Nesta atividade dinâmica e interativa, os alunos do 7º ano terão o desafio de mergulhar no mundo jornalístico, explorando como diferentes mídias (digital, impressa, televisiva) abordam o mesmo tema. Cada aluno iniciará selecionando uma reportagem que desperte seu interesse, encorajando a diversidade de fontes e perspectivas. Em seguida, formarão grupos para comparar e contrastar as reportagens escolhidas, fomentando um rico debate sobre as abordagens jornalísticas, elementos de sensacionalismo ou práticas de jornalismo investigativo, e a influência dos recursos visuais e textuais para engajar o leitor. Este processo investigativo culminará na criação de apresentações que sintetizem suas descobertas. Finalizaremos com uma roda de debate, permitindo aos alunos apresentar e discutir suas análises críticas, promovendo um ambiente de reflexão coletiva sobre a responsabilidade na disseminação e consumo de notícias.
O objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação ao consumo de notícias, incentivando o discernimento entre diferentes abordagens jornalísticas, como o sensacionalismo e o jornalismo investigativo. Com esta atividade, aspira-se promover a compreensão das estratégias midiáticas e como elas afetam a interpretação de eventos e notícias. Além disso, visa-se melhorar as habilidades de pesquisa, análise, síntese e apresentação dos estudantes, preparando-os não apenas para serem consumidores conscientes de mídia, mas também comunicadores eficazes e críticos. Através do trabalho em grupo e da discussão coletiva, a atividade também busca aprimorar a colaboração entre os alunos e o respeito por diversas opiniões e perspectivas.
O conteúdo desta atividade é cuidadosamente projetado para abarcar as intricadas relações entre mídia, notícia e sociedade, enfatizando a importância da leitura crítica e da interpretação de diferentes formatos jornalísticos. Alunos serão introduzidos às características distintas do jornalismo impresso, digital e televisivo, reconhecendo como cada formato utiliza seus recursos para influenciar a percepção do público. As discussões sobre sensacionalismo e jornalismo investigativo fornecerão um sólido entendimento das intenções por trás das notícias, guiando os estudantes na identificação de conteúdo confiável.
A metodologia desta atividade é centrada no aluno, utilizando abordagens como a atividade mão-na-massa, roda de debate e aprendizagem baseada em jogos para promover envolvimento ativo e reflexão crítica. Os alunos iniciarão com a pesquisa individual de reportagens, seguida por atividades em grupo focadas na comparação e análise das diferentes abordagens jornalísticas. A culminância do projeto em apresentações e rodas de debate permitirá a troca de insights e aprofundará o entendimento dos temas trabalhados através de diálogos construtivos.
Esta atividade está planejada para ser realizada em duas aulas de 50 minutos, divididas em etapas de pesquisa, discussão, desenvolvimento de apresentações e, finalmente, realização das apresentações e debates. A estrutura temporal visa a otimizar o envolvimento dos alunos e garantir profundidade na exploração dos conteúdos.
A avaliação desta atividade será baseada em critérios como a profundidade da análise crítica realizada pelos alunos, a capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade da apresentação desenvolvida e a participação ativa na roda de debate. Serão considerados, ainda, a originalidade da escolha das reportagens e a habilidade de relacioná-las aos conceitos discutidos. A participação individual e coletiva será valorizada, buscando reconhecer a contribuição de cada aluno para o sucesso do grupo. Exemplos específicos de desempenho esperado incluem clareza na exposição das ideias, uso de evidências para apoiar argumentos e respeito pelas opiniões dos colegas durante os debates.
Para a execução desta atividade serão necessários acessos à internet para pesquisa de reportagens em diversas mídias, recursos para reprodução de material audiovisual (caso os alunos escolham mídias televisivas), materiais para a criação das apresentações (pode incluir softwares de apresentação, cartolina, marcadores), além de espaço adequado para realização das rodas de debate. A utilização de ferramentas tecnológicas será incentivada para a pesquisa e apresentação dos trabalhos, promovendo habilidades digitais entre os estudantes.
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