Nesta atividade lúdica e interativa, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão transportados para o Planeta dos Contos, um lugar imaginário onde cada país é representado por um gênero literário distinto. Em grupos, eles terão a missão de escolher um desses gêneros literários e criar um conto que explore o cenário escolhido. O desafio começa com uma fase de pesquisa, em que os alunos investigarão as principais características do gênero literário selecionado. Em seguida, avançarão para o planejamento do texto, etapa que inclui organização do enredo, definição dos personagens e dos cenários. O processo criativo contará com momentos de escrita colaborativa, permitindo que os alunos revejam e sugiram melhorias nos contos dos colegas. Por fim, a atividade culminará na edição final dos textos, que serão enriquecidos com ilustrações realizadas pelos próprios alunos, e na apresentação dos contos para a turma, promovendo uma valiosa troca de experiências e conhecimentos sobre os diferentes gêneros literários.
Com esta atividade, almeja-se não apenas fomentar a criatividade e a expressão escrita entre os estudantes, mas também expandir seu entendimento sobre os diversos gêneros literários. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de identificar características específicas dos gêneros explorados, compreender a importância do planejamento na produção textual e perceber a escrita como um processo colaborativo que pode ser constantemente aprimorado. Além disso, a atividade tem o objetivo de desenvolver habilidades de pesquisa e de utilização de recursos digitais e impressos para o enriquecimento do conteúdo criado, bem como estimular a imaginação por meio da criação de cenários e personagens originais.
O conteúdo programático abarca o estudo das características de diferentes gêneros literários, técnicas de planejamento textual, escrita criativa e revisão colaborativa. Além disso, enfatizará a importância da pesquisa na produção textual e o desenvolvimento de habilidades de ilustração como complemento à expressão escrita.
Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade promove a aprendizagem por meio da descoberta e do envolvimento direto dos alunos no processo criativo. Ao longo das etapas, eles serão incentivados a trabalhar em equipe, pesquisar ativamente e compartilhar ideias, facilitando um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão as fases de pesquisa, planejamento e início da escrita. Na segunda aula, continuarão a escrita, farão a revisão colaborativa e, por fim, editarão e apresentarão os contos.
A avaliação será formativa e contínua, observando-se o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade. Considerará o esforço individual e a colaboração durante o trabalho em grupo, a criatividade demonstrada na criação dos contos e ilustrações, a habilidade de incorporar as características do gênero literário escolhido, bem como a capacidade de aceitar e incorporar feedbacks na revisão dos textos. Exemplos específicos do trabalho de cada grupo servirão de base para discussões construtivas sobre os pontos fortes e aspectos a melhorar.
Os recursos necessários incluirão acesso à internet para pesquisa, materiais de escrita como papel e canetas, recursos para ilustração (lápis de cor, giz de cera, etc.), além de computadores ou tablets, se disponíveis, para a edição final dos textos. Livros e outros materiais sobre gêneros literários também serão utilizados para apoiar a pesquisa dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula