Esta atividade, denominada 'Revivendo a Revolução Russa', é projetada para proporcionar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma compreensão profunda e interativa sobre os eventos e dinâmicas sociais da Revolução Russa. Os alunos serão divididos em grupos representando diferentes classes sociais da época (trabalhadores, camponeses, burguesia, nobreza, etc.) e deverão realizar uma pesquisa prévia seguindo a metodologia da sala de aula invertida. Cada grupo, então, irá preparar argumentos baseando-se em evidências históricas para defender os interesses e perspectivas de sua classe social em um debate simulado. Este entenderá como um encontro histórico decidindo os caminhos e ações para o futuro da Rússia, ressaltando as especificidades e consequências mundiais da Revolução. A atividade visa não apenas reforçar o conteúdo histórico, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação, trabalho em equipe e pensamento crítico entre os estudantes.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda dos complexos equilíbrios de poder durante a Revolução Russa e de seu significado histórico. Espera-se que, ao assumir os papéis de diferentes grupos sociais e preparar defesas baseadas em argumentos históricos, os alunos possam melhor apreciar as diferentes perspectivas envolvidas e como essas influenciaram o curso da história. Isso será utilizado para promover um entendimento das dinâmicas do capitalismo e suas crises, dos conflitos vivenciados na Europa no período e dos desdobramentos mundiais da Revolução Russa, incluíndo a emergência dos estados totalitários.
O conteúdo programático abordará a Revolução Russa com um enfoque nas diferentes classes sociais envolvidas e suas perspectivas, a emergência de conflitos e a transformação geopolítica subsequente. Além disso, será discutido o contexto histórico que levou à revolução, incluindo as dinâmicas econômicas, os conflitos sociais e as crises que moldaram o cenário político da época. Os alunos terão a oportunidade de investigar os desdobramentos da revolução e sua influência na configuração do mundo contemporâneo, particularmente no que tange à formação de estados totalitários e os movimentos políticos que surgiram em resposta.
Para engajar os alunos em uma aprendizagem significativa, será utilizada uma combinação da metodologia ativa 'Mão-na-massa' e da 'Sala de Aula Invertida'. Inicialmente, os alunos receberão materiais e fontes de pesquisa como tarefa de casa para se prepararem para o debate. Na sala de aula, os grupos irão apresentar e defender as perspectivas de suas classes sociais através de um debate estruturado. Espera-se que essa abordagem estimule não apenas a compreensão histórica, mas também habilidades críticas de pensamento, pesquisa, colaboração e comunicação.
A atividade será dividida em três sessões de 50 minutos cada, adequando-se ao formato de 3.6 aulas proposto. Na primeira sessão, os grupos realizarão pesquisas adicionais e prepararão seus argumentos. A segunda sessão será dedicada ao debate simulado, permitindo que cada grupo apresente suas perspectivas. A última sessão envolverá um debriefing, reflexão coletiva e um feedback estruturado do educador.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada pelos alunos, a clareza e a força dos argumentos apresentados no debate, bem como a participação e colaboração dentro dos grupos. Serão consideradas a acuidade histórica, a capacidade de relacionar eventos específicos com as dinâmicas gerais da época e a habilidade de trabalhar em equipe. Exemplos práticos de critérios incluem: profundidade da pesquisa, eficácia na comunicação dos argumentos, e engajamento construtivo no debate. A avaliação também pode incluir autoavaliação e avaliação pelos pares para refletir sobre o aprendizado individual e do grupo.
Os recursos incluirão materiais de pesquisa digital, como artigos, documentos históricos e vídeos educativos. A biblioteca da escola e o acesso à Internet serão essenciais para permitir uma pesquisa abrangente. Ferramentas digitais, como plataformas de apresentação e comunicação, também serão utilizadas para facilitar a preparação e a condução do debate.
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