Maratona do Corpo Humano

Desenvolvida por: Osni Z… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Anatomia e Fisiologia Humana

A Maratona do Corpo Humano é uma atividade pedagógica inovadora destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, que tem por objetivo proporcionar um aprendizado dinâmico e integrado sobre os sistemas do corpo humano (circulatório, respiratório, muscular, etc.) através de uma abordagem prática e interativa. Divididos em equipes, os alunos percorrerão diferentes estações, cada uma representando um sistema do corpo humano. Em cada estação, eles serão desafiados a realizar uma atividade física específica que simula ou exemplifica a função do sistema em questão, como exercícios de respiração profunda para o sistema respiratório ou flexões para o sistema muscular. Após a atividade física, cada equipe participará de um quiz rápido, formulado com perguntas sobre a anatomia e fisiologia do sistema abordado na estação. A combinação de exercícios práticos com questionários de revisão visa reforçar o entendimento dos alunos sobre como as atividades físicas impactam os diversos sistemas do corpo humano, promovendo uma compreensão mais profunda e significativa da matéria. Esta metodologia ativa, denominada Aprendizagem Baseada em Jogos, facilita a memorização dos conteúdos e estimula o engajamento e a cooperação entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o entendimento integrado dos sistemas do corpo humano, explorando a relação entre a atividade física e a fisiologia. Os alunos desenvolverão habilidades de trabalho em equipe, enquanto participam de tarefas práticas que exigem cooperação e comunicação eficaz. Através dos quizzes que se seguem às atividades físicas, espera-se que os alunos reforcem seu conhecimento sobre a anatomia e fisiologia dos sistemas abordados, aprimorando sua capacidade de associação entre a teoria e a prática. Fomentar a curiosidade científica e promover a educação física como uma ferramenta de aprendizagem interdisciplinar também são objetivos chave desta atividade.

  • Integrar conhecimento teórico-anatômico com aplicações práticas e físicas.
  • Promover habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Reforçar o entendimento sobre a anatomia e fisiologia dos sistemas do corpo humano.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e aplicação do conhecimento em contextos práticos.
  • Estimular o interesse e a curiosidade dos alunos pela ciência e pela educação física.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI01: Descrever práticas de cuidado com o próprio corpo e com o outro e compreender a autonomia e a liberdade que todas as pessoas devem ter sobre o próprio corpo.
  • EF01CI02: Identificar e selecionar fontes de informações confiáveis para responder a questões sobre o mundo natural, tecnológico e digital.
  • EF01CI03: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
  • EF02CI05: Explicar a importância do consumo de água para a vida e a saúde do corpo, e desenvolver ações para sua preservação e uso consciente.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, abordaremos os sistemas circulatório, respiratório, muscular, entre outros, explorando seus componentes e funções principais. Será dada especial atenção às formas como a atividade física pode influenciar a eficácia e a saúde desses sistemas. Os alunos aprenderão sobre a importância do exercício para a manutenção da saúde e do bem-estar, assim como sobre as respostas do corpo humano a diferentes tipos de estímulo físico.

  • Sistemas do corpo humano: circulatório, respiratório, muscular.
  • Relação entre exercício físico e saúde dos sistemas.
  • Anatomia básica dos sistemas abordados.
  • Fisiologia da resposta do corpo ao exercício.

Metodologia

A metodologia empregada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, focando em atividades práticas e interativas. Os alunos serão divididos em grupos e passarão pelas 'estações', cada uma dedicada a um sistema do corpo humano. Nessas estações, realizarão exercícios físicos seguidos de quizzes. Esta abordagem permite que o aluno vivencie o conteúdo de maneira prática, facilitando a assimilação do conhecimento e promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.

  • Dinâmicas de grupo para promover a aprendizagem colaborativa.
  • Atividades físicas contextualizadas em conteúdo teórico.
  • Quizzes interativos como ferramenta de revisão e fixação do conhecimento.
  • Utilização de materiais de apoio didático para os exercícios e quizzes.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 1 hora, dividida em duas partes de 30 minutos cada. Iniciaremos com uma breve introdução aos objetivos e dinâmica da atividade, seguido pelo deslocamento dos alunos pelas estações, onde passarão aproximadamente 10 minutos em cada. Concluiremos com uma discussão em grupo sobre as aprendizagens e experiências.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da Maratona do Corpo Humano.
  • Aula 2: Continuação da maratona e discussão em grupo sobre as experiências e aprendizados.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, engajamento e colaboração dos alunos durante a atividade. A correção dos quizzes proporcionará um feedback instantâneo, permitindo ajustes em tempo real na compreensão dos conceitos. Será valorizada a capacidade de trabalhar em equipe, assim como a aplicação prática do conhecimento teórico. Exemplos de perguntas do quiz e a participação nos exercícios físicos serão considerados para avaliar o entendimento individual e coletivo dos alunos sobre os sistemas do corpo humano.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos variados para enriquecer a experiência de aprendizagem, incluindo materiais didáticos específicos para os exercícios em cada estação, quizzes preparados pelo professor, e recursos visuais, como imagens e diagramas dos sistemas do corpo humano, para facilitar o entendimento. A utilização de espaços adequados para a realização dos exercícios físicos também será fundamental.

  • Material impresso com informações e imagens dos sistemas do corpo humano.
  • Quiz impresso ou digital para cada estação.
  • Equipamentos para exercícios simples (cordas, colchonetes, pesos leves).
  • Espaço adequado para a realização das atividades físicas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo