diversidade e singularidade de cada trajetória familiar.

  • Visualizar de forma prática a sequência de eventos históricos familiares.
  • Compreender a noção de passagem do tempo através da história pessoal.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e de organização de informações.
  • Fomentar a criatividade na apresentação de informações históricas.

Conteúdo Programático

Esta atividade abordará tópicos fundamentais como a noção de tempo histórico, a importância da história familiar na compreensão da história maior, e como organizar eventos em uma linha do tempo de forma clara e coerente. Além disso, os alunos serão introduzidos a conceitos básicos de pesquisa histórica e aprenderão a valorizar e utilizar fontes primárias, como fotos e documentos familiares, como um meio de acessar e compreender o passado.

  • Noção de tempo histórico e sequência de eventos.
  • Importância da história familiar.
  • Organização de informações em uma linha do tempo.
  • Conceitos básicos de pesquisa histórica.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando os alunos a se envolverem ativamente na construção das suas linhas do tempo familiares. Isso será feito mediante a orientação para a busca de informações, seleção de materiais relevantes e a criativa montagem e decoração dos mapas. Além de uma explanação inicial sobre como criar uma linha do tempo, os alunos serão encorajados a compartilhar histórias e discutir sobre suas descobertas em sala de aula, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo.

  • Construção de linhas do tempo com materiais variados.
  • Pesquisa e seleção de informações e materiais familiares.
  • Discussão em grupo e compartilhamento de histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão instruções sobre a atividade e começarão a pesquisar e coletar materiais. Na segunda aula, eles finalizarão a montagem das linhas do tempo e compartilharão suas criações com a turma.

  • Aula 1: Introdução e início da pesquisa e coleta de materiais.
  • Aula 2: Finalização das linhas do tempo e compartilhamento.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as aulas, na completude e precisão histórica de suas linhas do tempo, e na criatividade empregada na montagem e decoração. A capacidade de compartilhar e discutir sobre suas descobertas com os colegas também será considerada. Exemplos específicos ou aspectos destacados dos projetos dos alunos podem ser usados para ilustrar pontos específicos de aprendizado alcançados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartolinas, marcadores coloridos, cola, tesoura e materiais decorativos diversos que os alunos possam trazer de casa, como fotos, recortes de revistas e documentos antigos. Também será útil ter acesso a uma impressora para a reprodução de fotos digitais e a internet para pesquisas adicionais.

  • Cartolinas
  • Marcadores coloridos
  • Cola e tesoura
  • Materiais decorativos: fotos, documentos, recortes
  • Acesso à impressora e internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo