Nesta atividade inovadora, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a mergulhar no mundo do Trovadorismo, um dos primeiros movimentos poéticos da língua portuguesa, para criar as suas próprias cantigas com assuntos atuais. Essa tarefa propõe a aplicabilidade de formas antigas de poesia em contextos modernos, permitindo uma conexão única entre o passado e o presente. Em grupos, os estudantes vão utilizar a estrutura e o estilo das cantigas medievais, especificamente as de amigo e de amor, para falar sobre temas contemporâneos. Cada grupo depois apresentará suas criações, seguido de uma discussão coletiva sobre as escolhas temáticas e estilísticas feitas, destacando a relevância persistente do Trovadorismo em novas eras e formas de expressão. Esta atividade não só irá fortalecer a compreensão dos estudantes sobre o Trovadorismo, mas também desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe, e expressão artística.
O objetivo desta atividade é introduzir aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma forma prática e engajante de compreender o Trovadorismo, suas estruturas e estilos poéticos, e como esses podem ser aplicados para expressar questões e sentimentos modernos. Pretende-se incentivar a criatividade, a colaboração e a capacidade de análise crítica em literatura, além de fornecer um meio de explorar a aplicação de conceitos literários históricos em vias contemporâneas de expressão. Por meio deste exercício, os alunos irão desenvolver um entendimento mais profundo do Trovadorismo, melhorar habilidades de escrita e apresentação oral, e apreciar a relevância contínua da literatura antiga em contextos modernos.
O conteúdo programático desta atividade se centra no estudo do Trovadorismo, com ênfase especial nas cantigas de amigo e de amor, incluindo suas estruturas, estilos e temáticas. Além disso, aborda a questão da relevância histórica e contemporânea da literatura e como formas artísticas antigas podem ser reinventadas para refletir questões atuais. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de poesia e composição literária, além de trabalhar habilidades de análise literária e expressão criativa.
Essa atividade será conduzida através de uma metodologia ativa de aprendizagem, incentivando a participação direta dos alunos na construção do conhecimento. Inicialmente, será realizada uma introdução ao Trovadorismo, suas características e principais formas. Posteriormente, grupos de alunos serão formados para a elaboração das cantigas, orientados por critérios específicos que imitem a estrutura das cantigas de amigo e de amor, mas que permitam a exploração de temáticas modernas. As sessões de trabalho serão intercaladas com momentos de compartilhamento de ideias e feedback construtivo. A atividade culminará na apresentação das cantigas, seguida de uma discussão reflexiva sobre o processo criativo e as ligações encontradas entre as cantigas tradicionais e as criações dos alunos.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução ao Trovadorismo e as primeiras etapas da criação das cantigas em grupos. A segunda aula será dedicada à finalização, apresentação das cantigas e a discussão reflexiva sobre o trabalho realizado.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na criatividade demonstrada na adaptação da forma e estilo das cantigas trovadorescas para expressar temas modernos, na coesão e coerência do texto produzido, e na capacidade de análise crítica evidenciada durante a discussão final. Será também considerada a colaboração efetiva dentro dos grupos. Cada critério receberá uma pontuação, contribuindo para a nota final. Exemplos de habilidades a serem avaliadas incluem a originalidade da abordagem temática, a adequação ao estilo trovadoresco, a qualidade da apresentação oral, e a profundidade da reflexão sobre a relevância contemporânea das cantigas criadas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de cantigas medievais e consulta de temas atuais, material para anotação e elaboração de textos, e um espaço adequado para as apresentações finais. Se possível, será interessante dispor de um quadro interativo ou projetor para a exibição de exemplos de cantigas e outros materiais de apoio durante a introdução ao Trovadorismo e nos momentos de discussão.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula