Expressões Vanguardistas: Recriando a Arte Moderna

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Vanguardas Europeias e sua Influência na Arte Moderna Brasileira

Esta atividade pedagógica é desenhada para envolver os alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma investigação aprofundada sobre as diversas vanguardas europeias, como o Futurismo, Surrealismo e Cubismo, e como estas influenciaram a Semana de Arte Moderna no Brasil. Através de uma metodologia ativa, os estudantes serão divididos em grupos para pesquisar e explorar as principais características desses movimentos artísticos, focando no contexto histórico, os principais artistas envolvidos e suas obras mais significativas. Posteriormente, cada grupo irá criar uma obra artística, seja pintura, escultura ou colagem, inspirada nos conceitos e estilos da vanguarda estuda, como forma de demonstração prática dos conhecimentos adquiridos. A culminação deste projeto será a organização de uma exposição classe, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar e discutir seu trabalho, enfatizando a influência da vanguarda escolhida na arte moderna brasileira e promovendo um debate sobre a natureza das inovações e rupturas desses movimentos tanto na Europa quanto no Brasil. Este plano visa promover não apenas o entendimento teórico das vanguardas artísticas europeias, mas também estimular a expressão criativa dos alunos e a capacidade de análise crítica.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos uma compreensão abrangente das vanguardas europeias e sua influência decisiva na arte moderna brasileira, promovendo habilidades de pesquisa, análise crítica e criatividade. Almejamos desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar colaborativamente em projetos criativos, aprimorando suas habilidades de apresentação e argumentação. Este plano também visa estimular o pensamento crítico dos estudantes sobre como movimentos artísticos podem questionar e transformar padrões culturais e artísticos estabelecidos, incentivando-os a refletir sobre o papel da arte como agente de mudança social e cultural.

  • Pesquisar e analisar as características definidoras das vanguardas europeias.
  • Identificar e discutir a influência dessas vanguardas na Semana de Arte Moderna no Brasil e na arte moderna brasileira como um todo.
  • Criar obras artísticas inspiradas nos estilos e conceitos das vanguardas estudadas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, análise crítica e expressão criativa.
  • Promover a compreensão do papel da arte como meio de questionamento e transformação cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG301: Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.
  • EM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
  • EM13LGG305: Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo das principais vanguardas europeias como o Futurismo, Surrealismo e Cubismo, explorando seus contextos históricos, principais figuras e obras. Além disso, o programa abarca a influência destes movimentos na Semana de Arte Moderna de 1922 e na subsequente evolução da arte moderna no Brasil. Este estudo não apenas fornece um panorama da arte europeia do início do século XX, como também destaca suas conexões e impacto sobre a arte e cultura brasileiras.

  • Contexto histórico das vanguardas europeias
  • Análise das principais características do Futurismo, Surrealismo e Cubismo
  • Estudo dos principais artistas e obras de cada movimento
  • Influência das vanguardas na Semana de Arte Moderna de 1922
  • Impacto das vanguardas europeias na arte moderna brasileira

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade promoverá a aprendizagem por meio da pesquisa, discussão em grupo, criação artística e apresentação. Os alunos serão incentivos a assumirem um papel ativo em sua aprendizagem, colaborando com os colegas na pesquisa e criação de obras artísticas. Este enfoque participativo e criativo visa engajar os estudantes de maneira mais profunda com o conteúdo, permitindo-lhes explorar livremente os temas estudados por meio de várias formas de expressão.

  • Pesquisa em grupo sobre as vanguardas europeias
  • Criação de obras artísticas em grupos
  • Organização e realização de uma exposição classe
  • Apresentações e discussões em grupos
  • Uso de tecnologia e recursos online para pesquisa e apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 5 horas, divididas em 10 sessões de 30 minutos. Cada sessão será dedicada a diferentes fases do projeto, desde a pesquisa inicial até a exposição final, garantindo um desenvolvimento gradual e compreensivo do conteúdo e das habilidades dos alunos.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e formação dos grupos
  • Aula 2-3: Pesquisa sobre vanguardas europeias
  • Aula 4-5: Planejamento e início da criação das obras artísticas
  • Aula 6-7: Continuação da criação das obras artísticas
  • Aula 8: Preparação para a exposição
  • Aula 9: Realização da exposição
  • Aula 10: Apresentações dos grupos e debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases do projeto, qualidade da pesquisa realizada, criatividade e originalidade das obras artísticas criadas, e profundidade das análises e discussões durante as apresentações. Será dada especial atenção à capacidade dos grupos de fazer conexões entre as vanguardas europeias estudadas e sua influência na arte moderna brasileira. A avaliação valorizará o processo colaborativo, encorajando os alunos a refletir sobre suas contribuições individuais e coletivas para o projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos. Acesso à internet e a bibliotecas permitirá que os alunos realizem pesquisas aprofundadas. Materiais de arte como tintas, pincéis, papéis variados, argila, entre outros, serão essenciais para a criação das obras artísticas. Além disso, dispositivos digitais podem ser utilizados para preparar apresentações e documentar o processo criativo, enquanto espaços na escola servirão para a exposição.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de arte (tintas, pincéis, papéis, argila, etc.)
  • Dispositivos digitais (computadores ou tablets)
  • Espaço para exposição das obras
  • Biblioteca ou acesso online a textos e artigos acadêmicos

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