Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de vivenciar o papel de repórteres por um dia, aplicando habilidades de comunicação e expressão oral. A sala será dividida em equipes de jornalismo, cada qual responsável por 'cobrir' um evento fictício da escola, como uma feira de ciências, um torneio esportivo ou uma apresentação de teatro. Antes da cobertura, os estudantes precisarão pesquisar sobre o tema e elaborar perguntas pertinentes. Em seguida, simularão entrevistas, coletando e comunicando informações como verdadeiros repórteres. Durante as entrevistas, os alunos deverão focar em expressar-se com clareza, utilizar um tom de voz audível e empregar boa articulação. Essas entrevistas serão apresentadas à classe, permitindo que os alunos pratiquem e recebam feedback sobre suas habilidades de comunicação.
O objetivo dessa atividade é desenvolver competências essenciais ligadas à expressão oral, como a clareza na comunicação, adequação do tom de voz e melhoria da articulação. Os estudantes aprenderão a formular e fazer perguntas de forma precisa, bem como a coletar, sintetizar e comunicar informações eficazmente. Esta experiência prática visa também aprimorar a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de pesquisar sobre assuntos diversos.
O conteúdo programático desta atividade abrange competências de linguagem oral e escrita, pesquisa, análise de informações e técnicas jornalísticas básicas. Pretende-se que os alunos compreendam o papel do repórter e desenvolvam habilidades essenciais para a realização de entrevistas, tais como a elaboração de perguntas pertinentes, a escuta ativa e a síntese de informações.
Adotando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão previamente instruídos a pesquisar sobre os eventos que irão cobrir, bem como sobre o papel de um repórter. Em sala de aula, ocorrerá a divisão das equipes e a simulação das entrevistas, promovendo um ambiente prático e participativo. Os alunos serão incentivados a discutir suas descobertas e a elaborar perguntas em grupo, estimulando a colaboração e o pensamento crítico.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, iniciando com uma breve introdução sobre o papel do repórter e as técnicas de entrevista. Serão destinados 15 minutos para a formação das equipes e planejamento das entrevistas, seguidos de 30 minutos para a realização e gravação das entrevistas. Os últimos 15 minutos serão dedicados à apresentação das entrevistas e ao feedback da turma.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na qualidade das perguntas elaboradas, na clareza e articulação durante as entrevistas e na capacidade de trabalhar em equipe. Será dada atenção especial à expressão oral, ao uso do tom de voz adequado e à habilidade de sintetizar e comunicar informações de maneira eficaz. Feedback construtivo será oferecido após as apresentações, focando em pontos positivos e áreas para melhoria.
Os recursos necessários incluem acesso à internet e a computadores para a pesquisa prévia, papel e caneta para anotações durante o planejamento das entrevistas, um gravador de voz ou smartphone para a gravação das entrevistas e um projetor para a apresentação das entrevistas à classe.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula