Nesta atividade, o objetivo principal é proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de compreender melhor a noção de continuidade e mudança ao longo do tempo, por meio da construção de um mapa do tempo familiar. A atividade envolverá a criação de linhas do tempo que ilustram a história de suas famílias, começando pelo nascimento dos avós ou de familiares mais antigos, se disponível, até o presente. Os alunos serão encorajados a trazer fotos, documentos e outros itens de decoração de casa para personalizar suas linhas do tempo. Isso não apenas tornará a atividade mais significativa, mas também facilitará a visualização da sequência de eventos históricos familiares. Essa abordagem prática visa promover uma compreensão mais profunda da passagem do tempo, da história pessoal e coletiva, e de como as histórias individuais se entrelaçam dentro do contexto familiar maior.
Através desta atividade, os alunos serão capazes de visualizar a noção de passagem do tempo de uma forma tangível e pessoal. Eles aprenderão a organizar eventos em sequência cronológica e a reconhecer a importância da história familiar na construção de suas próprias identidades. Além disso, desenvolverão habilidades de pesquisa ao coletar informações e materiais de suas famílias, e habilidades artísticas na montagem e decoração de suas linhas do tempo. Esta atividade também visa reforçar o entendimento de que a história é feita de histórias individuais e coletivas, encorajando a apreciação pela diversidade e singularidade de cada trajetória familiar.
Esta atividade abordará tópicos fundamentais como a noção de tempo histórico, a importância da história familiar na compreensão da história maior, e como organizar eventos em uma linha do tempo de forma clara e coerente. Além disso, os alunos serão introduzidos a conceitos básicos de pesquisa histórica e aprenderão a valorizar e utilizar fontes primárias, como fotos e documentos familiares, como um meio de acessar e compreender o passado.
Utilizaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando os alunos a se envolverem ativamente na construção das suas linhas do tempo familiares. Isso será feito mediante a orientação para a busca de informações, seleção de materiais relevantes e a criativa montagem e decoração dos mapas. Além de uma explanação inicial sobre como criar uma linha do tempo, os alunos serão encorajados a compartilhar histórias e discutir sobre suas descobertas em sala de aula, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão instruções sobre a atividade e começarão a pesquisar e coletar materiais. Na segunda aula, eles finalizarão a montagem das linhas do tempo e compartilharão suas criações com a turma.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as aulas, na completude e precisão histórica de suas linhas do tempo, e na criatividade empregada na montagem e decoração. A capacidade de compartilhar e discutir sobre suas descobertas com os colegas também será considerada. Exemplos específicos ou aspectos destacados dos projetos dos alunos podem ser usados para ilustrar pontos específicos de aprendizado alcançados.
Para a realização desta atividade, serão necessários cartolinas, marcadores coloridos, cola, tesoura e materiais decorativos diversos que os alunos possam trazer de casa, como fotos, recortes de revistas e documentos antigos. Também será útil ter acesso a uma impressora para a reprodução de fotos digitais e a internet para pesquisas adicionais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula