Repórter por um Dia

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e Expressão Oral

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de vivenciar o papel de repórteres por um dia, aplicando habilidades de comunicação e expressão oral. A sala será dividida em equipes de jornalismo, cada qual responsável por 'cobrir' um evento fictício da escola, como uma feira de ciências, um torneio esportivo ou uma apresentação de teatro. Antes da cobertura, os estudantes precisarão pesquisar sobre o tema e elaborar perguntas pertinentes. Em seguida, simularão entrevistas, coletando e comunicando informações como verdadeiros repórteres. Durante as entrevistas, os alunos deverão focar em expressar-se com clareza, utilizar um tom de voz audível e empregar boa articulação. Essas entrevistas serão apresentadas à classe, permitindo que os alunos pratiquem e recebam feedback sobre suas habilidades de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é desenvolver competências essenciais ligadas à expressão oral, como a clareza na comunicação, adequação do tom de voz e melhoria da articulação. Os estudantes aprenderão a formular e fazer perguntas de forma precisa, bem como a coletar, sintetizar e comunicar informações eficazmente. Esta experiência prática visa também aprimorar a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de pesquisar sobre assuntos diversos.

  • Desenvolver habilidades de expressão oral.
  • Praticar a comunicação clara e eficaz.
  • Aprimorar a pesquisa e formulação de perguntas.
  • Simular a coleta e comunicação de informações como repórter.
  • Fomentar o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange competências de linguagem oral e escrita, pesquisa, análise de informações e técnicas jornalísticas básicas. Pretende-se que os alunos compreendam o papel do repórter e desenvolvam habilidades essenciais para a realização de entrevistas, tais como a elaboração de perguntas pertinentes, a escuta ativa e a síntese de informações.

  • Técnicas de entrevista e coleta de informações.
  • Elaboração e formulação de perguntas.
  • Expressão oral e articulação.
  • Uso adequado do tom de voz.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão previamente instruídos a pesquisar sobre os eventos que irão cobrir, bem como sobre o papel de um repórter. Em sala de aula, ocorrerá a divisão das equipes e a simulação das entrevistas, promovendo um ambiente prático e participativo. Os alunos serão incentivados a discutir suas descobertas e a elaborar perguntas em grupo, estimulando a colaboração e o pensamento crítico.

  • Pesquisa individual prévia sobre o tema da entrevista.
  • Formação de equipes de jornalismo para cobertura de eventos fictícios.
  • Elaboração coletiva de perguntas para as entrevistas.
  • Simulação de entrevistas e coleta de informações.
  • Apresentação das entrevistas para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, iniciando com uma breve introdução sobre o papel do repórter e as técnicas de entrevista. Serão destinados 15 minutos para a formação das equipes e planejamento das entrevistas, seguidos de 30 minutos para a realização e gravação das entrevistas. Os últimos 15 minutos serão dedicados à apresentação das entrevistas e ao feedback da turma.

  • Aula 1 da atividade: Introdução, planejamento, execução das entrevistas e apresentação.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na qualidade das perguntas elaboradas, na clareza e articulação durante as entrevistas e na capacidade de trabalhar em equipe. Será dada atenção especial à expressão oral, ao uso do tom de voz adequado e à habilidade de sintetizar e comunicar informações de maneira eficaz. Feedback construtivo será oferecido após as apresentações, focando em pontos positivos e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso à internet e a computadores para a pesquisa prévia, papel e caneta para anotações durante o planejamento das entrevistas, um gravador de voz ou smartphone para a gravação das entrevistas e um projetor para a apresentação das entrevistas à classe.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Papel e caneta para anotações.
  • Gravador de voz ou smartphone.
  • Projetor.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo