Construtores do Futuro e Arqueólogos do Passado

Desenvolvida por: Lariss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Concordância Verbal e Temporal

Esta atividade pedagógica visa explorar os conceitos de concordância verbal e temporal de uma maneira dinâmica e engajadora. Dividindo a sala em duas grandes equipes, uma representando o futuro e a outra o passado, os alunos serão desafiados a criar frases empregando corretamente verbos em sua forma infinitiva de acordo com o tempo verbal que representam. Após a criação das frases, um representante de cada equipe apresentará as frases em voz alta, e todos os alunos terão a oportunidade de identificar e corrigir possíveis erros de concordância. Esta atividade não somente reforça o aprendizado sobre a flexão de verbos em diferentes tempos verbais, mas também estimula o desenvolvimento da análise crítica, criatividade, e habilidades de comunicação dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a flexão de verbos em diferentes tempos verbais, enfatizando a importância da correta concordância verbal e temporal em contextos variados. Além disso, busca-se promover habilidades de análise crítica, permitindo que os alunos identifiquem e corrijam erros em sua própria escrita e na dos colegas. A criatividade é estimulada por meio da elaboração de frases que representem adequadamente os tempos verbais propostos, incentivando os alunos a pensar fora do comum e a aplicar o conhecimento teórico de forma prática.

  • Profundar o conhecimento sobre a flexão de verbos em diferentes tempos verbais.
  • Estimular a análise crítica e a habilidade de identificar e corrigir erros de concordância.
  • Desenvolver a criatividade na construção de frases significativas que representem cada tempo verbal.
  • Promover a articulação da teoria à prática na aplicação correta de tempos verbais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP06: Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é centrado na concordância verbal e temporal, abordando a flexão de verbos em diferentes tempos verbais. Este tópico é essencial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos, permitindo-lhes não apenas melhorar sua escrita, mas também sua compreensão leitora. O planejamento inclui uma abordagem detalhada da estrutura e uso dos verbos em contextos variados, fornecendo aos alunos as ferramentas necessárias para a aplicação correta das regras de concordância em suas comunicações escritas e orais.

  • Flexão de verbos em diferentes tempos verbais
  • Concordância verbal com pronomes pessoais e nomes
  • Criação e correção de frases
  • Análise crítica de textos

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, os alunos serão divididos em duas grandes equipes para promover uma aprendizagem colaborativa. Esta abordagem incentiva a participação ativa de cada estudante, possibilitando que assumam o papel de autores do seu próprio conhecimento através da investigação, discussão e resolução de problemas em equipe. A atividade será conduzida em um ambiente que favorece a interação e o debate, permitindo que os alunos trabalhem juntos na construção de frases criativas e na identificação de erros, o que facilita a assimilação dos conteúdos de maneira mais significativa e duradoura.

  • Divisão da sala em duas equipes
  • Criação de frases empregando verbos no tempo correto
  • Apresentação e correção coletiva das frases
  • Discussão colaborativa para identificação de erros

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, organizadas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos de concordância verbal e temporal serão revisados, e as equipes serão formadas e instruídas sobre a atividade. Na segunda aula, será dada continuidade à criação, apresentação e correção das frases, seguida de um debate sobre os erros mais comuns e formas de evitá-los.

  • Aula 1: Revisão de concordância verbal e preparação para a atividade
  • Aula 2: Execução da atividade e discussão sobre erros e correções

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, criatividade e acurácia na uso dos tempos verbais. Serão consideradas tanto as contribuições individuais quanto as colaborativas. A correção das frases e a participação na identificação e discussão dos erros serão parte integral da avaliação, garantindo que os alunos não só compreendam a teoria, mas também sejam capazes de aplicá-la praticamente. Exemplos bem-sucedidos de aplicação dos tempos verbais e a capacidade de identificar e corrigir erros de concordância de maneira construtiva serão especialmente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um quadro branco ou quadro negro para a apresentação das frases e discussão dos erros. Cartões ou tiras de papel com os verbos em sua forma infinitiva serão distribuídos para as equipes. Adicionalmente, pode-se utilizar projetor ou computador para mostrar exemplos e reforçar conceitos de tempos verbais e concordância. Material de escrita, como canetas e lápis, além de cadernos ou folhas de papel para os alunos anotarem suas frases e observações também são essenciais.

  • Quadro branco ou quadro negro
  • Cartões ou tiras de papel com verbos
  • Projetor ou computador
  • Material de escrita (canetas, lápis)
  • Cadernos ou folhas de papel

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo