Escultores de Palavras

Desenvolvida por: Nivia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poema Visual

Nesta atividade 'Escultores de Palavras', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma jornada criativa para construir poemas visuais. Iniciaremos com uma breve introdução teórica ao conceito de poema visual, realçando a importância da interação entre texto e imagens, além de como a disposição das palavras, o uso de cores, e a seleção de fontes podem transmitir sentimentos e mensagens profundas. Procedendo à parte prática, os alunos, divididos em grupos, terão à disposição uma variedade de materiais como papéis coloridos, revistas, tesouras, colas e marcadores para que possam dar vida às suas visões poéticas. Esta atividade não se limitará à criação; após a conclusão, cada grupo apresentará seu poema visual aos colegas, explicando as escolhas feitas e o significado pretendido por trás de sua obra, culminando em uma rica roda de debate. Esse processo visa não apenas fomentar a criatividade e expressão pessoal, mas também desenvolver habilidades analíticas e de apresentação nos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade incluem familiarizar os alunos com o conceito e as técnicas de criação de poemas visuais, promovendo o desenvolvimento de habilidades de expressão criativa e interpretativa. Além disso, visa estimular a colaboração e comunicação entre os alunos durante o processo de trabalho em grupo. A atividade propõe um ambiente onde os alunos podem explorar a relação entre texto e imagem de maneira prática, permitindo-lhes compreender como diferentes elementos visuais podem ser usados para potencializar o efeito dos textos poéticos. Por fim, a discussão coletiva busca aprimorar habilidades analíticas e críticas, incentivando os estudantes a refletir sobre as múltiplas interpretações e significados que um poema visual pode evocar.

  • Compreender a estrutura e função do poema visual.
  • Desenvolver habilidades de expressão criativa por meio do texto e imagem.
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e comunicação eficaz.
  • Estimular a análise crítica e interpretação de obras poéticas visuais.
  • Praticar a apresentação oral e argumentação em público.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a teoria e prática da poesia visual, incluindo a história do gênero poético visual, suas características, e os recursos como disposição espacial das palavras, escolha de cores e fontes. Além disso, a atividade se direciona para o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e análise visual, abordando como as imagens podem complementar, expandir ou contradizer o texto, criando camadas adicionais de significado. Este programa visa desenvolver não só a apreciação pela poesia e arte visual, mas também as competências comunicativas e expressivas dos alunos.

  • Introdução ao conceito de poema visual
  • Relação texto-imagem na criação de significado
  • Uso de cores, fontes, e disposição espacial em poemas visuais
  • Análise e interpretação de poemas visuais
  • Técnicas de apresentação e argumentação

Metodologia

Esta atividade utiliza uma abordagem de aprendizagem baseada na prática ativa, inserindo os alunos na dinâmica de sala de aula invertida e fomentando a participação por meio de rodas de debate. O processo inicia com uma exposição teórica interativa acerca do poema visual, incluindo exemplos e discussões breves para despertar o interesse e compreensão dos alunos. Seguindo para a etapa prática, os alunos trabalharão em grupos para criar seus poemas visuais, incentivando a colaboração e a experimentação de ideias. A atividade culmina com apresentações das criações dos alunos, seguidas por rodas de debate, oferecendo uma oportunidade para análise crítica e reflexão coletiva sobre os trabalhos produzidos.

  • Exploração teórica interativa do poema visual
  • Atividade prática de criação de poemas visuais em grupo
  • Apresentação dos poemas visuais pelos grupos
  • Roda de debate para discussão das criações e interpretações
  • Revisão coletiva e feedback do professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, após a introdução teórica, os alunos começam a trabalhar em seus projetos de poema visual. A segunda aula é dedicada à finalização dos projetos, apresentações pelos grupos e a realização da roda de debate.

  • Aula 1: Introdução ao poema visual e início da atividade prática
  • Aula 2: Finalização, apresentação dos projetos e roda de debate

Avaliação

A avaliação será realizada considerando a originalidade, criatividade, e a capacidade de comunicação das ideias através do poema visual. Serão avaliados também a colaboração entre os membros do grupo durante o processo de criação, a qualidade da apresentação oral e a participação ativa na roda de debate. A análise crítica e reflexiva dos próprios trabalhos e dos colegas, evidenciada durante a discussão, será um ponto chave. Feedback construtivo será fornecido para cada grupo, destacando pontos positivos e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para facilitar a execução desta atividade, serão necessários materiais como papéis coloridos, revistas para recorte, tesouras sem ponta, colas, marcadores variados, além de acessos a exemplos de poemas visuais digitais. O ambiente da sala será preparado para promover a interação e colaboração entre os alunos, além de um espaço adequado para as apresentações e debates.

  • Papéis coloridos e de diferentes texturas
  • Revistas para recorte
  • Tesouras sem ponta e colas
  • Marcadores e canetas coloridas
  • Exemplos digitais de poemas visuais
  • Espaço na sala para apresentação e debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo