Entrevista com um Profissional

Desenvolvida por: Andrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Conhecendo Profissões

Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar o mundo das profissões através da língua inglesa. Cada aluno escolherá um profissional de sua preferência, podendo ser um familiar, amigo da família ou mesmo um entrevistado virtual encontrado em vídeos online. Com o objetivo de desenvolver as quatro habilidades linguísticas essenciais (falar, escrever, ouvir e ler), os alunos prepararão uma lista de perguntas em inglês, focando nas atividades cotidianas da profissão escolhida, nas habilidades necessárias e nos aspectos mais interessantes da carreira. Após a realização da entrevista, compartilharão suas descobertas com a classe através de uma apresentação oral, demonstrando não apenas as informações coletadas, mas também habilidades de comunicação em público. Finalmente, os alunos consolidarão suas aprendizagens criando um relatório escrito em inglês sobre a entrevista. Este projeto não apenas promove o desenvolvimento das habilidades linguísticas em inglês, mas também oferece aos alunos uma visão realista e diversificada sobre as diversas profissões existentes, incentivando-os a refletir sobre suas próprias aspirações futuras.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (falar, escrever, ouvir e ler) dos alunos, enquanto exploram diversas profissões. Almejamos que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de realizar entrevistas em inglês, desenvolvendo tanto a fluência quanto a confiança na língua. Além disso, espera-se que os alunos ampliem seu vocabulário técnico relacionado ao campo profissional, bem como suas habilidades de pesquisa e apresentação oral. Através desta proposta pedagógica, também pretendemos fomentar a curiosidade dos alunos sobre diferentes carreiras, incentivando-os a refletir sobre suas próprias perspectivas profissionais futuras e a valorizar a diversidade de profissões existentes.

  • Desenvolver a fluência oral e a compreensão auditiva em inglês.
  • Ampliar o vocabulário técnico em inglês relacionado a diversas profissões.
  • Fortalecer as habilidades de escrita e leitura na língua inglesa.
  • Fomentar habilidades de pesquisa, organização de ideias e apresentação.
  • Encorajar a reflexão sobre perspectivas profissionais futuras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LI07 - Produzir textos orais e escritos em inglês, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, o propósito comunicativo e o leitor/interlocutor.
  • EF05LI05 - Identificar o assunto e localizar informações específicas em textos orais e escritos em inglês, construindo sentido pelo contexto semântico e por inferências.
  • EF05LI06 - Apropriar-se de novos enunciados em inglês, com base em conhecimentos prévios, repertório cultural, línguístico e textual.
  • EF05LI19 - Utilizar estratégias de leitura para compreender, aprender e refletir sobre textos de diferentes gêneros e tipologias textuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade pedagógica prática é desenhado para integrar o estudo da língua inglesa ao conhecimento sobre diferentes profissões. Os alunos serão guiados pelo processo de elaboração de perguntas em inglês, envolvendo aspectos das rotinas profissionais, habilidades necessárias e peculiaridades de cada carreira escolhida. Além disso, terão a oportunidade de praticar a escuta ativa e a fala durante a realização da entrevista, seguido pela escrita ao prepararem seus relatórios. Este conteúdo permite aos alunos colocar em prática o vocabulário e as estruturas gramaticais aprendidas, explorando-os em um contexto real e significativo.

  • Elaboração de perguntas em inglês
  • Técnicas de entrevista
  • Vocabulário específico de diferentes profissões
  • Estruturas gramaticais para a formulação de perguntas
  • Preparação e realização de apresentações orais

Metodologia

A metodologia ativa utilizada nesta atividade combinará 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Aprendizagem Baseada em Projetos'. Inicialmente, os alunos terão a oportunidade de mergulhar na prática através da elaboração e realização das entrevistas, seguindo para a partilha de suas descobertas em debates e apresentações em sala. Desta forma, a aprendizagem torna-se mais dinâmica, interativa e significativa, permitindo que os alunos assumam um papel ativo no seu processo educativo. A integração das diferentes abordagens pedagógicas visa não só o desenvolvimento da competência linguística, mas também habilidades sociais importantes, como o trabalho em equipe, a comunicação efetiva e o pensamento crítico.

  • Elaboração coletiva de uma lista de possíveis perguntas para as entrevistas.
  • Treinamento de técnicas de entrevista e apresentação em inglês.
  • Realização da entrevista seguida de debate para compartilhamento das experiências.
  • Preparação de apresentações orais sobre as descobertas.
  • Confecção de relatórios individuais em inglês.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 19 horas, divididas em 23 aulas de 50 minutos cada. Inicialmente, serão dedicadas 5 aulas para a introdução ao projeto, debate sobre profissões e preparação de perguntas. Seguem-se 6 aulas para a realização das entrevistas e preparação das apresentações. As próximas 10 aulas serão destinadas às apresentações dos alunos e, finalmente, 2 aulas para a conclusão da atividade com feedbacks e reflexões.

  • Aula 1-2: Introdução à atividade e discussão sobre diferentes profissões.
  • Aula 3-5: Preparação das perguntas e treinamento de técnicas de entrevista.
  • Aula 6-11: Realização das entrevistas e preparo das apresentações.
  • Aula 12-21: Apresentação oral dos alunos e compartilhamento das descobertas.
  • Aula 22-23: Feedback geral e reflexões sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação será realizada com base no desempenho dos alunos em cada etapa do projeto, considerando a qualidade e a profundidade das perguntas preparadas, a habilidade de realizar a entrevista em inglês, a clareza e a organização da apresentação oral, além da qualidade do relatório escrito. Será utilizado um sistema de pontuação para cada componente da atividade (perguntas, entrevista, apresentação e relatório), totalizando uma nota final. A participação ativa e o empenho demonstrado durante as aulas também serão levados em conta. Por exemplo, perguntas bem elaboradas e pertinentes à profissão escolhida poderão valer até 20 pontos, enquanto a apresentação oral e o relatório poderiam valer até 40 pontos cada um.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisas e para encontrar entrevistados virtuais, gravador de áudio ou vídeo para registrar as entrevistas, materiais para a preparação das apresentações (como softwares de apresentação ou cartazes), além de papel e caneta para anotações e elaboração dos relatórios. Será incentivado o uso de dicionários online e outros materiais de referência em inglês para o aprimoramento do vocabulário técnico. A escola deverá fornecer suporte necessário, como equipamentos de áudio e vídeo, para a realização das tarefas.

  • Acesso à Internet
  • Gravador de áudio ou vídeo
  • Materiais para apresentações (softwares ou cartazes)
  • Papel e caneta
  • Dicionários online e materiais de referência em inglês

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo