Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito de poemas visuais, uma forma de expressão que combina elementos verbais e visuais para criar significado. Inicialmente, os alunos explorarão diversos exemplos de poemas visuais para entender como o formato do texto, as ilustrações e outros efeitos visuais contribuem para a interpretação e apreciação do poema. Após essa imersão, será proposto um projeto no qual cada aluno criará seu próprio poema visual, utilizando uma variedade de materiais como papel, lápis de cor, marcadores e elementos digitais, se disponíveis. O foco estará na disposição criativa das palavras, escolha de imagens e uso de efeitos visuais que complementem e enriqueçam a narrativa poética pretendida pelo aluno. Os poemas visuais produzidos serão então compartilhados e discutidos em classe, proporcionando uma rica troca de ideias e interpretações, além de serem expostos ou publicados em um blog da turma para apreciação da comunidade escolar.
O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de leitura crítica e criatividade, promovendo a compreensão de como diferentes elementos visuais e textuais interagem para criar significados complexos em poemas. Pretende-se também estimular a expressão individual dos alunos através da criação de seus próprios poemas visuais, despertando o interesse pela exploração da linguagem poética e visual de forma integrada. Além disso, busca-se fomentar o respeito pela interpretação e trabalho criativo dos colegas, incentivando o compartilhamento de percepções e sentimentos evocados por suas criações.
O conteúdo programático da atividade envolve o estudo da poesia visual como um gênero literário que incorpora elementos visuais na construção de seu significado. Os alunos aprenderão sobre a importância da disposição espacial das palavras, o uso de ilustrações e outros efeitos visuais, como cor, forma e movimento, na composição de poemas visuais. Além disso, o programa abordará técnicas básicas de produção de imagens, selecionando e combinando cores, formas e texturas para complementar o texto poético.
A atividade será baseada na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão desafiados a criar seus próprios poemas visuais como parte de um projeto prático. Após uma fase inicial de exploração e análise de exemplos, os alunos trabalharão individualmente e em grupo para planejar, desenvolver e revisar seus poemas, usando uma variedade de materiais e ferramentas. Serão encorajados a experimentar com o layout das palavras, a combinação de imagens e o uso de cores e formas para expressar suas ideias e sentimentos de maneira única e pessoal.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de poemas visuais e analisarão exemplos. Na segunda aula, os alunos trabalharão na criação de seus poemas visuais, finalizando com uma sessão de compartilhamento e discussão dos projetos.
Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa durante todas as fases da atividade, desde a exploração de poemas visuais até a criação e compartilhamento de seus trabalhos. Será dada especial atenção ao esforço criativo, à originalidade das ideias e à habilidade de integrar texto e elementos visuais de forma harmoniosa. A avaliação também levará em conta a capacidade de reflexão e articulação dos alunos sobre o processo criativo e as obras desenvolvidas, tanto individualmente quanto em grupo.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de arte, como papel, lápis de cor, canetas hidrográficas e marcadores. Se disponível, o uso de tablets ou computadores com softwares de edição de imagem pode enriquecer a experiência. Além disso, será compilada uma seleção de poemas visuais em diferentes mídias para inspiração e análise crítica.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula