O Laboratório de Palavras

Desenvolvida por: Luceli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estrutura e formação de palavras

A atividade 'O Laboratório de Palavras' convida os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a se tornarem investigadores da língua portuguesa, explorando a estrutura das palavras, com foco nas vogais presentes em diferentes profissões. Ao desmontar as palavras, os estudantes identificarão as vogais em todas as sílabas, enfatizando a leitura e escrita correta de palavras com variadas estruturas silábicas (CV, V, CVC, CCV). Este laboratório de palavras não apenas fortalece o entendimento sobre a organização e estrutura das palavras na língua portuguesa mas também celebra a descoberta coletiva através de uma roda de debate, onde as descobertas serão compartilhadas, inspirando aprendizado colaborativo e crítico sobre a linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a importância das vogais na estruturação de palavras, promovendo habilidades de leitura e escrita por meio da exploração de estruturas silábicas diversificadas. Pretende-se, assim, reforçar a capacidade de análise linguística dos estudantes, desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe, e aprimorar a expressão oral por meio da participação ativa em debates. Este método ativo de aprendizado visa não só o reconhecimento de padrões silábicos, mas também estimular o interesse e a curiosidade dos alunos pelo universo vasto da língua portuguesa.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita
  • Reconhecer e aplicar diferentes estruturas silábicas
  • Promover trabalho em equipe e expressão oral
  • Estimular a análise crítica e a curiosidade linguística

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • EF02LP03: Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
  • EF02LP04: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Conteúdo Programático

Neste módulo, os alunos vão aprofundar-se em estruturas silábicas básicas, compreendendo a importância das vogais na criação de palavras. Através da investigação direcionada, observação e compartilhamento de descobertas, os estudantes vão explorar as relações entre sons e letras, e como estas estruturas contribuem para a formação de palavras relacionadas a diversas profissões, fortalecendo assim a sua compreensão geral sobre a dinâmica da língua portuguesa.

  • Estruturas silábicas: CV, V, CVC, CCV
  • Importância das vogais na formação de palavras
  • Relação entre sons e letras
  • Análise linguística de palavras de diferentes profissões

Metodologia

A metodologia aplicada será ativa e participativa, utilizando a abordagem da Roda de Debate. Os alunos serão divididos em grupos pequenos para investigar as palavras e suas estruturas silábicas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Após a investigação, a classe se reunirá em uma roda de debate para compartilhar e discutir suas descobertas, permitindo que os alunos construam conjuntamente o conhecimento sobre a importância das vogais e estruturas de palavras na língua portuguesa.

  • Trabalho em grupo para investigação de palavras
  • Roda de Debate para compartilhamento e discussão das descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em um total de 3 horas, divididas em três aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e divisão dos grupos. Na segunda, os grupos farão a investigação das palavras. Na última aula, ocorrerá a Roda de Debate para compartilhamento das descobertas.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos (60 minutos)
  • Aula 2: Investigação das palavras pelos grupos (60 minutos)
  • Aula 3: Roda de Debate e compartilhamento das descobertas (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a investigação das palavras e sua contribuição para a roda de debate. Observar-se-á a capacidade de trabalhar em equipe, a profundidade da análise linguística realizada e a habilidade de expressar oralmente as descobertas. Exemplos específicos de aplicação prática do aprendizado, assim como o uso correto das estruturas silábicas investigadas, serão considerados para a avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples: cartolinas, marcadores, lápis, borracha, tesoura e cola para a fase de investigação. Além disso, será utilizada uma sala de aula que permita a formação de uma roda de debate confortável para todos os participantes. A presença de um quadro também é essencial para que se possam anotar e visualizar as descobertas dos alunos.

  • Cartolinas
  • Marcadores
  • Lápis, borracha, tesoura e cola
  • Sala de aula preparada para roda de debate
  • Quadro para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo