Trovadores do Século XXI

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Trovadorismo e a expressão contemporânea através de cantigas

Nesta atividade inovadora, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a mergulhar no mundo do Trovadorismo, um dos primeiros movimentos poéticos da língua portuguesa, para criar as suas próprias cantigas com assuntos atuais. Essa tarefa propõe a aplicabilidade de formas antigas de poesia em contextos modernos, permitindo uma conexão única entre o passado e o presente. Em grupos, os estudantes vão utilizar a estrutura e o estilo das cantigas medievais, especificamente as de amigo e de amor, para falar sobre temas contemporâneos. Cada grupo depois apresentará suas criações, seguido de uma discussão coletiva sobre as escolhas temáticas e estilísticas feitas, destacando a relevância persistente do Trovadorismo em novas eras e formas de expressão. Esta atividade não só irá fortalecer a compreensão dos estudantes sobre o Trovadorismo, mas também desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe, e expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é introduzir aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma forma prática e engajante de compreender o Trovadorismo, suas estruturas e estilos poéticos, e como esses podem ser aplicados para expressar questões e sentimentos modernos. Pretende-se incentivar a criatividade, a colaboração e a capacidade de análise crítica em literatura, além de fornecer um meio de explorar a aplicação de conceitos literários históricos em vias contemporâneas de expressão. Por meio deste exercício, os alunos irão desenvolver um entendimento mais profundo do Trovadorismo, melhorar habilidades de escrita e apresentação oral, e apreciar a relevância contínua da literatura antiga em contextos modernos.

  • Explorar o Trovadorismo, focando nas cantigas de amigo e de amor, e suas características.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa aplicando estruturas poéticas antigas a temas modernos.
  • Promover o trabalho em equipe na concepção e apresentação das cantigas.
  • Estimular a análise crítica sobre a aplicação de formas poéticas históricas em contextos contemporâneos.
  • Fomentar a apreciação pela literatura e sua aplicabilidade além de períodos históricos específicos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se centra no estudo do Trovadorismo, com ênfase especial nas cantigas de amigo e de amor, incluindo suas estruturas, estilos e temáticas. Além disso, aborda a questão da relevância histórica e contemporânea da literatura e como formas artísticas antigas podem ser reinventadas para refletir questões atuais. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de poesia e composição literária, além de trabalhar habilidades de análise literária e expressão criativa.

  • Introdução ao Trovadorismo: contexto histórico e características.
  • Cantigas de amigo e de amor: estrutura e estilo.
  • Análise de cantigas medievais e discussão sobre suas temáticas.
  • Adaptação de formas e estilos trovadorescos para expressar temas contemporâneos.
  • Apresentação e análise crítica das cantigas modernas criadas pelos alunos.

Metodologia

Essa atividade será conduzida através de uma metodologia ativa de aprendizagem, incentivando a participação direta dos alunos na construção do conhecimento. Inicialmente, será realizada uma introdução ao Trovadorismo, suas características e principais formas. Posteriormente, grupos de alunos serão formados para a elaboração das cantigas, orientados por critérios específicos que imitem a estrutura das cantigas de amigo e de amor, mas que permitam a exploração de temáticas modernas. As sessões de trabalho serão intercaladas com momentos de compartilhamento de ideias e feedback construtivo. A atividade culminará na apresentação das cantigas, seguida de uma discussão reflexiva sobre o processo criativo e as ligações encontradas entre as cantigas tradicionais e as criações dos alunos.

  • Apresentação interativa sobre o Trovadorismo e suas cantigas mais representativas.
  • Divisão da turma em pequenos grupos para a fase de criação.
  • Discussões em grupo para a escolha de temas e elaboração das cantigas.
  • Sessões de feedback entre os grupos com a orientação do professor.
  • Apresentações finais das cantigas pelos grupos e discussões guiadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução ao Trovadorismo e as primeiras etapas da criação das cantigas em grupos. A segunda aula será dedicada à finalização, apresentação das cantigas e a discussão reflexiva sobre o trabalho realizado.

  • Aula 1: Introdução ao Trovadorismo e início da criação das cantigas.
  • Aula 2: Conclusão, apresentação das cantigas e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na criatividade demonstrada na adaptação da forma e estilo das cantigas trovadorescas para expressar temas modernos, na coesão e coerência do texto produzido, e na capacidade de análise crítica evidenciada durante a discussão final. Será também considerada a colaboração efetiva dentro dos grupos. Cada critério receberá uma pontuação, contribuindo para a nota final. Exemplos de habilidades a serem avaliadas incluem a originalidade da abordagem temática, a adequação ao estilo trovadoresco, a qualidade da apresentação oral, e a profundidade da reflexão sobre a relevância contemporânea das cantigas criadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de cantigas medievais e consulta de temas atuais, material para anotação e elaboração de textos, e um espaço adequado para as apresentações finais. Se possível, será interessante dispor de um quadro interativo ou projetor para a exibição de exemplos de cantigas e outros materiais de apoio durante a introdução ao Trovadorismo e nos momentos de discussão.

  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Material de escrita e anotação para os alunos.
  • Quadro interativo ou projetor para apoio visual.
  • Espaço adequado para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo