Dicionário Vivo

Desenvolvida por: Eulina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Variações Linguísticas

A atividade 'Dicionário Vivo' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática e imersiva no universo das palavras e suas variações linguísticas. Por meio desta atividade, os estudantes serão divididos em pequenos grupos e cada um terá a tarefa de pesquisar regionalismos, gírias e outras variações linguísticas de palavras específicas, além de identificar substantivos, gêneros e encontros consonantais presentes nas palavras investigadas. Após um período de pesquisa, que pode incluir o uso de dicionários, entrevistas com falantes de diferentes regiões e consulta a recursos online, cada grupo preparará uma apresentação para compartilhar suas descobertas com a classe, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Esta atividade não apenas reforça a competência de oralidade e análise linguística entre os alunos, mas também promove o respeito e a valorização da diversidade cultural e linguística presente na língua portuguesa.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos dessa atividade incluem o desenvolvimento das habilidades de pesquisa, análise linguística e apresentação oral para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Ao envolverem-se com o projeto 'Dicionário Vivo', os estudantes aprenderão a identificar variações linguísticas, a observar as diferenças e semelhanças entre o uso das palavras em diversos contextos regionais e sociais, além de compreender a importância da diversidade cultural e linguística. Através dessa experiência prática, espera-se que os alunos aprimorem sua capacidade de trabalhar em grupo, desenvolvam habilidades de comunicação e abram suas mentes para as inúmeras possibilidades que a língua portuguesa oferece.

  • Pesquisar e identificar variações linguísticas de palavras selecionadas.
  • Identificar e classificar substantivos e gêneros nas palavras estudadas.
  • Reconhecer encontros consonantais em contextos variados.
  • Desenvolver habilidades de apresentação oral e trabalho em equipe.
  • Promover a valorização da diversidade linguística e cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF02LP24: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para a atividade 'Dicionário Vivo' abrange conceitos fundamentais na área de língua portuguesa e linguística, tais como diversidade linguística, regionalismos, gírias, substantivos e seus gêneros, bem como encontros consonantais. Através da pesquisa e apresentação de variações linguísticas, os alunos terão a oportunidade de explorar a riqueza da língua portuguesa sob diferentes perspectivas regionais e sociais, promovendo um entendimento mais amplo e aprofundado sobre a linguagem e sua importância na expressão cultural.

  • Diversidade linguística e cultural na língua portuguesa
  • Regionalismos e gírias
  • Identificação de substantivos e gêneros
  • Reconhecimento de encontros consonantais
  • Técnicas de pesquisa e apresentação

Metodologia

Para a realização da atividade 'Dicionário Vivo', adotaremos metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar palavras específicas, suas variações e características linguísticas. Após a fase de pesquisa, os grupos organizarão pequenas apresentações, onde compartilharão suas descobertas com a turma. A Roda de Debate será utilizada após as apresentações para promover a reflexão coletiva e o compartilhamento de aprendizados. Este enfoque metodológico visa favorecer uma imersão profunda no conteúdo estudado, fomentando a colaboração, a interação e o engajamento ativo dos estudantes no processo de aprendizagem.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Dicionário Vivo' está planejada para ser executada ao longo de 4 aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 4 horas. Esta distribuição permite uma abordagem aprofundada de cada etapa do projeto, desde a pesquisa inicial até a apresentação final e debate.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa sobre variações linguísticas e preparação da apresentação
  • Aula 3: Finalização das apresentações e ensaio dos grupos
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação dos alunos na atividade 'Dicionário Vivo' será baseada em critérios como engajamento no processo de pesquisa, qualidade e criatividade nas apresentações, capacidade de trabalhar em equipe, e contribuição para os debates. Serão considerados também o entendimento demonstrado sobre as variações linguísticas apresentadas e a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos de forma criativa. Feedback construtivo será fornecido após as apresentações, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades de comunicação, pesquisa e análise linguística dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Dicionário Vivo', serão necessários diversos recursos, incluindo dicionários físicos e online, acesso à internet para pesquisa, material para confecção de cartazes ou apresentações digitais, além de espaços adequados para as apresentações e debates. Tais recursos são fundamentais para apoiar a pesquisa dos alunos, permitir a expressão criativa e facilitar a comunicação e o compartilhamento de informações.

  • Dicionários físicos e online
  • Acesso à internet
  • Material para confecção de cartazes
  • Espaços adequados para apresentações
  • Equipamento de som para as apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo