Detetives da Informação: Planejando a Entrevista Notável

Desenvolvida por: Prof.ª… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Mídia e comunicação

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental transformam-se em verdadeiros 'detetives da informação', embarcando numa missão investigativa e criativa. Inicialmente, eles serão divididos em pequenos grupos, sendo cada um encarregado de identificar um tema ou personagem interessante e relevante para conduzir uma entrevista. Este processo começa com uma Roda de Debate, um momento chave para discutir e decidir democraticamente sobre o foco da entrevista, levando em consideração a relevância do tema ou personagem, o interesse público e a possibilidade de acessar o entrevistado. Após a decisão coletiva sobre o tema ou personagem, os grupos entrarão na fase de planejamento, onde elaborarão um conjunto de perguntas cuidadosamente planejadas. Estas perguntas não só devem abranger vários aspectos do tema ou personagem escolhido, como também devem contribuir significativamente para os objetivos da entrevista. Em seguida, na fase de feedback, os grupos terão a oportunidade de compartilhar seu planejamento com os demais, recebendo e fornecendo sugestões para o refinamento das perguntas. Esta etapa é crucial para aprimorar a qualidade e a profundidade das entrevistas planejadas, garantindo uma experiência de aprendizagem enriquecedora.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe, e comunicação eficaz nos alunos. Através do exercício de identificar temas ou personagens para uma entrevista, eles aprenderão a avaliar a relevância e o interesse público dos potenciais assuntos, além de considerar a acessibilidade dos entrevistados. Ao criar uma série de perguntas para a entrevista, os alunos praticarão o pensamento analítico e a habilidade de fazer perguntas que gerem respostas profundas e informativas. Este processo também visa aprimorar habilidades de planejamento e organização dos alunos enquanto eles trabalham em grupos para definir o foco da entrevista e desenvolver as perguntas. Finalmente, a troca de feedback entre os grupos tem como objetivo promover a colaboração entre pares, a capacidade de receber críticas construtivas e a habilidade de refinar o trabalho com base na opinião de outros, habilidades estas essenciais na comunicação efetiva.

  • Avaliar a relevância e o interesse público de diferentes temas ou personagens para uma entrevista
  • Desenvolver perguntas de entrevista que abordem vários aspectos e contribuam para os objetivos gerais da entrevista
  • Praticar habilidades de planejamento e organização em um contexto colaborativo
  • Aprimorar a capacidade de comunicar-se eficazmente, tanto oralmente quanto por escrito
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e de receber bem feedbacks construtivos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
  • EF69LP08: Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

Conteúdo Programático

Esta atividade é desenhada para integrar diversas habilidades de comunicação e análise conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A realização de entrevistas é uma ferramenta poderosa para promover a compreensão dos alunos sobre a importância da comunicação eficaz, tanto na formulação de perguntas quanto na condução de diálogos significativos. Os alunos também serão expostos a conceitos chave de mídia e jornalismo, como a seleção de temas pertinentes ao público e a ética na comunicação. Trabalhando em grupos, os alunos praticarão habilidades colaborativas enquanto aprendem a valorizar diferentes perspectivas e opiniões dentro de um contexto de trabalho em equipe.

  • Conceitos básicos de comunicação e mídia
  • Princípios de jornalismo e ética na comunicação
  • Técnicas de formulação de perguntas de entrevista
  • Dinâmica de trabalho em equipe e colaboração
  • Análise crítica de temas e personagens para entrevistas
  • Revisão e edição de perguntas e planejamentos de entrevista

Metodologia

A metodologia da atividade será guiada pela Roda de Debate e pela Sala de Aula Invertida, incentivando a participação ativa e a autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem. A Roda de Debate servirá como um espaço democrático para a discussão e decisão sobre o tema ou o personagem da entrevista, fomentando o respeito pela opinião alheia e o desenvolvimento de argumentos sustentáveis. A Sala de Aula Invertida será aplicada na fase de preparação das perguntas, onde os alunos, antes da aula, pesquisam e preparam questões iniciais como dever de casa, para depois, em sala, discutirem e refinarem estas perguntas com a ajuda dos colegas e do professor.

  • Roda de Debate para escolha do tema ou personagem da entrevista
  • Sala de Aula Invertida para formulação e revisão de perguntas
  • Trabalho em grupo para planejamento e revisão da entrevista
  • Apresentação dos planejamentos de entrevista para feedback entre grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 6 horas, que serão distribuídas ao longo de 9 aulas de 40 minutos. Cada etapa da atividade será alocada em partes específicas deste cronograma para garantir um fluxo coerente e eficaz do trabalho.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos
  • Aula 2-3: Roda de Debate para escolha do tema/personagem
  • Aula 4: Preparação para a Sala de Aula Invertida
  • Aula 5-6: Sala de Aula Invertida - Elaboração das perguntas
  • Aula 7: Revisão e refinamento das perguntas em grupo
  • Aula 8: Apresentação dos planejamentos para feedback
  • Aula 9: Revisão final e reflexão sobre a atividade

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases do projeto, na qualidade das perguntas formuladas para a entrevista e na capacidade de trabalho em equipe. Serão considerados critérios como criatividade, profundidade de análise, clareza de expressão, habilidade de sintetizar feedbacks e aprimorar o trabalho com base neles. Exemplos específicos de avaliação incluem: avaliar a forma como cada grupo selecionou seu tema/personagem com base na discussão inicial, a originalidade e pertinência das perguntas desenvolvidas, e a eficácia do grupo em incorporar sugestões e melhorias ao seu planejamento. Tendo em mente estes critérios, os professores deverão oferecer feedbacks construtivos que ajudem os alunos a entender seus pontos fortes e áreas para desenvolvimento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de temas, personagens e questões relevantes, além de materiais para anotação e elaboração das perguntas de entrevista, como cadernos, lápis e borrachas. Será também importante dispor de um espaço que acomode a roda de debate de forma confortável e promova a interação entre os alunos, além de dispositivos para gravação de áudio ou vídeo, caso as entrevistas sejam realizadas ou simuladas.

  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Cadernos, lápis e borrachas para anotações
  • Espaço adequado para a realização da Roda de Debate
  • Dispositivos para gravação de áudio ou vídeo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo