Reportagem sob Investigação

Desenvolvida por: Jessic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Mídias e suas influências

Nesta atividade dinâmica e interativa, os alunos do 7º ano terão o desafio de mergulhar no mundo jornalístico, explorando como diferentes mídias (digital, impressa, televisiva) abordam o mesmo tema. Cada aluno iniciará selecionando uma reportagem que desperte seu interesse, encorajando a diversidade de fontes e perspectivas. Em seguida, formarão grupos para comparar e contrastar as reportagens escolhidas, fomentando um rico debate sobre as abordagens jornalísticas, elementos de sensacionalismo ou práticas de jornalismo investigativo, e a influência dos recursos visuais e textuais para engajar o leitor. Este processo investigativo culminará na criação de apresentações que sintetizem suas descobertas. Finalizaremos com uma roda de debate, permitindo aos alunos apresentar e discutir suas análises críticas, promovendo um ambiente de reflexão coletiva sobre a responsabilidade na disseminação e consumo de notícias.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação ao consumo de notícias, incentivando o discernimento entre diferentes abordagens jornalísticas, como o sensacionalismo e o jornalismo investigativo. Com esta atividade, aspira-se promover a compreensão das estratégias midiáticas e como elas afetam a interpretação de eventos e notícias. Além disso, visa-se melhorar as habilidades de pesquisa, análise, síntese e apresentação dos estudantes, preparando-os não apenas para serem consumidores conscientes de mídia, mas também comunicadores eficazes e críticos. Através do trabalho em grupo e da discussão coletiva, a atividade também busca aprimorar a colaboração entre os alunos e o respeito por diversas opiniões e perspectivas.

  • Desenvolver a habilidade crítica frente às diferentes abordagens jornalísticas.
  • Identificar e analisar elementos de sensacionalismo e jornalismo investigativo.
  • Compreender o impacto dos recursos midiáticos na interpretação de notícias.
  • Aprimorar habilidades de pesquisa, análise, síntese e apresentação em grupo.
  • Estimular o respeito mútuo e a colaboração durante o debate de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF07LP01: Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.
  • EF07LP02: Comparar notícias e reportagens sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes mídias, analisando as especificidades das mídias, os processos de (re)elaboração dos textos e a convergência das mídias em notícias ou reportagens multissemióticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade é cuidadosamente projetado para abarcar as intricadas relações entre mídia, notícia e sociedade, enfatizando a importância da leitura crítica e da interpretação de diferentes formatos jornalísticos. Alunos serão introduzidos às características distintas do jornalismo impresso, digital e televisivo, reconhecendo como cada formato utiliza seus recursos para influenciar a percepção do público. As discussões sobre sensacionalismo e jornalismo investigativo fornecerão um sólido entendimento das intenções por trás das notícias, guiando os estudantes na identificação de conteúdo confiável.

  • Características distintas de diferentes mídias: impressa, digital, televisiva.
  • Análise de recursos visuais e textuais no jornalismo.
  • Identificação e discussão de sensacionalismo e jornalismo investigativo.
  • Estratégias para análise crítica de notícias e reportagens.
  • Criação e apresentação de conteúdo síntese a partir de múltiplas fontes.

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada no aluno, utilizando abordagens como a atividade mão-na-massa, roda de debate e aprendizagem baseada em jogos para promover envolvimento ativo e reflexão crítica. Os alunos iniciarão com a pesquisa individual de reportagens, seguida por atividades em grupo focadas na comparação e análise das diferentes abordagens jornalísticas. A culminância do projeto em apresentações e rodas de debate permitirá a troca de insights e aprofundará o entendimento dos temas trabalhados através de diálogos construtivos.

  • Pesquisa individual de reportagens em diferentes mídias.
  • Trabalho em grupo para comparar e analisar abordagens jornalísticas.
  • Desenvolvimento de apresentações em grupo sintetizando descobertas.
  • Roda de debate para discussão das análises realizadas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está planejada para ser realizada em duas aulas de 50 minutos, divididas em etapas de pesquisa, discussão, desenvolvimento de apresentações e, finalmente, realização das apresentações e debates. A estrutura temporal visa a otimizar o envolvimento dos alunos e garantir profundidade na exploração dos conteúdos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, seleção de reportagens e início das análises em grupo.
  • Aula 2: Finalização das análises, preparação das apresentações e realização da roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios como a profundidade da análise crítica realizada pelos alunos, a capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade da apresentação desenvolvida e a participação ativa na roda de debate. Serão considerados, ainda, a originalidade da escolha das reportagens e a habilidade de relacioná-las aos conceitos discutidos. A participação individual e coletiva será valorizada, buscando reconhecer a contribuição de cada aluno para o sucesso do grupo. Exemplos específicos de desempenho esperado incluem clareza na exposição das ideias, uso de evidências para apoiar argumentos e respeito pelas opiniões dos colegas durante os debates.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários acessos à internet para pesquisa de reportagens em diversas mídias, recursos para reprodução de material audiovisual (caso os alunos escolham mídias televisivas), materiais para a criação das apresentações (pode incluir softwares de apresentação, cartolina, marcadores), além de espaço adequado para realização das rodas de debate. A utilização de ferramentas tecnológicas será incentivada para a pesquisa e apresentação dos trabalhos, promovendo habilidades digitais entre os estudantes.

  • Acesso à internet para pesquisa em diferentes mídias.
  • Recursos audiovisuais para exibição de mídias televisivas.
  • Materiais para criação de apresentações (softwares, papel, marcadores).
  • Espaço físico adequado para rodas de debate.

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