Esta atividade dinâmica tem como objetivo proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental um profundo entendimento sobre a transição do mercantilismo para o capitalismo. Utilizando a metodologia de sala de aula invertida, os estudantes serão incentivados a estudar o tema previamente em casa através de recursos diversos como artigos, vídeos e podcasts. Posteriormente, em sala de aula, serão divididos em dois grupos representando visões opostas - uma defendendo o mercantilismo e outra o capitalismo. Sob a orientação do professor, esses grupos terão a chance de debater as razões, vantagens e desvantagens desses sistemas econômicos e sua influência nas dinâmicas sociais, econômicas e políticas do mundo. O debate proporcionará uma análise crítica, encorajando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. O fruto desse debate será compartilhado através da criação de um mural colaborativo online ou em forma de um cartaz, servindo como um resumo coletivo e criativo do aprendizado alcançado.
O propósito desta atividade é incentivar os alunos a compreender as complexidades da transição do mercantilismo para o capitalismo, identificar as características principais de cada sistema e analisar como essas mudanças impactaram as sociedades globalmente. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de argumentação, análise crítica e síntese ao participar ativamente no debate. Além disso, ao trabalhar em equipe para construir um mural colaborativo, os alunos terão a oportunidade de fortalecer competências sociais e de colaboração.
A transição do mercantilismo para o capitalismo é um tema complexo que abrange diversas áreas, incluindo história, economia, política e sociedade. Esta atividade providenciará aos alunos a chance de explorar esses aspectos através do debate e da pesquisa. Eles investigarão as diferentes facetas desses sistemas econômicos, discutindo sobre as razões desta mudança, suas implicações para as sociedades da época e o legado deixado para o mundo moderno.
Esta atividade será guiada pelas metodologias ativas de aprendizado, incluindo a sala de aula invertida, debates, trabalho em grupo e criação de um mural colaborativo. Esta abordagem visa engajar os alunos de maneira significativa, incentivando a pesquisa prática, a participação ativa no debate e a colaboração. A sala de aula invertida permitirá aos alunos chegar preparados para o debate, enquanto a roda de debate facilitará a expressão de diversas perspectivas. A síntese do debate em um mural colaborativo promove a criatividade e o senso de comunidade na construção do conhecimento.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, o professor apresentará a atividade e começará a moderação do debate. Na segunda aula, o debate será finalizado e os alunos trabalharão na criação do mural colaborativo.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos no debate, na qualidade dos argumentos apresentados e na contribuição para a criação do mural colaborativo. Será considerada a capacidade de trabalho em equipe, a utilização de evidências para embasar argumentos e a criatividade na apresentação das conclusões. O envolvimento dos alunos durante todo o processo, desde a pesquisa prévia até a contribuição no mural, será crucial para a avaliação.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos variados para pesquisa prévia, como acesso à internet, artigos, vídeos e podcasts. Em sala de aula, serão precisos materiais para o debate e criação do mural, tais como marcadores, cartazes ou acesso a uma plataforma online para a criação de um mural digital.
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