Cine-Resenha em Dupla

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual

A atividade 'Cine-Resenha em Dupla' é uma proposta pedagógica que visa integrar o universo cinematográfico às práticas de leitura, escrita e interpretação de texto dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os estudantes, organizados em pares, escolherão um filme que ambos assistiram previamente. Após a seleção, eles engajar-se-ão em uma discussão crítica sobre os principais elementos do filme, como enredo, personagens, cenários e as mensagens transmitidas pela obra. O diálogo entre os pares será incentivado para que haja um aprofundamento na compreensão do filme e suas nuances. Em seguida, eles trabalharão juntos para elaborar uma resenha crítica, um texto que deve tanto informar quanto instigar o leitor a assistir ao filme, sem, contudo, revelar os pontos cruciais da trama. A resenha deverá conter uma descrição envolvente do filme e incluir a opinião pessoal dos alunos sobre os aspectos que mais lhes chamaram atenção ou que poderiam ser melhorados. O objetivo é que, ao final da atividade, os alunos desenvolvam habilidades relacionadas à análise crítica, argumentação e cooperação, além de aprimorarem sua capacidade de expressão escrita e oral.

Objetivos de Aprendizagem

Através da ‘Cine-Resenha em Dupla’, busca-se fomentar nos alunos a habilidade de analisar criticamente obras cinematográficas, aperfeiçoando suas capacidades de interpretação e argumentação. Além disso, objetiva-se estimular a criatividade e habilidades escritas ao construírem resenhas críticas que cativem a atenção dos leitores sem entregar detalhes fundamentais do enredo. Espera-se, também, promover o desenvolvimento do senso crítico, valorizando a importância de expressar opiniões bem fundamentadas. A cooperação entre os alunos durante o processo de criação das resenhas é fundamental, visando aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe e de respeitar diferentes pontos de vista.

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação crítica de filmes.
  • Estimular a escrita criativa e a capacidade de argumentação.
  • Promover o trabalho em equipe e respeito por opiniões alheias.
  • Aprimorar a habilidade de escrever textos que despertem interesse sem revelar detalhes cruciais do enredo.
  • Fomentar o senso crítico e a expressão de opiniões fundamentadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03
  • EF35LP29
  • EF04LP06
  • EF04LP19
  • EF04LP21

Conteúdo Programático

Durante a realização do 'Cine-Resenha em Dupla', os alunos serão conduzidos por um processo que valoriza a interpretação textual, a escrita criativa e a expressão de opiniões fundamentadas. Esta atividade alinha-se ao conteúdo programático do 4º ano do Ensino Fundamental, focando no desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação de leitores e escritores críticos e reflexivos. A análise de filmes enquanto textos multimodais enriquecerá o repertório dos estudantes, ampliando suas capacidades de compreensão e expressão.

  • Análise de filmes e elementos cinematográficos.
  • Elaboração de resenhas críticas.
  • Expressão de opiniões e argumentação.
  • Escrita criativa.
  • Trabalho em equipe.

Metodologia

Para a execução da atividade 'Cine-Resenha em Dupla', adotaremos metodologias ativas, incentivando a participação efetiva dos alunos no processo de aprendizagem. A interação e diálogo entre os pares serão elementos chave, permitindo que os estudantes sejam protagonistas na construção do conhecimento. Através de discussões guiadas e trabalho colaborativo, eles serão instigados a explorar diferentes perspectivas e a desenvolver uma argumentação sólida para suas resenhas. O uso de recursos digitais para assistir a trechos do filme, quando necessário, e para a pesquisa de informações adicionais sobre as obras cinematográficas escolhidas será incentivado, promovendo uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa.

  • Discussões em pares sobre o filme selecionado.
  • Orientações para a elaboração de uma resenha crítica.
  • Atividades de escrita colaborativa.
  • Utilização de recursos digitais para pesquisa.
  • Apresentação e compartilhamento das resenhas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Cine-Resenha em Dupla' será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos discutirão os pontos principais dos filmes escolhidos e iniciarão o esboço de suas resenhas. Na segunda aula, eles concluirão e revisarão suas resenhas, preparando-as para a apresentação e compartilhamento com a turma.

  • Aula 1: Discussão sobre o filme e início da elaboração da resenha.
  • Aula 2: Finalização da resenha e preparação para apresentação.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Cine-Resenha em Dupla' considerará diversos aspectos do processo de aprendizagem e do produto final (a resenha crítica). Critérios como a capacidade de análise crítica do filme, a originalidade e criatividade na escrita, a clareza e coerência na expressão das ideias, bem como a habilidade de trabalhar em equipe serão avaliados. Além disso, a apresentação da resenha, seja por meio de exposição oral ou escrita para a turma, também fará parte do processo avaliativo. Será valorizado o esforço dos alunos em argumentar e justificar suas opiniões, demonstrando compreensão e respeito pelas perspectivas de seu par. Exemplos de excelência na resenha incluiriam uma descrição envolvente e informativa do filme, sem spoilers, e reflexões críticas bem fundamentadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Cine-Resenha em Dupla', será necessário dispor de alguns recursos básicos e complementares. Isso inclui acesso a computadores ou tablets com conexão à internet para possíveis pesquisas sobre os filmes escolhidos e para a revisão de trechos específicos, quando necessário. Materiais para escrita, como papéis, canetas e lápis, além de um ambiente propício para discussões em dupla e apresentações coletivas, também são essenciais. Encorajaremos o uso de recursos digitais para enriquecer as apresentações, como a criação de slides ou vídeos curtos, possibilitando uma experiência mais interativa e imersiva.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Materiais de escrita (papéis, canetas, lápis).
  • Ambiente adequado para discussão e apresentação.
  • Recursos digitais para enriquecer apresentações (slides, vídeos).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo