MemeTeca: Biblioteca de Memes

Desenvolvida por: Tamiri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Linguagem digital e multissemiótica

Na atividade MemeTeca: Biblioteca de Memes, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para criar uma coleção diversificada de memes que combinem humor, ironia e crítica, refletindo temas da atualidade ou conteúdos abordados em sala. Esta tarefa incentiva a exploração criativa de recursos linguísticos e iconográficos, destacando a importância da escolha precisa de imagens e textos para gerar os efeitos desejados. Após a construção da 'MemeTeca', cada grupo realizará uma apresentação para discutir as escolhas criativas por trás de seus memes, abrindo espaço para interpretações multifacetadas dos colegas. Este processo não apenas fortalece a compreensão dos alunos sobre as nuances da comunicação digital mas também promove habilidades críticas ao analisar como a linguagem pode ser empregada para transmitir humor e comentário social.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, objetiva-se estimular a capacidade crítica e criativa dos alunos ao analisar e criar memes, um formato de comunicação amplamente popular na cultura digital. Ao desvendar os mecanismos linguísticos e iconográficos que compõem o humor e a crítica em memes, os estudantes aprimoram suas habilidades de leitura e produção textual, engajando-se ativamente com formas contemporâneas de discurso. Além disso, promove-se o desenvolvimento da fluência digital, essencial na sociedade atual, e a habilidade de trabalhar em equipe, colaborando para a construção coletiva de conhecimento.

  • Analisar criticamente memes como forma de comunicação e crítica social
  • Criar memes aplicando conhecimentos linguísticos e visuais
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração
  • Desenvolver habilidades de apresentação e argumentação
  • Estimular a capacidade de inferência e interpretação de textos multissemióticos

Conteúdo Programático

Este plano de aula insere-se no estudo da comunicação digital e do papel dos memes como ferramentas de expressão cultural e política. Por meio da atividade prática 'MemeTeca', os alunos explorarão conceitos de linguagem multissemiótica, ironia, humor e crítica social, além de desenvolverem conhecimento prático sobre criação de conteúdo digital. Esse conteúdo programático é vital para entender as novas formas de comunicação e expressão na era digital, capacitando os alunos com ferramentas críticas e criativas relevantes para a sociedade contemporânea.

  • Linguagem e comunicação digital
  • Conceitos de humor, ironia e crítica em memes
  • Recursos linguísticos e iconográficos em textos multissemióticos
  • Trabalho em equipe e colaboração para criação de conteúdo
  • Análise e criação de conteúdo digital

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa' para engajar os alunos de forma prática na criação da 'MemeTeca'. Esse método incentiva a aprendizagem por descoberta, onde os alunos assumem o papel principal no seu processo educacional. As atividades serão realizadas em grupo, promovendo a colaboração e a troca de ideias, essenciais para estimular a criatividade e o pensamento crítico. As apresentações das 'MemeTecas' servirão como ponto de partida para debates em classe, permitindo um aprofundamento nas análises e interpretações dos trabalhos produzidos.

  • Divisão da turma em grupos
  • Pesquisa e criação de memes sobre temas propostos
  • Apresentação dos memes criados pelos grupos
  • Discussão coletiva sobre as interpretações e significados dos memes
  • Reflexão sobre o processo criativo e os aprendizados da atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução teórica sobre memes e seu papel na comunicação digital, os alunos serão divididos em grupos para iniciar a pesquisa e criação dos memes. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas criações e realizarão as apresentações, seguidas de discussões e reflexões finais sobre os trabalhos produzidos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início do trabalho em grupo
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos trabalhos, discussão e reflexão

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como criatividade, aplicação correta dos conceitos linguísticos e iconográficos estudados, qualidade e clareza na apresentação e explicação dos memes, além da participação ativa nas discussões. Será dada atenção especial à capacidade de trabalhar em equipe e à contribuição de cada aluno para o projeto do grupo. Exemplos de desempenho satisfatório incluem a criação de memes que demonstrem uma compreensão profunda dos recursos linguísticos e imagéticos para evocar humor e crítica, bem como uma participação engajada nas discussões em sala de aula.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet, computadores ou tablets, e programas de edição de imagem ou plataformas online de criação de memes. Além disso, materiais de apoio como artigos, vídeos e exemplos de memes relevantes serão disponibilizados para inspirar os alunos e fornecer um contexto mais amplo sobre o uso de humor e crítica na comunicação digital.

  • Acesso à Internet
  • Computadores ou tablets
  • Programas ou plataformas online de criação de memes
  • Materiais de apoio (artigos, vídeos, exemplos de memes)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo