Aventura Alfabética no Fundo do Mar

Desenvolvida por: Vivian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Alfabetização e Letramento

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão participar de uma experiência imersiva no aprendizado das letras e da formação de palavras, por meio de uma abordagem lúdica e interativa. A Aventura Alfabética no Fundo do Mar foi cuidadosamente planejada para incentivar a descoberta do alfabeto e a criação de palavras, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas dos estudantes. Utilizando peças de uma quebra-cabeça temática subaquática, cada criança terá a oportunidade de conectar as letras para formar os nomes de diversos animais marinhos. Esse processo não apenas facilitará o reconhecimento das letras, mas também estimulará a curiosidade e o interesse pela biologia marinha. Após a montagem bem-sucedida do quebra-cabeça, cada aluno será encorajado a escolher um dos animais marinhos identificados e usar a sua criatividade para escrever uma pequena história envolvendo o animal escolhido. Este momento será especialmente importante para promover a prática da escrita e da leitura, além de desenvolver a imaginação e a capacidade de análise linguística de maneira divertida e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal intuito desta atividade é fortalecer o processo de alfabetização e letramento dos alunos, por meio de uma metodologia ativa e participativa. Espera-se que, ao final da Aventura Alfabética no Fundo do Mar, as crianças sejam capazes de identificar letras do alfabeto com maior facilidade, formar palavras, especialmente nomes de animais marinhos, e desenvolver habilidades iniciais de escrita e leitura. Além disso, o aspecto lúdico da atividade é projetado para engajar os alunos de maneira efetiva, promovendo um ambiente de aprendizagem estimulante e motivador. O desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da capacidade de contar histórias também são objetivos fundamentais, contribuindo para a formação integral dos estudantes.

  • Identificar letras do alfabeto.
  • Formar palavras e reconhecer nomes de animais marinhos.
  • Desenvolver habilidades iniciais de escrita e leitura.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de contar histórias.
  • Engajar os alunos em uma experiência de aprendizagem ativa e lúdica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer letras do alfabeto.
  • EF01LP02: Identificar fonemas e sua correspondência com as letras.
  • EF01LP04: Ler palavras e frases, de forma fluente.
  • EF01LP19: Escrever palavras e frases de forma alfabética usando o conhecimento sobre o sistema de escrita.
  • EF01LP26: Envolvimento em situações de escuta de textos e produção oral para explorar a linguagem oral e escrita, como meio de socialização, expressão e realização pessoal.

Conteúdo Programático

Para garantir uma imersão educacional completa, o conteúdo programático se concentra na exploração do alfabeto, identificação de letras, formação de palavras, especialmente relacionadas ao tema marinho, e iniciação à escrita e leitura de pequenos textos. A escolha de um ambiente subaquático como cenário para a atividade não é apenas para capturar o interesse dos alunos, mas também para introduzir conhecimentos básicos sobre a vida marinha, promovendo assim uma visão multidisciplinar e enriquecedora.

  • Alfabeto: identificação e associação letra-som.
  • Formação de palavras: nomes de animais marinhos.
  • Introdução à escrita de palavras e frases.
  • Leitura de palavras e frases simples.
  • Criação de pequenas histórias sobre animais marinhos.

Metodologia

A atividade será desenvolvida seguindo os princípios da metodologia ativa e da aprendizagem baseada em jogos. A abordagem 'Mão-na-massa', que faz parte da metodologia ativa, será utilizada para incentivar os alunos a se engajarem fisicamente na montagem dos quebra-cabeças. Essa interação hands-on promove uma experiência de aprendizado mais profunda e significativa. A aprendizagem baseada em jogos será evidenciada pelo uso de quebra-cabeças temáticos e a construção de histórias, estratégias que têm o potencial de melhorar a retenção de conhecimento através do engajamento e do prazer.

  • Utilização de quebra-cabeças subaquáticos para reconhecimento das letras.
  • Montagem coletiva do alfabeto e formação de nomes de animais marinhos.
  • Atividades individuais de escrita criativa para elaboração de pequenas histórias.
  • Sessões de leitura em voz alta para estimular a fluência e a expressão oral.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, será realizada a montagem dos quebra-cabeças e a identificação das letras e palavras. Na segunda sessão, os alunos irão escrever e compartilhar suas histórias, promovendo interação e feedback entre os colegas.

  • Aula 1: Reconhecimento de letras e formação de palavras através do quebra-cabeça.
  • Aula 2: Escrita e compartilhamento das histórias criadas pelos alunos.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, levando em consideração o envolvimento e participação do aluno durante a montagem do quebra-cabeça, a capacidade de identificar letras e formar palavras, além da criatividade e elaboração da história escrita. Será dado um feedback construtivo para cada aluno, com o intuito de encorajar o desenvolvimento contínuo de suas habilidades de escrita e leitura.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários quebra-cabeças subaquáticos com peças representando as letras do alfabeto, papéis, lápis de escrever e de cor para a escrita e ilustração das histórias, e um espaço adequado que acomode todos os alunos e permita a interação e o trabalho em equipe.

  • Quebra-cabeças subaquáticos temáticos.
  • Papel e materiais de escrita (lápis, borrachas, lápis de cor).
  • Espaço de aula organizado para facilitar a interação e colaboração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo