Nesta atividade pedagógica, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental transformam-se em verdadeiros 'detetives da informação', embarcando numa missão investigativa e criativa. Inicialmente, eles serão divididos em pequenos grupos, sendo cada um encarregado de identificar um tema ou personagem interessante e relevante para conduzir uma entrevista. Este processo começa com uma Roda de Debate, um momento chave para discutir e decidir democraticamente sobre o foco da entrevista, levando em consideração a relevância do tema ou personagem, o interesse público e a possibilidade de acessar o entrevistado. Após a decisão coletiva sobre o tema ou personagem, os grupos entrarão na fase de planejamento, onde elaborarão um conjunto de perguntas cuidadosamente planejadas. Estas perguntas não só devem abranger vários aspectos do tema ou personagem escolhido, como também devem contribuir significativamente para os objetivos da entrevista. Em seguida, na fase de feedback, os grupos terão a oportunidade de compartilhar seu planejamento com os demais, recebendo e fornecendo sugestões para o refinamento das perguntas. Esta etapa é crucial para aprimorar a qualidade e a profundidade das entrevistas planejadas, garantindo uma experiência de aprendizagem enriquecedora.
O principal objetivo dessa atividade é desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe, e comunicação eficaz nos alunos. Através do exercício de identificar temas ou personagens para uma entrevista, eles aprenderão a avaliar a relevância e o interesse público dos potenciais assuntos, além de considerar a acessibilidade dos entrevistados. Ao criar uma série de perguntas para a entrevista, os alunos praticarão o pensamento analítico e a habilidade de fazer perguntas que gerem respostas profundas e informativas. Este processo também visa aprimorar habilidades de planejamento e organização dos alunos enquanto eles trabalham em grupos para definir o foco da entrevista e desenvolver as perguntas. Finalmente, a troca de feedback entre os grupos tem como objetivo promover a colaboração entre pares, a capacidade de receber críticas construtivas e a habilidade de refinar o trabalho com base na opinião de outros, habilidades estas essenciais na comunicação efetiva.
Esta atividade é desenhada para integrar diversas habilidades de comunicação e análise conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A realização de entrevistas é uma ferramenta poderosa para promover a compreensão dos alunos sobre a importância da comunicação eficaz, tanto na formulação de perguntas quanto na condução de diálogos significativos. Os alunos também serão expostos a conceitos chave de mídia e jornalismo, como a seleção de temas pertinentes ao público e a ética na comunicação. Trabalhando em grupos, os alunos praticarão habilidades colaborativas enquanto aprendem a valorizar diferentes perspectivas e opiniões dentro de um contexto de trabalho em equipe.
A metodologia da atividade será guiada pela Roda de Debate e pela Sala de Aula Invertida, incentivando a participação ativa e a autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem. A Roda de Debate servirá como um espaço democrático para a discussão e decisão sobre o tema ou o personagem da entrevista, fomentando o respeito pela opinião alheia e o desenvolvimento de argumentos sustentáveis. A Sala de Aula Invertida será aplicada na fase de preparação das perguntas, onde os alunos, antes da aula, pesquisam e preparam questões iniciais como dever de casa, para depois, em sala, discutirem e refinarem estas perguntas com a ajuda dos colegas e do professor.
A carga horária total da atividade será de 6 horas, que serão distribuídas ao longo de 9 aulas de 40 minutos. Cada etapa da atividade será alocada em partes específicas deste cronograma para garantir um fluxo coerente e eficaz do trabalho.
A avaliação dessa atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases do projeto, na qualidade das perguntas formuladas para a entrevista e na capacidade de trabalho em equipe. Serão considerados critérios como criatividade, profundidade de análise, clareza de expressão, habilidade de sintetizar feedbacks e aprimorar o trabalho com base neles. Exemplos específicos de avaliação incluem: avaliar a forma como cada grupo selecionou seu tema/personagem com base na discussão inicial, a originalidade e pertinência das perguntas desenvolvidas, e a eficácia do grupo em incorporar sugestões e melhorias ao seu planejamento. Tendo em mente estes critérios, os professores deverão oferecer feedbacks construtivos que ajudem os alunos a entender seus pontos fortes e áreas para desenvolvimento.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de temas, personagens e questões relevantes, além de materiais para anotação e elaboração das perguntas de entrevista, como cadernos, lápis e borrachas. Será também importante dispor de um espaço que acomode a roda de debate de forma confortável e promova a interação entre os alunos, além de dispositivos para gravação de áudio ou vídeo, caso as entrevistas sejam realizadas ou simuladas.
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