Caça-Palavras Silábico

Desenvolvida por: Joice … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estrutura Silábica das Palavras

A atividade 'Caça-Palavras Silábico' é uma forma divertida e interativa de envolver os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na aprendizagem sobre as estruturas silábicas das palavras. Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos irão engajar-se em um caça-palavras onde as palavras estão organizadas por tipos de sílabas tais como CV (Consoante-Vogal), V (Vogal), CVC (Consoante-Vogal-Consoante), entre outras. Após encontrar as palavras, cada aluno irá escolher algumas delas para escrever, destacando a classificação das sílabas. Esta atividade não somente vislumbra o reconhecimento das diferentes estruturas silábicas, mas também enfatiza a importância das vogais em cada sílaba de forma lúdica e participativa, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos pelo estudo da língua.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade abrangem a capacitação dos alunos para ler e escrever corretamente palavras com diferentes estruturas silábicas, reconhecendo a presença de vogais em todas elas. Deseja-se que os alunos desenvolvam habilidades de observação, análise e classificação das palavras conforme suas estruturas silábicas, fomentando a compreensão sobre como as sílabas são formadas e a relação fonética entre elas. Além disso, pretende-se que os estudantes aprimorem suas capacidades de escrita e vocabulário, através de uma atividade que estimula o raciocínio, a colaboração entre pares e a aprendizagem ativa.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através do reconhecimento de diferentes estruturas silábicas.
  • Estimular o raciocínio lógico e a capacidade de análise na classificação de palavras.
  • Promover a compreensão sobre a importância das vogais na formação das sílabas.
  • Incentivar a aprendizagem colaborativa e a interação entre os alunos.
  • Expandir o vocabulário através do contato com uma diversidade de palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP02: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Conteúdo Programático

A atividade se foca no estudo das estruturas silábicas das palavras, uma base essencial para o desenvolvimento da fluência leitora e da habilidade de escrita nos alunos do Ensino Fundamental. Por meio de uma abordagem lúdica, será possível explorar as diferentes combinações de vogais e consoantes em palavras, destacando a presença e importância das vogais em cada sílaba.

  • Identificação de sílabas em palavras.
  • Classificação de palavra conforme estrutura silábica (CV, V, CVC, etc.).
  • Importância das vogais na formação das sílabas.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade incentiva os alunos a serem os principais agentes de sua aprendizagem. Eles irão engajar-se diretamente na busca por palavras dentro do caça-palavras, fazendo uso de sua observação e raciocínio para identificar e classificar as palavras conforme as estruturas silábicas. Em seguida, numa atividade de escrita, aplicarão o conhecimento adquirido para destacar as sílabas nas palavras escolhidas, promovendo assim uma aprendizagem significativa e conectada à prática.

  • Caça-palavras especial com organização por tipos de sílabas.
  • Análise e classificação de palavras encontradas.
  • Atividade de escrita para aplicação da classificação de sílabas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito das estruturas silábicas das palavras e iniciarão o caça-palavras. Na segunda aula, após a finalização do caça-palavras, realizarão a atividade de escrita das palavras escolhidas, enfocando a classificação das sílabas.

  • Aula 1: Introdução aos tipos de sílabas e início do caça-palavras.
  • Aula 2: Conclusão do caça-palavras e atividade de escrita.

Avaliação

A avaliação será realizada por meio da observação da participação ativa dos alunos durante a atividade, sua capacidade de interpretar as instruções corretamente, além da acurácia na identificação e classificação das palavras segundo suas estruturas silábicas. Será também considerada a habilidade dos alunos em destacar as sílabas nas palavras escolhidas de acordo com as classificações aprendidas. Exemplos de palavras corretamente classificadas e escritas serão utilizados como referência para avaliar o entendimento e a aplicação dos conceitos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem caça-palavras impressos diferenciados para cada tipo de estrutura silábica, lápis, borrachas, e folhas adicionais para a atividade de escrita. Será importante também o uso de quadro e marcadores para a discussão coletiva sobre as estruturas silábicas e a correção das atividades.

  • Caça-palavras impressos por tipo de estrutura silábica.
  • Lápis e borracha.
  • Folhas de papel para escrita.
  • Quadro e marcadores.

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