Nesta atividade 'Escultores de Palavras', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma jornada criativa para construir poemas visuais. Iniciaremos com uma breve introdução teórica ao conceito de poema visual, realçando a importância da interação entre texto e imagens, além de como a disposição das palavras, o uso de cores, e a seleção de fontes podem transmitir sentimentos e mensagens profundas. Procedendo à parte prática, os alunos, divididos em grupos, terão à disposição uma variedade de materiais como papéis coloridos, revistas, tesouras, colas e marcadores para que possam dar vida às suas visões poéticas. Esta atividade não se limitará à criação; após a conclusão, cada grupo apresentará seu poema visual aos colegas, explicando as escolhas feitas e o significado pretendido por trás de sua obra, culminando em uma rica roda de debate. Esse processo visa não apenas fomentar a criatividade e expressão pessoal, mas também desenvolver habilidades analíticas e de apresentação nos estudantes.
Os principais objetivos desta atividade incluem familiarizar os alunos com o conceito e as técnicas de criação de poemas visuais, promovendo o desenvolvimento de habilidades de expressão criativa e interpretativa. Além disso, visa estimular a colaboração e comunicação entre os alunos durante o processo de trabalho em grupo. A atividade propõe um ambiente onde os alunos podem explorar a relação entre texto e imagem de maneira prática, permitindo-lhes compreender como diferentes elementos visuais podem ser usados para potencializar o efeito dos textos poéticos. Por fim, a discussão coletiva busca aprimorar habilidades analíticas e críticas, incentivando os estudantes a refletir sobre as múltiplas interpretações e significados que um poema visual pode evocar.
O conteúdo programático abrange a teoria e prática da poesia visual, incluindo a história do gênero poético visual, suas características, e os recursos como disposição espacial das palavras, escolha de cores e fontes. Além disso, a atividade se direciona para o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e análise visual, abordando como as imagens podem complementar, expandir ou contradizer o texto, criando camadas adicionais de significado. Este programa visa desenvolver não só a apreciação pela poesia e arte visual, mas também as competências comunicativas e expressivas dos alunos.
Esta atividade utiliza uma abordagem de aprendizagem baseada na prática ativa, inserindo os alunos na dinâmica de sala de aula invertida e fomentando a participação por meio de rodas de debate. O processo inicia com uma exposição teórica interativa acerca do poema visual, incluindo exemplos e discussões breves para despertar o interesse e compreensão dos alunos. Seguindo para a etapa prática, os alunos trabalharão em grupos para criar seus poemas visuais, incentivando a colaboração e a experimentação de ideias. A atividade culmina com apresentações das criações dos alunos, seguidas por rodas de debate, oferecendo uma oportunidade para análise crítica e reflexão coletiva sobre os trabalhos produzidos.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, após a introdução teórica, os alunos começam a trabalhar em seus projetos de poema visual. A segunda aula é dedicada à finalização dos projetos, apresentações pelos grupos e a realização da roda de debate.
A avaliação será realizada considerando a originalidade, criatividade, e a capacidade de comunicação das ideias através do poema visual. Serão avaliados também a colaboração entre os membros do grupo durante o processo de criação, a qualidade da apresentação oral e a participação ativa na roda de debate. A análise crítica e reflexiva dos próprios trabalhos e dos colegas, evidenciada durante a discussão, será um ponto chave. Feedback construtivo será fornecido para cada grupo, destacando pontos positivos e áreas para melhoria.
Para facilitar a execução desta atividade, serão necessários materiais como papéis coloridos, revistas para recorte, tesouras sem ponta, colas, marcadores variados, além de acessos a exemplos de poemas visuais digitais. O ambiente da sala será preparado para promover a interação e colaboração entre os alunos, além de um espaço adequado para as apresentações e debates.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula