Caça aos Fonemas

Desenvolvida por: Vivian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Fonemas e Escrita

A atividade 'Caça aos Fonemas' é pensada para proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma vivência interativa e divertida sobre o reconhecimento dos fonemas e sua respectiva representação escrita através de um jogo de caça ao tesouro. Na atividade, a sala será transformada em um grande tabuleiro, onde cada tesouro escondido corresponde a um fonema diferente. Os alunos, munidos de mapas que contêm enigmas sobre os sons das letras, devem decifrar esses enigmas para localizar os fonemas representados por cartões escondidos pelo espaço. Ao encontrar um cartão, eles o levam à base para, coletivamente, tentarem montar palavras com os fonemas encontrados. Este processo de descoberta e associação promove um entendimento mais profundo da relação sonora e gráfica das letras, estimulando a aprendizagem colaborativa e o pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é familiarizar os alunos com o conceito de fonemas como unidades sonoras básicas da fala que correspondem a letras ou grupos de letras, além de desenvolver habilidades de decodificação e composição de palavras. O trabalho com enigmas e a busca por tesouros fomentam a curiosidade, estimulam o raciocínio lógico e promovem a integração entre os alunos, ao mesmo tempo em que reforçam o processo de alfabetização ao associarem sons a símbolos de forma lúdica e significativa.

  • Desenvolver a consciência fonológica, especialmente a habilidade de identificar fonemas e associá-los às suas representações gráficas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe através de uma atividade lúdica e educativa.
  • Facilitar o processo de alfabetização por meio da manipulação física de representações dos fonemas.
  • Estimular a resolução de problemas e o pensamento crítico na decodificação e composição de palavras.
  • Incentivar a aprendizagem ativa e experiencial através de metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

Esta atividade integra o estudo inicial dos fonemas e da escrita, visando estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento da alfabetização. Compreender a estrutura sonora das palavras e sua representação através de letras é um aspecto fundamental na aquisição da língua escrita, e ao proporcionar uma experiência prática dessa relação, as crianças podem fortalecer suas habilidades de leitura e escrita.

  • Consciência fonológica e fonêmica
  • Representação gráfica dos fonemas
  • Decodificação e formação de palavras simples
  • Leitura e escrita introdutórias

Metodologia

A metodologia ativa, como Atividades Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, será empregada para engajar os alunos na exploração e descoberta dos fonemas e sua manifestação na escrita. Os alunos trabalharão em grupos para resolver enigmas e encontrar cartões, promovendo a interação e colaboração. Este método prático favorece a aprendizagem ativa, permitindo aos alunos serem os protagonistas de seu processo educacional.

  • Exploração do espaço da sala transformado em tabuleiro de jogo
  • Resolução de enigmas para encontrar os fonemas
  • Colaboração em grupos para montar palavras com os fonemas encontrados
  • Discussão em grupo sobre as palavras formadas e sua escrita correta

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos de fonemas e receberão as instruções do jogo. Na segunda aula, eles participarão da caça ao tesouro, com a busca, identificação dos fonemas, e formação das palavras.

  • Aula 1: Introdução aos fonemas e preparação para a caça ao tesouro.
  • Aula 2: Execução da caça ao tesouro, descoberta e composição de palavras.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos durante a atividade, além da capacidade de reconhecer os fonemas e utilizá-los na formação de palavras. Observações diretas e anotações feitas pelo professor durante a atividade servirão para avaliar o envolvimento dos alunos e sua compreensão dos conceitos trabalhados. Feedback será fornecido ao longo da atividade para apoiar o aprendizado dos alunos e encorajar a continuidade de sua participação ativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários cartões com fonemas impressos, mapas contendo enigmas sobre os sons das letras, materiais para anotação, e espaço adequado na sala de aula para a configuração do tabuleiro de jogo. A escolha de um ambiente acolhedor e recursos visuais atrativos contribuem para estimular o interesse e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

  • Cartões com fonemas impressos
  • Mapas com enigmas
  • Materiais para anotação (lápis, borracha, papel)
  • Espaço adequado para a atividade

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