Debates Poéticos: Versificando o Cotidiano

Desenvolvida por: Rosvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poesia e Mídia

Esta atividade propõe uma intersecção entre o jornalismo e a poesia, incentivando os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a transformar notícias atuais em poesia e, posteriormente, debater suas múltiplas interpretações. Iniciando com a seleção de notícias pelos alunos, esta tarefa os orienta a analisar os fatos sob diversas perspectivas e escolher um aspecto particular para explorar de forma poética. Eles serão introduzidos aos conhecimentos básicos de estrutura poética, recursos estilísticos e elementos da linguagem poética para criar poemas que reflitam um olhar crítico e criativo sobre o noticiado. Após a criação, os poemas se tornarão o foco de uma Roda de Debate, ambiente onde os estudantes poderão discutir as várias interpretações do poema e do fato noticioso, oferecendo uma rica oportunidade para refletir sobre o papel da poesia na expressão e indução de emoções e pensamentos a respeito dos acontecimentos no mundo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam habilidades de leitura crítica e interpretação de notícias, ao mesmo tempo em que exploram a expressão poética como uma forma de reflexão sobre a realidade. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de analisar diferentes perspectivas de um fato noticioso, utilizar a estrutura poética e recursos linguísticos para expressar seu ponto de vista de forma criativa e engajar-se em debates produtivos sobre as obras poéticas criadas, desenvolvendo competências de argumentação, respeito por opiniões diversas e apreciação pela poesia como meio de comunicação emocional e intelectual.

  • Desenvolvimento da habilidade de leitura crítica de notícias
  • Análise de diferentes perspectivas de um mesmo fato
  • Criação de obras poéticas baseadas em notícias
  • Utilização de elementos da estrutura poética e recursos linguísticos
  • Participação em debates respeitosos e produtivos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF67LP09: Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).
  • EF67LP37: Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

Conteúdo Programático

Ao longo desta atividade, será abordado o estudo das notícias como gênero textual, introduzindo a estrutura, os propósitos e os meios de disseminação no contexto atual. Será dada ênfase à análise crítica de notícias, incluindo a identificação de viés, pontos de vista e argumentos. Paralelamente, serão explorados conceitos básicos da poesia, tais como verso, estrofe, rima, metáfora e imagem, possibilitando aos alunos a construção de textos poéticos a partir de fatos reais e atuais, estimulando a expressão pessoal e a criatividade.

  • Estrutura e características do gênero noticioso
  • Técnicas de leitura crítica de notícias
  • Elementos básicos da estrutura poética e recursos estilísticos
  • Processo de criação poética baseada em fatos noticiosos
  • Dinâmicas de debate e argumentação

Metodologia

A atividade será conduzida em duas fases principais: criação e debate. Na primeira fase, os alunos selecionarão notícias atuais, analisarão sob várias perspectivas e utilizarão elementos da linguagem poética para escrever poemas. Essa fase envolverá pesquisas individuais e discussões em pequenos grupos. Na segunda fase, os poemas serão apresentados em uma Roda de Debate, onde cada aluno terá a chance de explicar seu poema, seguido de uma sessão de debate sobre as interpretações e reflexões suscitadas. A metodologia incentiva o envolvimento ativo dos alunos, promovendo a expressão criativa e a habilidade de argumentação.

  • Seleção e análise crítica de notícias
  • Workshops sobre estrutura poética e linguagem poética
  • Escrita de poemas baseados em notícias
  • Preparação e participação na Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos trabalharão na seleção e análise de notícias, além de iniciar o processo de transformação dessas notícias em poesia. A segunda aula será dedicada ao refinamento dos poemas e à realização da Roda de Debate, permitindo a apresentação dos trabalhos e o debate sobre os mesmos.

  • Aula 1: Seleção de notícias e introdução à escrita poética
  • Aula 2: Finalização dos poemas e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade da análise crítica das notícias selecionadas, na criatividade e na adesão às características da escrita poética apresentada nos poemas, além da habilidade de articular suas ideias durante os debates. Serão considerados critérios como a originalidade, o uso de recursos estilísticos e a capacidade de provocar reflexão. A avaliação também levará em conta a capacidade do aluno de ouvir e respeitar diferentes pontos de vista durante a rodada de debates.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa de notícias atuais, material para escrita (papel, canetas) e um ambiente propício para a realização da Roda de Debate, que pode ser a própria sala de aula rearranjada para facilitar a discussão em grupo. Além disso, pode-se utilizar um quadro branco ou flip-chart para anotações coletivas durante as fases de análise e debate.

  • Acesso à internet para pesquisa de notícias
  • Materiais para escrita (papel, canetas)
  • Sala de aula adaptada para debates
  • Quadro branco ou flip-chart

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo