Caça aos Pronomes

Desenvolvida por: Ana Cl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Pronomes como recurso coesivo anafórico

Esta atividade, denominada 'Caça aos Pronomes', é projetada para auxiliar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a compreender e aplicar pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos em textos. A atividade inicia-se com uma tarefa de casa, na qual os alunos devem ler um texto indicado e sublinhar todos os pronomes identificados. Em sala de aula, eles serão divididos em grupos e receberão um novo texto. A missão é encontrar, classificar e explicar os pronomes utilizando cores diferentes para cada tipo. Esta dinâmica não apenas promove a compreensão da coesão textual como também familiariza os estudantes com a função anafórica dos pronomes, alinhando-se às habilidades EF35LP14 e EF35LP29 da BNCC. Por meio deste exercício interativo, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre componentes essenciais da língua, melhorando assim sua competência leitora e escritora.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e aplicada dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, focando na sua função coesiva e anafórica dentro de textos. Espera-se que, por meio da análise e classificação desses pronomes em contexto real de uso, os estudantes desenvolvam habilidades essenciais de leitura e escrita, além de promover a capacidade de trabalhar em grupo e apresentar seus achados de maneira coesa e coerente. Além disso, objetiva-se fomentar a reflexão sobre o papel dos pronomes no estabelecimento de coesão textual.

  • Identificar e classificar pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos em textos.
  • Compreender a função coesiva anafórica dos pronomes.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a capacidade de apresentação.

Conteúdo Programático

A proposta pedagógica foca no estudo dos pronomes e sua importância para a coesão textual. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, aprendendo sobre suas classificações e usos. O exercício de identificação e classificação desses elementos em textos ajuda na compreensão de como os pronomes contribuem para a fluidez e coesão na comunicação escrita, essencial para a produção textual coesa e coerente.

  • Pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos
  • Coesão textual
  • Função anafórica dos pronomes
  • Leitura e interpretação de texto

Metodologia

Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos iniciam o processo de aprendizado em casa, lendo e preparando-se para a aula com antecedência. Em sala, o trabalho em grupo para identificar e classificar pronomes promove a colaboração e o debate, facilitando a construção conjunta do conhecimento. Essa abordagem hands-on, aliada à apresentação dos resultados, permite uma imersão profunda no conteúdo e fomenta habilidades de comunicação, análise crítica e aplicação prática do aprendizado.

  • Leitura prévia e identificação de pronomes
  • Trabalho em grupo para classificação dos pronomes
  • Apresentação e discussão dos resultados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve revisão dos pronomes, os alunos trabalharão em grupos na classificação dos pronomes do novo texto. Na segunda aula, cada grupo apresentará seus resultados, discutindo a função dos pronomes identificados.

  • Aula 1: Revisão de pronomes e trabalho em grupo
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e discussão

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa de cada aluno durante a atividade em grupo e na apresentação dos resultados. Consideraremos a capacidade de identificar corretamente os pronomes, a compreensão da sua função coesiva no texto, e a habilidade de explicação clara durante a apresentação. feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar o aprendizado contínuo. Exemplos práticos e a qualidade das discussões em grupo também serão aspectos considerados na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários textos com temáticas apropriadas ao nível dos alunos, marcadores coloridos para a identificação dos pronomes, quadro branco ou cartazes para as apresentações dos grupos. A utilização de recursos digitais como apresentações em slides ou documentos colaborativos online pode enriquecer as apresentações e facilitar a discussão.

  • Textos impressos
  • Marcadores coloridos
  • Quadro branco ou cartazes
  • Recursos digitais (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo