Detetives da Gramática

Desenvolvida por: Cherle… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Classes de palavras: substantivos, adjetivos e verbos

Nesta atividade prática denominada 'Detetives da Gramática', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se transformarão em verdadeiros detetives linguísticos. A sala de aula será o cenário de uma emocionante caça ao tesouro, onde o tesouro será, na verdade, pistas contendo palavras classificadas como substantivos, adjetivos e verbos em diferentes modos e tempos verbais. Cada grupo de alunos receberá uma lupa de detetive (simbólica) e um diário de bordo (quadro) para anotar suas descobertas. As pistas estarão espalhadas pela sala, escondidas em locais estratégicos. Após a coleta das pistas, os grupos se reunirão para discutir e classificar cada termo encontrado, debatendo sobre suas funções e usos no contexto das frases apresentadas, utilizando para isso as regras gramaticais. Esta atividade pedagógica visa promover a análise linguística de maneira lúdica, colaborativa e dinâmica, estimulando não apenas o conhecimento teórico, mas também a aplicação prática e o trabalho em equipe. Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, comparando os resultados e aprendizados.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é multifacetado e visa aprimorar o conhecimento dos alunos sobre as classes de palavras fundamentais da língua portuguesa: substantivos, adjetivos e verbos, explorando suas funções, flexões e os efeitos de sentido dos modos verbais. Além disso, busca desenvolver habilidades analíticas, de dedução e pensamento crítico, enquanto promove a colaboração e comunicação eficaz entre os alunos. O intuito é que, ao se tornarem 'detetives da gramática', os alunos aprendam a identificar e classificar essas classes de palavras de forma dinâmica e interativa, facilitando a compreensão do uso e função dessas palavras no contexto, além de estimular a aplicação de regras gramaticais em situações práticas.

  • Identificar e classificar substantivos, adjetivos e verbos.
  • Analisar as funções e flexões de diferentes classes de palavras.
  • Compreender os efeitos de sentido dos modos verbais.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades analíticas e de dedução.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP04: Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
  • EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.

Conteúdo Programático

A atividade 'Detetives da Gramática' integra o estudo das classes gramaticais, com foco em substantivos, adjetivos e verbos, seus modos e tempos verbais, conforme determinado pela BNCC para o 6º ano do Ensino Fundamental. Este plano de aula foi concebido para encorajar os alunos a aplicarem seus conhecimentos teóricos em uma situação prática e interativa. Além disso, propicia o desenvolvimento de habilidades essenciais, como análise, síntese, observação, e a capacidade de argumentar e persuadir, importantes para a compreensão mais profunda da língua portuguesa.

  • Classes gramaticais: substantivos, adjetivos e verbos.
  • Modos e tempos verbais.
  • Análise e aplicação de regras gramaticais.
  • Desenvolvimento de habilidades analíticas e de dedução.
  • Trabalho em equipe e comunicação.

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada na aprendizagem ativa e na interação grupal. Primeiramente, os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão instruções sobre a atividade. Utilizando pistas escondidas na sala, os alunos deverão buscar, encontrar e classificar as palavras segundo sua função gramatical. Este processo envolve debates em grupo para chegar a um consenso sobre a classificação das palavras, facilitando assim o pensamento crítico e a argumentação. O uso de recursos visuais e físicos, como lupas simbólicas e quadros de anotações, visa envolver os alunos de maneira prática e lúdica, incentivando a participação ativa de todos.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos.
  • Uso de pistas físicas espalhadas pela sala.
  • Debate em grupo para classificação das palavras.
  • Registro das descobertas em um quadro de anotações.
  • Apresentação e discussão das descobertas com a classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Detetives da Gramática' será desenvolvida ao longo de duas aulas, cada uma com duração de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade, explicação das regras e a divisão dos alunos em grupos, seguida pela busca e coleta das pistas. A segunda aula será dedicada à discussão das descobertas, classificação das palavras, e a apresentação das conclusões de cada grupo para a classe, permitindo uma abrangente revisão e consolidação do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução, divisão em grupos, e coleta das pistas.
  • Aula 2: Discussão em grupos, classificação das palavras, apresentação e revisão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa, na capacidade de argumentação durante as discussões em grupo, na correta classificação das palavras e na apresentação das conclusões. Os critérios incluirão a profundidade da análise linguística, a colaboração e interação dentro dos grupos e a eficácia da comunicação durante as apresentações. Será valorizada a capacidade de aplicar conceitos gramaticais de maneira prática e a habilidade de trabalhar em equipe. Feedback construtivo será fornecido após as apresentações, destacando pontos positivos e áreas para melhorias.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade 'Detetives da Gramática', será necessário preparar previamente pistas impressas que contenham as palavras (substantivos, adjetivos e verbos) a serem classificadas, escondendo-as pela sala de aula. Além disso, materiais como cartolinas ou quadros brancos e marcadores serão necessários para os grupos registrarem suas descobertas. Lupas de brinquedo ou decorativas podem ser utilizadas para adicionar um elemento lúdico à busca das pistas. O professor também deve preparar um guia de regras gramaticais como recurso de apoio para os alunos durante a atividade.

  • Pistas impressas contendo palavras para classificação.
  • Cartolinas ou quadros brancos com marcadores.
  • Lupas de brinquedo ou decorativas.
  • Guia de regras gramaticais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo