Olimpíada de Sílabas

Desenvolvida por: Robson (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estrutura das palavras e consciência fonológica

A Olimpíada de Sílabas é uma atividade lúdica e interativa destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, que tem como objetivo principal reforçar o conhecimento sobre a divisão silábica das palavras e promover um ambiente de aprendizado coletivo e dinâmico. Durante a atividade, os alunos serão desafiados a identificar rapidamente se as palavras apresentadas pelo professor são monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas, aplicando os conhecimentos prévios sobre a divisão silábica. A atividade será enriquecida com jogos de tabuleiro e estafetas, onde cada acerto permitirá que o aluno ou a equipe avance, introduzindo um elemento competitivo motivador. A olimpíada não somente reforça a compreensão sobre a estrutura das palavras, mas também estimula o trabalho em equipe, pensamento rápido e habilidades de observação, contribuindo para o desenvolvimento integral da competência linguística dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade envolvem o desenvolvimento da habilidade de identificar o número de sílabas em palavras, classificando-as corretamente como monossílabas, dissílabas, trissílabas, ou polissílabas. Dentre os objetivos, também se busca promover a compreensão sobre a relação entre grafemas e fonemas, além de estimular o raciocínio rápido, a atenção e o trabalho em equipe. Desenvolvendo essas habilidades, espera-se que os alunos possam avançar na sua capacidade de leitura e escrita, compreendendo melhor a estrutura das palavras e como essa compreensão impacta na ortografia e na fluência leitora.

  • Identificar rapidamente o número de sílabas em palavras apresentadas pelo professor.
  • Classificar palavras como monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas.
  • Desenvolver trabalho em equipe, pensamento rápido e habilidades de observação.
  • Compreender a relação entre grafemas e fonemas nas palavras.
  • Aplicar o conhecimento sobre a estrutura das palavras na melhoria da capacidade de leitura e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP01: Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
  • EF03LP05: Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
  • EF03LP08: Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica é centrada no estudo da morfologia das palavras, especificamente na identificação e classificação de palavras com base em sua divisão silábica. Além disso, será explorada a relação de grafemas e fonemas, e como essa relação influencia na formação das palavras. A consciência fonológica que será trabalhada é fundamental para aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos, permitindo-lhes maior fluidez e compreensão textual.

  • Divisão silábica: monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas.
  • Correspondências regulares e contextuais entre grafemas e fonemas.
  • Identificação de substantivos e verbos e suas funções na oração.

Metodologia

A metodologia aplicada será a de aprendizado ativo, utilizando-se de jogos didáticos como estafetas e tabuleiro para engajar os alunos na prática de identificar e classificar palavras. Essa abordagem promove uma experiência de aprendizagem interativa e divertida, onde os estudantes aprendem fazendo e colaborando uns com os outros. As atividades serão estruturadas de forma que estimulem o pensamento crítico, a colaboração em equipe e a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula.

  • Jogo de tabuleiro temático com casas que representam diferentes tipos de sílabas.
  • Estafetas de classificação rápida, onde equipes correm para classificar palavras corretamente.
  • Atividades em grupo para discussão e reflexão sobre as estratégias utilizadas nos jogos.
  • Revisão interativa ao final da olimpíada, discutindo os acertos e dificuldades encontradas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 2 horas, dividida em momentos de explicação das regras, prática dos jogos e uma rodada final de reflexão sobre o aprendizado adquirido.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos (15 minutos), jogo de tabuleiro (45 minutos), estafetas (45 minutos), discussão e feedback (15 minutos).

Avaliação

A avaliação será realizada por meio da observação direta dos alunos durante a realização das atividades, avaliando seu engajamento, capacidade de trabalhar em equipe, e habilidade de classificar corretamente as sílabas. Um registro das respostas corretas e incorretas será mantido para acompanhar o progresso individual e do grupo. Além disso, haverá uma autoavaliação, onde os alunos poderão refletir sobre seu desempenho e o que aprenderam durante a atividade, permitindo uma compreensão mais profunda do conteúdo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluirão cartões com palavras para a estafeta, um jogo de tabuleiro personalizado para a prática de classificação de sílabas, marcadores para os times, fichas de acompanhamento do progresso e um quadro branco para anotações gerais e feedback. O emprego desses materiais visa criar um ambiente estimulante e propício ao aprendizado ativo.

  • Cartões com palavras para estafetas.
  • Jogo de tabuleiro temático sobre divisão silábica.
  • Marcadores para os times.
  • Fichas de acompanhamento do progresso.
  • Quadro branco e marcadores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo